Posted on novembro 11, 2021
by Ciranda
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Tema em alta, a crise hídrica pode ser trabalhada de maneira interdisciplinar e criativa dentro da escola, estimulando o pensamento crítico e iniciativas efetivas. Saiba como!
Você sabia que o Brasil possui a maior reserva de água doce da Terra? Este número equivale a 12% do total disponível em todo o mundo! Mas, ainda assim, devido a inúmeros fatores, o país enfrenta uma grave crise hídrica.
Este problema pode impactar muitos outros cenários. E então, como você tem trabalhado esta informação em sala de aula? Sim, trazer notícias que estejam relacionadas à realidade dos estudantes é fundamental para a formação crítica dos alunos durante o processo de aprendizagem.
Nós já abordamos este assunto aqui no blog da Ciranda de Livro, quando falamos sobre Educação Midiática, você se lembra?
Logo, trabalhar a crise hídrica em sala de aula contribui com o desenvolvimento da autonomia e interpretação dos estudantes sobre conteúdos atuais. Para que, assim, possam criar lá na frente as suas visões de mundo, bem como valores e propósitos de vida.
Sabe como você pode trabalhar este tema no planejamento pedagógico? Nós podemos te ajudar nisso! Siga com a leitura e acompanhe as dicas que trouxemos para abordar a crise hídrica em sala de aula de forma criativa e dinâmica.
Quem acompanha os noticiários já percebe que a crise hídrica é um tema que será discutido por muitos meses. Pois, segundo matéria do Diário do Comércio, o Brasil está vivendo a maior crise hídrica dos últimos 91 anos.
Esta escassez histórica, como apontado na publicação, começou a dar sinais em maio – período já conhecido pela baixa quantidade de chuvas, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Porém, a situação continuou e agora já impacta gravemente as condições de geração de energia elétrica, colocando o país em alerta sobre o fornecimento de energia, por exemplo. E isso reflete diretamente em outros fatores, como a economia, agricultura, e o consumo em geral.
Existem 1.001 formas de trabalhar os impactos da crise hídrica em sala de aula. São tantas opções, que fica difícil decidir entre elas, não é mesmo?
Então, listamos aqui algumas sugestões que podem contribuir com esta decisão e otimizar seu planejamento pedagógico ao trazer o assunto para dentro da escola. Confira!
Primeiramente, para trabalhar a crise hídrica em sala de aula, os estudantes devem compreender o que é a água e sua importância para o Brasil e a humanidade. Afinal, esta é a mais importante fonte de vida do mundo. Portanto, deve ser ensinada logo no início da aprendizagem.
Para isso, vale a pena trazer para as salas de aula informações sobre sua composição e qual a sua importância.
E para tornar a aula mais interativa, você também pode explicar seus diversos estados físicos de forma prática, criando atividades que mostrem a água em estado líquido, gasoso e sólido.
Neste conteúdo do projeto Brasil das Águas, estão diversas informações que podem contribuir com estas atividades. Que tal, por exemplo, apresentá-las aos alunos e depois criar um quiz, utilizando a metodologia ativa da gamificação?
Agora, é a hora de associar a crise hídrica com a matemática. Para isso, que tal se aprofundar em dados reais sobre a situação? Aqui estão alguns números para serem abordados junto a atividades desta disciplina:
FONTE: Correio Braziliense
Estas são apenas algumas sugestões de dados atuais. É uma ótima oportunidade de unir o tema à aprendizagem dos números decimais, não é mesmo? Portanto, fica a dica para as futuras aulas de matemática.
Outra forma de trazer a crise hídrica para dentro das salas de aula é abordando seus impactos na geração de energia elétrica. Pois a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) explica que 67% da energia gerada no Brasil é proveniente de usinas de fontes hídricas.
E quanto menos água nos reservatórios, mais riscos de desabastecimento elétrico. Você também pode acessar outros dados sobre a geração de energia no Brasil neste conteúdo criado pela Aneel.
Aproveitando, ao abordar este assunto, também é possível trazer informações sobre como o Brasil é referência na geração de energia renovável, utilizando também fontes alternativas à hidráulica, como solar, biomassa e eólica.
E para que esta temática seja trabalhada com os estudantes, desenvolva, por exemplo, atividades com criação de infográficos, cartazes ou até mesmo apresentações em slides, vídeos, entre outros formatos mais tecnológicos. Essa estratégia contribui para que as atividades sejam mais dinâmicas e o plano pedagógico seja mais inovador.
Temos uma informação para compartilhar que pode fazer muita diferença ao abordar a crise hídrica em sala de aula. Além das dicas que trouxemos aqui, você sabia que um temas oferecidos pela Ciranda de Livro é a sustentabilidade?
Então, já imaginou seus alunos se transformando em verdadeiros escritores ao abordar este assunto? Atuar com esta plataforma pedagógica virtual, que une a paixão pela educação à leitura, é uma excelente ideia para trazer temas atuais para a realidade dos estudantes.
E tudo isso acontece de forma lúdica e muito simplificada, com a tecnologia necessária para transformar colégios com muita inovação.
Vale reforçar que a Sustentabilidade, como defende a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), é uma condição de subsistência humana. Portanto, deve ser trabalhada com urgência.
Porque com conscientização e preservação é possível solucionar não só a crise hídrica, como muitos outros problemas ambientais.
E então, vamos trabalhar juntos a sustentabilidade em sala de aula? Quer saber mais? Acesse nosso site: www.cirandadelivro.com.br. Até o próximo conteúdo!