Posted on outubro 14, 2021
by Ciranda
0 Comments
A informação nunca teve tão fácil acesso, mas por que os professores, cada dia mais, se tornam figuras indispensáveis? Confira o olhar Ciranda sobre o tema, em homenagem ao Dia dos Professores 2021
Vivemos em um presente no qual cada vez mais se fala sobre o futuro. Novas informações surgem a todo momento, acompanhadas de tendências e da exigência de rápidas mudanças em todas as profissões. Neste cenário cada vez mais conectado e digital, existe um assunto que não pode deixar de ser discutido na educação: a inovação na pedagogia.
Pois pensar e atualizar as responsabilidades do professor do futuro hoje reflete diretamente na qualidade do ensino no amanhã. Os anos vem e vão, mas esta profissão segue sendo primordial na construção humanizada de nossa sociedade.
Então, aproveitando as celebrações do Dia dos Professores, trouxemos neste conteúdo insights para a reflexão sobre a inovação na pedagogia e as principais características do professor do futuro. Embarque nesta cápsula do tempo e veja como se antecipar às demandas e tendências que estão por vir!
Quando se fala em inovação na pedagogia, primeiramente costuma-se vir à cabeça os recursos digitais que temos disponíveis para aulas. Desde as aulas on-line – que deixaram de ser novidade com a pandemia – até o uso de realidade aumentada, inteligência artificial, lousa interativa, entre outras ferramentas.
Mas este conceito não se limita às tecnologias que temos em mãos, nem mesmo às que estão em desenvolvimento. Ao falar de inovação na pedagogia, deve-se pensar na atualização dos profissionais do presente e em como serão os professores do futuro.
Assim, o assunto abrange discussões sobre o planejamento de aula, habilidades técnicas, capacitação, além de muitos outros fatores que refletem na formação dos indivíduos do amanhã.
E para este Dia dos Professores, propomos uma reflexão: como você está trabalhando a inovação na pedagogia em sua carreira?
O professor Paulo Blikstein, da Universidade de Columbia – EUA, argumentou na mesa “A hora e a vez da tecnologia na educação?”, divulgada pelo portal Extra, que realizar uma aula tradicional por videoconferência no Zoom, por exemplo, “é rodar a velha pedagogia na nova tecnologia”.
A partir disso, ser um professor do futuro não significa apenas dominar o uso das plataformas digitais. Neste sentido, é preciso ir além e se atualizar conforme os novos comportamentos e demandas dos estudantes.
O Dia dos Professores em 2021 terá um “gostinho” especial, não é mesmo? Isso porque este ano marca a retomada das aulas presenciais em muitas instituições de ensino. E então, sabe por que estamos pensando nisso?
Porque só este fato já é uma justificativa sobre a importância do professor do futuro na formação dos estudantes. Não fosse pelo esforço desta classe profissional e a constante busca pela inovação na pedagogia durante a pandemia, muitos indivíduos não teriam dado continuidade aos estudos em suas casas, por exemplo.
Logo, precisamos lembrar que o educador é o mediador na construção do conhecimento. Sendo assim, o professor do futuro, como também o do presente, possibilita aos educandos o trabalho com sistemas compartilhados e automatizados.
Quem fez esta afirmação foi a Ph.D em educação Regina Candida Führ, em artigo publicado pela Revista Educação, cujo conteúdo compartilhamos aqui no blog Ciranda de Livro quando falamos sobre o Professor 5.0.
Nesta ocasião, falamos também no conteúdo do blog sobre os avanços das tecnologias e como isso poderá redefinir as relações humanas.
Desta forma, cabe ao professor do futuro propor atividades com o uso de recursos digitais que desenvolvam o senso crítico, bem como a autonomia, criatividade, e até mesmo a capacidade de resolução de problemas.
Ainda é importante recordar que estas atualizações baseadas na busca pela inovação na pedagogia devem atender às dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, deve-se considerar a Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Comunicação; Conhecimento; Cultura digital; Empatia e cooperação; Pensamento científico, crítico e criativo; Repertório cultural; Responsabilidade e cidadania; Trabalho e projeto de vida.
Você, professor do futuro, sabe mais do que ninguém a importância de atualizar suas habilidades ao atender às novas demandas da educação.
Então, que tal se presentear neste Dia dos Professores com novas competências? Isso porque elas podem elevar a qualidade do seu trabalho no amanhã, já pensou nisso?
Para isso, listamos aqui 4 características que não devem faltar na lista de quem busca a inovação na pedagogia. Elas foram compartilhadas neste conteúdo da Revista Ensino Superior. Segundo especialistas, os professores do futuro devem:
Além das competências listadas acima, temos mais habilidades para reforçar com quem busca se tornar um professor do futuro no presente.
Elas foram compartilhadas aqui no blog da Ciranda de Livro, quando falamos sobre os perfis de professores contemporâneos, e também têm tudo a ver com quem está trabalhando pela inovação na pedagogia. São elas:
1. Inteligência Emocional
2. Criatividade
3. Flexibilidade
4. Autogestão
5. Trabalho em equipe
Estas habilidades fazem parte do seu perfil profissional hoje? Pois deveriam, porque segundo especialistas, estas são as características mais valorizadas no mercado de trabalho, inclusive na educação.
E então, como foi esta “viagem para o futuro” com a leitura do conteúdo da Ciranda de Livro? Esperamos que as informações contribuam com sua evolução!
Antes de nos despedir, agradecemos pela leitura e esperamos que você siga acompanhando nossas publicações. Para que, desta forma, mantenha-se atualizado com as tendências do mundo da educação.
Ah, e claro: desejamos um feliz Dia dos Professores a todos os queridos mestres! Vocês têm toda nossa admiração e apoio.