Posted on maio 14, 2020
by Ciranda
0 Comments
A nova Base Nacional Comum Curricular garante direitos ao aprendizado de crianças entre 0 a 6 anos; saiba quais são eles
Em 2020, as escolas passaram a utilizar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas com os alunos de todas as escolas brasileiras.
Ela veio para nortear os currículos escolares dos estados e municípios, uma medida já prevista inclusive no artigo 9 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sancionada em 1996.
Esse artigo diz que cabe ao Governo Federal “estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, que nortearão os currículos e seus conteúdos mínimos, de modo a assegurar formação básica comum”
A nova BNCC traz um capítulo específico em relação à Educação Infantil, período em que a aprendizagem merece atenção especial. Até porque a primeira infância é um momento de crescimento notável, com o desenvolvimento do cérebro no auge. Durante esse estágio, as crianças são altamente influenciadas pelo ambiente e pelas pessoas que as cercam.
Leia na íntegra a versão final da BNCC.
Na prática, a BNCC veio também para estabelecer os 6 direitos de aprendizagem na Educação Infantil, de bebês a crianças de 6 anos. Mas, você já sabe quais são eles? Confira abaixo:
Como vimos na listagem dos direitos de aprendizagem infantil, os cuidados e a educação na primeira infância são mais do que a preparação para a escola primária.
Os direitos visam o desenvolvimento holístico das necessidades sociais, emocionais, cognitivas e físicas de uma criança, a fim de construir uma base sólida e ampla para a aprendizagem e o bem-estar ao longo da vida.
E como o projeto pedagógico da Ciranda de Livro pode contribuir para os 6 direitos de aprendizagem infantil? Saiba a seguir:
Dessa maneira, a Ciranda de Livro se encaixa perfeitamente em cada um dos 6 direitos de aprendizagem infantil assegurados pela nova BNCC. Inclusive, esses direitos foram delimitados em função de 5 campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Num desses campos, o da “escuta, fala, pensamento e imaginação”, o projeto Ciranda de Livro vai ao encontro dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento de crianças pequenas (4 a 6 anos). Isso porque o tópico (EI03EF06) diz exatamente que o objetivo de aprendizagem e desenvolvimento é: Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
Saiba mais sobre os campos de experiências da BNCC e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Além de ser um programa totalmente alinhado à BNCC, a Ciranda de Livro atende igualmente aos 4 pilares da Educação da Unesco: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Inclusive, a Unesco, através da agenda da Educação 2030, pretende garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso ao desenvolvimento na primeira infância, com cuidados e educação pré-escolar de qualidade, para que possam estar prontos para o ensino primário.
Por essa razão, investir na educação primária é um dos melhores investimentos que um país pode fazer para promover o desenvolvimento humano, a igualdade de gênero e a coesão social.