Posted on julho 26, 2022
by Ciranda
0 Comments
Como uma abordagem mais criativa, com uso de infográficos e materiais visuais ricos, pode ajudar educadores de todas as disciplinas
Atenção: chegaram as dicas de recursos visuais para professores que vão abrilhantar ainda mais as aulas de 2022!
Se você está em busca de mais design para sua abordagem em sala de aula, acaba de encontrar. Trouxemos neste conteúdo diversos conceitos e plataformas que contribuem com a criatividade ao ensinar, em todas as disciplinas.
Afinal, como já falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a tecnologia chegou para ficar nas salas de aula e está entre as tendências da educação em 2022.
Então, continue com a leitura para aprender a usar mais recursos visuais e agregar design às atividades escolares.
Em entrevista à Revista Educação, a historiadora e mestre em design Ana Paula Gaspar, falou sobre o conceito de design de aprendizagem. Você conhece? Sabe como aplicar recursos visuais a favor das suas atividades?
Ela explica que o design não trata somente de desenho ou atividades gráficas, como a tradução literal do termo em inglês define. Na verdade, segundo a especialista, design remete ao desígnio, ou seja, está mais relacionado ao sentido de projeto e realizações.
Sendo assim, a especialista defende que os professores que aplicam o design de aprendizagem no dia a dia da educação têm em mãos recursos visuais e de ensino bastante eficientes.
Isso porque, ao assumir o papel de arquiteto no processo de ensino, o professor terá melhor visualização de suas atividades, bem como das ferramentas e dos métodos que usará além dos livros didáticos nas salas de aula.
Assim, o educador atuando como designer agrega ao trabalho capacidades que contribuem com o aprendizado e com a superação de desafios. Ela cita, por exemplo, habilidades como a resolução de problemas e a gestão de pessoas.
Além disso, outro conceito de design que pode contribuir com a aplicação dos recursos visuais para professores é o design thinking. Essa vertente possibilita a criação de soluções para atividades por meio da reflexão sobre problemas propostos.
Logo, no design thinking, as respostas são baseadas em pensamentos centrados nos seres humanos e em como uma ação ou algo pode impactar a vida das pessoas. Neste conteúdo do Governo do Estado de São Paulo, você encontra um exemplo de como aplicar o design thinking nas salas de aula.
Quando o professor de psicologia norte-americano Richard Mayer apresentou seu conceito de aprendizagem multimídia, lá em 2001, o mundo digital ainda era muito diferente. Smartphones, redes sociais e a internet móvel não faziam parte da realidade como na sociedade de hoje.
Duas décadas se passaram, mas o conceito de Mayer ainda nos ensina muito, principalmente ao colocar em prática recursos visuais que contribuem com a rotina dos professores. Isso porque, de acordo com Mayer, a aprendizagem multimídia é baseada em princípios que norteiam as atividades audiovisuais atuais.
Ele defende, por exemplo, que estudantes aprendem melhor quando são usados canais multimídias, ou seja, por meio da união de palavras e imagens.
Além disso, Mayer define que o aprendizado também é otimizado quando palavras e imagens correspondentes estão mais próximas, em uma mesma tela. E então, você sabe como utilizar esses recursos visuais? Vamos te ensinar!
Mãos à obra! Agora, você vai conhecer plataformas on-line e gratuitas com recursos visuais para professores transformarem suas aulas. Com essas funções, é possível criar telas interativas e que despertam a atenção dos estudantes, contribuindo com a aprendizagem. Conheça!
Esse você já deve conhecer, mas se ainda não, acaba de conquistar uma grande oportunidade. Afinal, o site é um dos mais populares do mundo para criação de artes on-line. Isso porque, além de gratuito, possui diversos recursos intuitivos e simplificados, que permitem a todas as pessoas se transformarem em designers. Neste conteúdo do Canva, o próprio site ensina como utilizar os recursos a favor das aulas.
Dos criadores do Photoshop e outros programas que são referência em design, agora você, professor, conta com o seu próprio site da Adobe para criar artes para suas aulas. O Adobe Creative Cloud Express (antigo Adobe Spark) possui recursos semelhantes ao do Canva. É possível, inclusive, criar uma conta escolar para usar o quanto precisar.
Esse site disponibiliza mais de 50 mil modelos de design para você utilizar. Logo, seus recursos visuais para professores permitem a criação de telas interativas e artísticas, como no Canva, por exemplo. Para acessá-lo, é só clicar aqui e criar sua conta.
Só que não adianta ter todos os recursos visuais e tecnológicos disponíveis, se você não sabe como colocá-los em prática. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a trabalhar qualquer conteúdo educacional em sala de aula. Confira!
Agora é com você! Com os recursos visuais para professores que você conheceu aqui, será possível colocar em prática a criatividade ao ensinar e reter a atenção dos estudantes.
Lembre-se que a capacidade criadora é uma das cinco habilidades do professor contemporâneo mais valorizadas no ensino. Portanto, o educador atual precisa estar um passo à frente e tornar-se mediador do conhecimento – um verdadeiro designer. Ainda com pedagogia e inovação, é possível ir além ao explorar as possibilidades das aulas.
Continue acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para se atualizar sobre as novidades do ensino!