Escola e família: uma parceria de muito sucesso

Entenda melhor o papel dos responsáveis pelos estudantes no desenvolvimento escolar e como promover esta integração.

É fato que os responsáveis são a base do desenvolvimento dos estudantes. Mas, qual o limite da relação entre família e escola? Afinal, quando estão unidos e fortalecidos, a família e a escola conseguem alcançar uma parceria de muito sucesso. E isso impacta diretamente na qualidade do ensino e na vida dos estudantes. Então, hoje vamos falar melhor sobre o papel da família e escola na rotina escolar e como esta união beneficia a aprendizagem. Siga em frente com o conteúdo e entenda melhor o poder dessa integração que só agrega ao ambiente de ensino.

Qual o papel da família na escola?

Que a família e a escola devem caminhar lado a lado nós já sabemos. Porém, você já parou para refletir sobre o papel de cada um nessa relação? De acordo com conteúdo compartilhado pela Fundação Abrinq, as crianças passam por diversas fases no processo de aprendizagem, e por isso a educação é definida como um processo de desenvolvimento que engloba todos os meios de convivência do estudante. Sendo assim, as vivências do ambiente familiar são reproduzidas no ambiente escolar, e vice-versa. Logo, a família e a escola precisam estar alinhadas, para que essas experiências reflitam na qualidade da educação, dentro e fora da escola. Para completar, a integração entre família e escola permite que as rotinas de compromissos escolares e pessoais se mantenham alinhadas. E essa conexão ainda permite que os responsáveis e equipe escolar dialoguem para agirem com mais precisão no processo de desenvolvimento.

5 atividades para promover a parceria entre família e escola

Agora que você compreendeu melhor a importância da união entre família e escola, que tal colocar essa parceria em prática? Listamos algumas orientações, compartilhadas pela Revista Crescer e também pela Fundação Abrinq, de atividades que proporcionam essa boa relação entre os responsáveis, os estudantes e a equipe escolar. Confira!

1. Entendendo a realidade

Para que haja esta boa relação entre a família e a escola, é preciso que a equipe escolar esteja ciente do cenário e da realidade em que os responsáveis e estudantes estão inseridos. Então, antes de qualquer atividade, que tal realizar na sua escola encontros com os profissionais da educação para entender melhor quem são essas pessoas, seus hábitos, gostos, modos de vida etc.? Assim, os professores vão saber melhor como se comunicar e lidar com os responsáveis, pois terão mais informações sobre as pessoas com quem estão interagindo.

2. Comissão de pais

Para alinhar diálogos e expectativas das famílias, as escolas podem organizar comissões de pais, de acordo com as turmas, para que haja um ou alguns representantes que respondam em nome de todos. Isso pode agregar mais praticidade e velocidade nas decisões tomadas entre a família e escola sobre a rotina dos estudantes. Além disso, é uma forma de otimizar a troca de feedbacks.

3. Rodas de conversa

Existem muitos responsáveis que desejam dialogar com a equipe escolar, assim como muitos fatores que impedem esse contato, como incompatibilidade de agendas, por exemplo. Para resolver essa questão, é possível criar um dia e horário para a realização de rodas de conversa, um encontro em que todos terão a oportunidade de expor suas opiniões e sugestões com data marcada.

4. Pais e filhos na escola

Os responsáveis estão acostumados a frequentarem o ambiente escolar somente em ocasiões especiais, como reuniões de pais, festas de dia das mães ou dos pais, ou nas cerimônias de fim de ano e formaturas, por exemplo. É interessante que a escola organize outros encontros para que essas visitas ao ambiente de ensino aconteçam com mais frequência. Assim, os pais poderão se aproximar do ambiente escolar, e também dos filhos, uma vez que este espaço é bastante importante na vida dos pequenos, tanto quanto suas casas!

5. Digital

Aqui, usamos a tecnologia a favor dessa união entre família e escola. Já vimos, durante o isolamento social imposto pela pandemia, que os recursos digitais permitem uma boa conectividade entre as pessoas. Então, porque não criar grupos para compartilhamento de conteúdos de interesse de responsáveis e professores nas redes sociais, ou outros canais que proporcionem esse diálogo online? Isso pode contribuir com a rotina dos pais que não têm disponibilidade para atividades presenciais, incluindo-os na rotina escolar onde estiverem.

Eventos de autógrafo: unindo família e escola com a Ciranda de Livro

Você sabia que a Ciranda de Livro pode te ajudar nessa missão de unir a família e escola com um evento de autógrafos? Isso porque quando as obras são concluídas pelos estudantes, contribuímos com a organização de eventos para divulgação dos projetos que visam destacar todos os estudantes que se tornam escritores. Primeiro, com o projeto Ciranda de Livro, ajudamos os estudantes a contarem histórias incríveis. Viabilizamos a prática da leitura no desenvolvimento escolar e incentivamos a criatividade nesta jornada. E, para completar, envolvemos as famílias neste processo educacional, até o final, durante os eventos de autógrafo! Clique aqui e veja um pouco da cobertura dos eventos realizados em 2021. E então, que tal transformar seus estudantes em autores também? E encerrar esse processo com chave de ouro, unindo a família e a escola ao redor de uma realização tão especial? No Blog da Ciranda de Livro, também temos dicas de como criar um evento de autógrafos personalizado, que atenda às expectativas da escola e seus estudantes. Esperamos que as informações compartilhadas aqui contribuam com a divisão dos papéis entre a família e a escola, bem como com a união dessas partes, fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. Para saber mais, acesse: cirandadelivro.com.br.  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×