Abordagem investigativa: como estimular seus alunos a desenvolverem um comportamento pesquisador

Com a consagração das metodologias ativas, a abordagem investigativa ganhou ainda mais força. Mas como ajudar os alunos, na prática, a terem um comportamento pesquisador na escola e na vida?

Você não precisa ser um Sherlock Holmes para descobrir como estimular os alunos por meio de atividades baseadas na abordagem investigativa.

Isso porque essa metodologia ativa tem sido bastante usada em sala de aula. Logo, ela é indicada por profissionais que impulsionam a aprendizagem e autonomia dos estudantes, por exemplo.

E para te ajudar a aplicar esse método no dia a dia de ensino, trouxemos tudo o que você precisa saber para transmitir os conteúdos.

Acompanhe nossas dicas, baseadas em orientações de especialistas do setor de educação, e saiba como desenvolver o comportamento pesquisador entre os alunos.

Abordagem investigativa: o que é?

Antes de falarmos sobre a abordagem investigativa, vamos relembrar os benefícios das metodologias ativas para o plano pedagógico?

Isso porque muitos educadores consideraram que o aluno está sempre atento ao que acontece na sala de aula, seja nas atividades presenciais, seja no ensino remoto. Entretanto, hoje muitos especialistas da ciência cognitiva orientam que a experiência do estudante deve ter mais envolvimento.

Para isso, cabe ao professor desenvolver atividades em que o aluno não só participe como também tenha a responsabilidade para a resolução de problemas propostos pelo educador, aprendendo com mais autonomia.

Daí a popularidade das metodologias ativas, que colocam o estudante como “ativo” no processo de ensino por meio de análises, sínteses e avaliação do conteúdo apresentado. Assim, eles são estimulados a construir o próprio conhecimento em vez de somente receber informações de forma passiva.

Atualmente, existem muitas formas de metodologias ativas para trabalhar em sala de aula. Uma delas, por exemplo, é a abordagem investigativa. Nela, os temas propostos tornam-se problemas, e os estudantes, então, são desafiados a buscar a resolução por meio do que aprenderam, colocando em prática o aprendizado.

No trabalho de mestrado “Metodologias ativas nas atividades investigativas em aulas de Biologia”, é citada a definição da abordagem investigativa de Castellar (2016). Ele define essa metodologia ativa como “o ensino por investigação como protagonismo do aluno para a construção do conhecimento”, e que é caracterizada pela prática multifacetada, em que os estudantes são engajados na resolução de problemas.

Quais os comportamentos de um estudante pesquisador?

Saindo da teoria, vamos à prática! Agora, é hora de aplicar a abordagem investigativa em sala de aula. Então, primeiramente, proponha um problema para os estudantes resolverem. Porque, dessa forma, a atividade despertará os comportamentos de um pesquisador para a superação desse desafio. São eles:

  • Questionar: fase de elaboração de perguntas para obter as respostas desejadas;
  • Planejar: estipular qual será o passo a passo nesse caminho em busca do conhecimento;
  • Curiosidade: etapa que atende à pesquisa por informações para essa resolução;
  • Interpretação: momento em que os estudantes avaliam suas informações e como elas são relevantes ou não para alcançarem o objetivo proposto;
  • Defesa: ao final das atividades, os estudantes devem apresentar o que descobriram e explicar o porquê acreditam que essas informações “resolvem” o problema;
  • Discussão: além de apresentarem suas próprias ideias, devem opinar nas atividades dos colegas em grupos de discussão, desde que essa troca de experiência ocorra sempre de forma respeitosa.

Então, um estudante pesquisador deve questionar, planejar, estar engajado em buscar informações, analisar suas descobertas, defendê-las e argumentar com seus colegas.

5 vantagens da abordagem investigativa em sala de aula

Existem inúmeras vantagens ao utilizar a abordagem investigativa em sala de aula. Listamos aqui as principais delas. Confira o que essa metodologia ativa pode trazer para seu planejamento pedagógico!

1. A abordagem investigativa contribui com a habilidade de resolução de problemas dos alunos;

2. Também possibilita que estudantes trabalhem de forma cooperativa;

3. Beneficia a comunicação, uma vez que muitas atividades de abordagem investigativa necessitam de interação com outras pessoas;

4. Ainda contribui com o desenvolvimento das capacidades de organização dos estudantes, que devem planejar suas ações em busca do conhecimento;

5. Completando, a abordagem investigativa possibilita uma maior compreensão dos estudantes sobre os temas de estudo que foram propostos.

Vale ressaltar que esses comportamentos pesquisadores que baseiam as atividades de abordagem investigativa contribuem também com a formação cidadã dos estudantes.

Isso porque, uma vez que os ensina a aprender caminhos para resolver desafios da sociedade, ainda atende ao objetivo da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) . Logo, essa é uma forma de tornar os estudantes cidadãos críticos e participativos.

Mais dicas para aplicar a abordagem investigativa em sala de aula

A Redeneuro, Rede de Estudos em Neuroeducação, reuniu orientações de especialistas que podem contribuir com a realização de atividades baseadas na aprendizagem investigativa em sala de aula. Confira!

  • Compartilhe observações sobre o problema proposto e o que será investigado, e considere o contexto social dos estudantes ao propor a atividade;
  • Em seguida, pense em questões que impulsionem as investigações de acordo com seu cronograma de aula, pois isso contribui com o planejamento das etapas dessa atividade;
  • Então, durante as pesquisas, lembre os estudantes que eles devem questionar “o qual”, “o quê” e o “como” vão superar esse desafio investigativo;
  • Também aponte caminhos possíveis para os estudantes realizarem a pesquisa em fontes confiáveis, como sites, livros, ou pessoas que possam atendê-los. Nesse sentido, ainda é possível trabalhar a educação midiática entre as estratégias de ensino;
  • Continuando, utilize ferramentas para análise e interpretação das informações, incluindo dispositivos digitais;
  • Logo, ao final das investigações, organize a apresentação dos resultados. Aqui, é possível realizar uma feira de ciências, por exemplo, ou exibições nas áreas comuns, e ainda apresentações dos grupos.

Concluindo, a abordagem investigativa é uma excelente opção para professores apresentarem um conteúdo e explorarem temas diversos em profundidade. Dessa forma, docentes e estudantes criam juntos novas possibilidades de aprendizagem; também despertam a autonomia na busca por uma solução. E, ainda, engajam a reflexão sobre assuntos que estão presentes na sociedade.

Então, acompanhe o blog da Ciranda de Livro e aprenda mais dicas que transformam o dia a dia da sua escola.

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