Posted on maio 24, 2022
by Ciranda
0 Comments
Novas tecnologias, diversidade e os desafios comportamentais marcam os debates da Bett Brasil Educar 2022; maior evento do setor contou também com a participação da Ciranda de Livro pela primeira vez
Está por dentro dos principais temas discutidos na Bett Brasil Educar 2022? É que entre os últimos dias 10 e 13 de maio, o evento, que é considerado o maior sobre educação e tecnologia na América Latina, trouxe diversos insights sobre o tema “Cocriando a Educação do Futuro”.
E a Ciranda de Livro acompanhou tudo de perto! Isso porque estreamos na Bett Brasil Educar 2022 e aproveitamos a oportunidade para trazer a você os pontos altos desse grande encontro da pedagogia.
Sendo assim, durante nossa participação na Bett Brasil Educar 2022, conferimos palestras com profissionais renomados do setor. Pudemos participar do compartilhamento de suas experiências a respeito da aprendizagem, e o que precisa ser feito nesse momento de retomada das atividades para recuperação dos prejuízos da pandemia.
Além disso, eles também falaram sobre tendências e inovações que contribuem com o dia a dia dos professores. E para completar, apresentamos na Bett Brasil Educar 2022 todos os benefícios da Ciranda de Livro, que desde 2019 já proporcionou a transformação de cerca de 50 mil estudantes em autores de seus próprios livros. Então, confira os pontos altos da Bett Brasil Educar 2022!
Para começar, diversos pontos sobre a relação das escolas e os professores foram discutidos durante a Bett Brasil Educar 2022. Entre os destaques que trouxemos está, por exemplo, o painel “Diálogo e empatia – como estão as relações na escola?”. Ele foi realizado no primeiro dia do evento.
Na ocasião, a palestrante Sandra Tudisco, que é psicóloga e assistente social, falou sobre a importância dos diálogos socioemocionais entre os profissionais da educação, estudantes e seus familiares nesse momento de retomada das atividades presenciais.
Portanto, segundo a especialista, saber escutar e trabalhar com empatia são pontos-chave nessa troca, ainda que ocorram ocasiões de divergência de opiniões. Quer saber mais sobre isso? Então, confira os conteúdos do Blog da Ciranda de Livro sobre formação e o cuidado com os professores no ensino híbrido e sobre como motivar os professores no novo normal.
Completando, outro momento de destaque da Bett Educar 2022, também realizado no primeiro dia do evento, foi a discussão sobre equidade na educação e valorização das carreiras dos professores, liderada por Claudia Costin. Ela ministrou o painel “Agenda 2030 para a Educação”.
Logo, ela refletiu sobre a formação dos docentes, um tema que já adiantamos no Blog da Ciranda de livro. Sendo assim, vale a indicação de conteúdos que publicamos relacionados, como o texto sobre formas de proporcionar uma melhor formação continuada para os professores em 2022.
Continuando nossa seleção, diversos painéis da Bett Brasil Educar 2022 tiveram como foco a diversidade, bem como a importância da inclusão entre os estudantes.
Nesse sentido, a expansão da presença feminina entre os profissionais da educação foi um tema de diversidade abordado, por exemplo, por meio do painel “A Presença e Importância das Mulheres na Educação”, um dos destaques da programação.
Na ocasião, as convidadas falaram sobre a importância das discussões sobre igualdade de gênero no setor. E também trouxeram ao foco a valorização das mulheres – que hoje, segundo o Censo Escolar 2020, representam 82% dos educadores brasileiros, porém ainda ocupam as posições mais baixas nas hierarquias.
Além disso, no painel “Como Desenvolver um Educador Inclusivo”, a socióloga Marta Gil compartilhou reflexões sobre a valorização da diversidade. Na ocasião, ela observou a importância de escutar e impulsionar seus estudantes a superarem diferenças.
Vale lembrar que educação inclusiva é um tema que não deve sair de pauta. Pois, dessa forma, é uma importante ferramenta para transformação da sociedade, conforme destacado na Bett Brasil Educar 2022.
Já existem muitas tecnologias que aplicam a inteligência artificial na educação, e elas foram discutidas durante a Bett Brasil Educar 2022. Afinal, a edição deste ano foi norteada pelo tema “Cocriando a Educação do Futuro”.
Sobre o assunto, a futurista Beia Carvalho definiu a década atual como uma das mais complexas da história mundial, e falou sobre a importância de ensinar aos mais novos sobre fake news e educação midiática.
Falando em tecnologia, um fato inédito na Bett Brasil Educar 2022 foi a participação da Ciranda de Livro no evento. Nossa plataforma, lançada em 2019, ganhou forças no setor durante a pandemia. Isso porque a Ciranda de Livro tem sido um importante suporte para escolas que realizam atividades remotas e buscam alcançar altos resultados de aprendizagem.
E mesmo com a volta ao presencial, a plataforma Ciranda de Livro continuou transformando estudantes em autores de seus próprios livros. Unindo pedagogia e inovação, nossa solução digital para letramento e incentivo à leitura já possibilitou a publicação de mais de 100 mil exemplares criados por estudantes.
Plataforma amiga do professor, robusta, com metodologia eficaz e alta qualidade gráfica. Essas são as palavras que definem a Ciranda de Livro, que esteve pela primeira vez na Bett Brasil Educar 2022.
Junto da equipe pedagógica das escolas, a Ciranda de Livro transforma estudantes em autores de seus próprios livros. E para isso, utiliza muitos processos automatizados. Dessa forma, agrega tecnologia e agilidade para as atividades pedagógicas. Além disso, incentiva à produção literária, desde o ensino infantil ao médio.
E concluindo os projetos, a Ciranda de Livro pode contribuir com a realização dos eventos de autógrafo com os estudantes. Esse é um momento de reconhecimento do trabalho realizado junto da família, sendo muito importante para todos os envolvidos. Logo, essa tecnologia educacional baseada em metodologias ativas permite aos estudantes escreverem, ilustrarem e publicarem seus próprios livros. E isso é ideal para escolas que desejam diversificar as atividades.
“Investimos massivamente em tecnologia para melhorar e automatizar processos, mas também em capital humano, porque entendemos que o sucesso do programa está diretamente ligado ao engajamento do professor e ao atendimento que damos a ele. Essa combinação de esforços resulta em publicações excepcionais, verdadeiras obras de arte dos alunos”, diz Ramin Shams, CEO do Grupo School Picture e criador da Ciranda de Livro – um apaixonado por artes e literatura, além de grande entusiasta do setor gráfico.
Para completar, se você deseja conhecer mais sobre a Ciranda de Livro, acesse nosso site aqui.