Jornalismo na escola: tudo o que você precisa saber sobre o assunto (com direito a e-book)

Criado pela Revista Qualé, o e-book Introdução ao Jornalismo para Educadores traz um bê-á-bá sobre o tema não só como adequação à BNCC ou combate às fake news, mas também como ferramenta de transformação na educação

Notícia é coisa de criança? Pode ser, sim! Afinal, trabalhar o jornalismo na escola é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e até mesmo da interpretação dos estudantes sobre as diversas informações que eles recebem hoje em dia.

Mas você sabe como abordar essa temática no colégio? A boa notícia é que vamos te ajudar nisso! E nessa jornada, contamos com a colaboração da Revista Qualé, que lançou o e-book gratuito Introdução ao Jornalismo para Educadores.

O conteúdo traz dicas de como usar a publicação e trabalhar o jornalismo na escola. Dessa forma, torna-se um importante aliado de professores que desejam abordar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e ainda combater às fake news por meio da educação midiática.

Saiba como trabalhar o jornalismo na escola com a Revista Qualé

Para começar, queremos te apresentar a Revista Qualé, parceira da Ciranda de Livro que busca trabalhar o jornalismo na escola de uma forma bastante produtiva.

A Qualé é uma revista de jornalismo feita para crianças que querem saber de tudo. Contamos com visual atraente e conteúdo adequado para a faixa etária. A Qualé surgiu em 2020, com o objetivo de ajudar os professores a desenvolverem diversas habilidades previstas na BNCC”, conta a jornalista Maria Clara Cabral, co-fundadora e diretora-editoral da publicação, em entrevista ao Blog da Ciranda de Livro.

E-book gratuito Introdução ao jornalismo para educadores

Em seus conteúdos, como no e-book Introdução ao Jornalismo para Educadores, a Revista Qualé abrange, por exemplo, a importância da educação midiática, apresentando caminhos para que o jornalismo na escola seja trabalhado por meio da leitura crítica, argumentação com base em fatos e dados confiáveis, respeito a opiniões divergentes e pela aprendizagem baseada na investigação.

Segundo a jornalista, o e-book surgiu a partir de uma percepção de que cada vez mais educadores estão em busca de materiais que tratem de conceitos básicos do jornalismo. “A ideia é que ajude os professores, em especial do ensino fundamental 1, a entenderem os elementos-chaves do jornalismo, de seus métodos, elementos textuais e gêneros, entre outros pontos”, conta. E isso é feito sempre de uma forma didática, como tem sido o estilo da Qualé. “Ah, a discussão sobre as fake news não poderia ficar de fora!”, completa a jornalista.

Além disso, o material explora tanto a importância da leitura e compreensão de conteúdos jornalísticos como também a autonomia dos estudantes na interpretação de informações, o reconhecimento da função de mapas, gráficos e tabelas, e ainda a importância da leitura e compreensão de textos de divulgação científica para crianças.

O e-book está disponível para download gratuito no site da Revista Qualé. Basta clicar e garantir o seu!

Por que abordar o jornalismo na escola desde cedo?

Conforme defende a Revista Qualé na divulgação do e-book Introdução ao Jornalismo para Educadores, existem diversos elementos da área jornalística abordados na BNCC, principalmente em língua portuguesa. Entretanto, esse assunto está presente em toda a base de forma multidisciplinar.

Com esse conteúdo, busca-se orientar os professores que desejam trabalhar os gêneros do jornalismo na escola, bem como guiar discussões em sala de aula sobre as diferenças entre notícia e reportagem, o que é lead (parágrafo inicial do texto jornalístico que responde as questões “o que”, “quem”, “quando” e “onde”), ou ainda combater as fake news.

E não para por aí! Para contribuir com as discussões sobre jornalismo na escola, por exemplo, a Revista Qualé está sempre antenada e divulgando outros assuntos da atualidade que contribuem com essa aprendizagem.

Trazemos sempre discussões sobre a agenda 2030, abordando o aluno como protagonista dessa transformação. Queremos instigá-lo a descobrir seu papel no mundo para atingirmos todos os objetivos da ONU”, observa Maria Clara Cabral.

Notícias atuais para trabalhar em sala de aula

Aqui, no blog da Ciranda de Livro, nós também temos o propósito de inserir o jornalismo na escola e contribuir com o desenvolvimento dos estudantes, principalmente das habilidades relacionadas à BNCC.

Recentemente, por exemplo, trouxemos orientações de como trabalhar a guerra na Ucrânia em sala de aula. Isso porque os estudantes também devem ter ciência do que está acontecendo pelo mundo, para desenvolverem seus pensamentos críticos sobre o assunto.

Continuando, listamos também notícias recentes compartilhadas por grandes portais do país sobre assuntos da atualidade:

Da mesma forma, você ainda pode acessar os conteúdos da Revista Qualé, que pode colaborar com a forma como abordará o jornalismo na unidade de ensino.

Checklist para colocar a educação midiática em prática

Você se lembra das dicas que listamos para ajudar professores a trabalharem a educação midiática? Então, vamos resgatar esse conteúdo para contribuir com a forma como você aborda o jornalismo na escola!

  • Para começar, apresente aos alunos as diferenças e características das várias mídias ativas em nossa sociedade. Explique o que é o jornal impresso, revista, rádio, internet, redes sociais, entre outras que impactam o dia a dia.
  • Pense também em oferecer várias opções de mídias que contribuam com os estudos dos assuntos abordados no currículo escolar. Dessa forma, os alunos vão adquirir o conhecimento enquanto desenvolvem o pensamento crítico.
  • Durante essas práticas da educação midiática, estimule os estudantes a questionarem os temas, e traga informações que estão sendo trabalhados em sala de aula.
  • Ensine os alunos a verificarem as informações recebidas. Oriente também a buscarem dados junto a órgãos oficiais e outras fontes. Para que, assim, compreendam a importância de criar a opinião a partir de evidências e fatos.
  • Incentive ainda o “pensar além das entrelinhas”: trabalhe o contexto dos assuntos. Aborde também sua relação com o período em que a informação foi produzida e divulgada. Para completar, mostre como diferentes autores trazem visões diversificadas sobre um mesmo fato.

Por fim, nossa dica é que para que você siga acompanhando os conteúdos do Blog da Ciranda de Livro e, claro da Revista Qualé! O Instagram da Qualé, por exemplo, é outra dica interessante, vale a pena acompanhar. Vamos te ajudar a se manter atualizado sobre as notícias e tendências da educação!

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×