Posted on julho 11, 2022
by Ciranda
0 Comments
Que tal ensinar por meio de podcasts e incentivar os alunos a criarem conteúdos nesse formato? Veja dicas para inserir a atividade na rotina pedagógica e torná-la mais eficiente e prazerosa
Escuta essa: o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo. Você sabia dessa fama dos conteúdos em áudio? Pois é, já são 30 milhões de ouvintes, de acordo com dados levantados pela Statista e Ibope. Por isso, essa ferramenta não deve ficar fora do plano de aula.
Além de se consagrar como uma forma prática e dinâmica para adquirir conhecimento, os podcasts na escola contribuem com professores que querem surpreender os alunos com novas formas de aprendizado.
Então, é hora de “dar o play” nos insights que trouxemos para você se atualizar sobre os podcasts e ficar por dentro dessa nova tendência na educação! São dicas para ouvir, produzir e compartilhar com os alunos.
Os números não mentem: os podcasts já são sucesso entre os brasileiros. Isso porque os conteúdos em áudio são acessados por diversos meios digitais, em qualquer momento e local, no computador ou nos smartphones – e até mesmo nos veículos com aparelhos de som conectados.
Por essa razão, os podcasts em sala de aula podem ser importantes aliados na aprendizagem. Especialistas que estudam o uso da ferramenta na escola indicam que pode ser uma maneira divertida e com bom custo-benefício para entregar informações relevantes aos alunos.
Além disso, os podcasts estão alinhados com a conectividade dos jovens atuais. Afinal, crianças e adolescentes estão a todo momento acessando seus dispositivos digitais; eles sabem usar os serviços de streamings de áudio como ninguém. Isso porque, nessas plataformas, os usuários conseguem acessar conteúdos e músicas de forma dinâmica, gratuita e com muita facilidade.
Outra vantagem do podcast é que se trata de um formato diversificado. É possível indicar aos alunos assuntos relacionados aos temas abordados em sala de aula, como também incentivar a criação do próprio conteúdo.
E o podcast criado na escola não se limita aos programas de entrevista: pode ser uma radionovela, uma contação de histórias, ou outras formas criativas de envolver informações por meio de áudio.
Vale reforçar que essa estratégia contribui com professores que querem trabalhar a educação midiática no colégio. Nós já falamos sobre isso por aqui, você se lembra?
Logo, trabalhar o podcast em sala de aula vai ao encontro do objetivo de expandir a criticidade e ética dos estudantes, conforme defendido nas competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Agora que você entendeu as vantagens de trabalhar com o podcast em sala de aula, vamos à prática!
Se deseja criar um podcast com seus alunos, fique tranquilo, pois esse formato não exige altos investimentos em equipamentos, nem mesmo grande experiência em edição de áudio. Ou seja: você também pode criar o seu podcast na escola! Vamos ao passo a passo:
Antes de começar o seu podcast, é preciso definir o tema e em qual formato será gravado. Também é importante definir o nome do programa e como será a participação de cada pessoa na atividade. Para auxiliar a gravação, crie um roteiro com o conteúdo que deverá ser abordado. Ele não precisa ser seguido à risca, mas será importante para orientar o registro.
Definido o tema, para criar um podcast em sala de aula, você vai precisar de um aparelho com gravador de voz. Atualmente, quase todos os smartphones têm essa função. Caso seja um conteúdo coletivo, com várias participações, você pode realizar uma chamada pelo Skype e gravá-la.
Em seguida, deve buscar um editor de áudio para retirar trechos não desejados dessa gravação. Hoje, já existem diversas opções gratuitas na Google Play e App Store para smartphones, mas você também pode utilizar programas como Audacity e outras opções gratuitas, como as listadas aqui.
O conteúdo ficou pronto? Então, agora é hora de divulgá-lo! Para isso, você pode hospedá-lo nas plataformas disponíveis para esse tipo de conteúdo, como o Spotify, uma das mais famosas. Mas ainda existe a possibilidade de criar um perfil no Soundcloud, ou em outras plataformas listadas aqui.
Que tal indicar alguns podcasts para seus alunos? Com certeza eles já têm alguma afinidade com os serviços de streamings de áudio e podem gostar de ouvir conteúdos relacionados ao que aprenderam em sala de aula.
Separamos alguns dos podcasts mais famosos para estudantes atualizarem seus conhecimentos com informações relevantes. São produções que abordam temas diversos. Confira!
Esse podcast do jornal Folha de S. Paulo traz logo no início do dia as principais notícias do momento.
Já esse podcast integra vários conteúdos sobre biologia; é um excelente aliado para completar o conteúdo apresentado em sala de aula.
Quem disse que física não pode ser aprendida por áudio? Essa é a proposta do podcast Fisicast, que desmistifica o “medo” dessa disciplina científica.
Indicado para quem deseja complementar os conteúdos sobre história do Brasil e geral, incluindo assuntos atuais.
Programa quinzenal que abrange dicas de temas atuais que podem ser abordados na redação do Enem.
Os amantes da matemática vão amar esse programa, que traz diversas dicas e informações sobre o universo das disciplinas exatas.
Que tal falar sobre filosofia de uma forma diferente e mais descontraída na sala de aula? Essa é a proposta desse podcast.
Pasquale Cipro Neto – A Língua Nossa de Cada Dia
Em seu programa, o aclamado professor de língua portuguesa aborda importantes informações sobre o idioma, bem como curiosidades e dicas para aplicação das principais regras.
E, então, gostou das nossas dicas? Esperamos que elas contribuam com a forma como você impulsiona a aprendizagem em sala de aula. Siga acompanhando os conteúdos da Ciranda de Livro para aprimorar o dia a dia escolar.