Apresentamos tudo o que você precisa saber sobre a educação bilíngue e estratégias para aplicá-la na sua escola.
Você sabia que, entre 2014 e 2019, houve o aumento de 6% para 10% de escolas bilíngues no Brasil? Além disso, 3% das escolas privadas do Brasil já atuam com métodos baseados no bilinguismo, conforme afirmado pela Abebi (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue).É por isso que trouxemos hoje informações que vão te ajudar a se atualizar sobre o tema. Primeiro, vamos explicar o que é o conceito de bilinguismo. E, então, vamos além e apresentamos formas de trabalhar a educação bilíngue na prática na sua escola.Isso porque estamos aqui para te ajudar a se manter sempre por dentro do que está acontecendo. E saiba que sua escola não precisa ser bilíngue para que a metodologia seja aplicada no dia a dia. Siga com a leitura para saber mais!
Para começar: o que é bilinguismo?
Assim como existem diversas definições do que é o bilinguismo, também existem diversas formas de aplicá-lo na educação. Em artigo, Elizabete Villibor Flory, doutora em Psicologia, e Maria Thereza Costa Coelho de Souza, professora de psicologia, explicam que o bilinguismo tornou-se um tema bastante discutido hoje, pois vai ao encontro da globalização da sociedade.Além disso, o assunto bilinguismo na educação bem como atende às necessidades do aumento das migrações, tanto ao nível profissional, quanto ao nível pessoal. Existem diversos critérios para considerar se uma pessoa é bilíngue ou não.Então, em resumo, esse termo define pessoas com conhecimento em sistemas linguísticos diferentes. Ou seja, são indivíduos que dominam dois idiomas, por exemplo.Atualmente, o bilinguismo está cada vez mais presente nas escolas. Isso porque, com a evolução das tecnologias de comunicação, bem como a facilidade em nos transportarmos para novos lugares, o contato com pessoas e culturas diferentes se tornou uma realidade.Sendo assim, a vivência em outros idiomas está presente em nosso dia a dia. Ouvimos músicas, assistimos filmes, realizamos leituras, e até mesmo acompanhamos workshops e outras apresentações de pessoas de outros países e em outras línguas, não é mesmo? Portanto, esta realidade também deve ser considerada no seu planejamento pedagógico.
Bilinguismo na prática: saiba como tornar isso realidade na escola
Esta é uma discussão importante no setor de educação. Afinal, o bilinguismo tornou-se realidade em muitas escolas. E se você quer aplicar isso na prática na sua instituição, confira as orientações a seguir.
Treinamento e capacitação da equipe
Para começar, o bilinguismo impacta o mercado de trabalho, uma vez que a busca por profissionais que dominem mais de um idioma, como espanhol e inglês, é alta, conforme abordado em publicação do portal Quero Bolsa.Pensando nisso, cabem às escolas proporcionarem uma melhor formação continuada para os professores, conforme já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. E isso inclui capacitações e treinamentos focados em aprimorar o domínio desses idiomas, por exemplo.
Contexto
Vale considerar que o bilinguismo vai além da aprendizagem de um novo idioma. Logo, as escolas que desejam trabalhar com uma educação bilíngue devem considerar no plano pedagógico os contextos globais relacionados a esse idioma.Por exemplo, que tal trabalhar o idioma inglês junto a uma data típica de um país de língua inglesa, como o Halloween ou Thanksgiving (Dia de Ação de Graças)? Assim, mais do que aprender um novo idioma, o estudante será ambientado às formas como ele é aplicado em outras localidades. E isso enriquece a experiência e o protagonismo ao absorver este conteúdo de outra língua.
Desenvolvimento social e cognitivo
Para completar, o bilinguismo contribui com o desenvolvimento de habilidades sociais, bem como de atividades cognitivas. Porque esse domínio de um segundo idioma contribui com o aprimoramento do raciocínio, bem como com as capacidades de organização, com a concentração, entre outras vantagens.Então, a fluência em outro idioma atende às escolas que se preocupam com a formação de estudantes mais preparados para o futuro. Desta forma, considere no planejamento pedagógico as atividades que estão alinhadas com isso. E vale lembrar que isso pode acontecer em todas as disciplinas e alinhado com diversas metodologias de ensino.Que tal, por exemplo, criar um podcast em outro idioma com seus estudantes? Nós já trouxemos diversas dicas de como trabalhar com essa ferramenta em sala de aula aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Conheça os benefícios de escrever um livro em outro idioma
Já imaginou ver seus estudantes escrevendo o próprio livro? Agora, vá além e pense como seria a experiência de escrever um livro em outro idioma.Pois saiba que isso já é realidade em muitas escolas do Brasil, graças à parceria com a Ciranda de Livro. Isso aconteceu com a Escola das Nações, em Brasília, por exemplo.O projeto foi norteado pela missão da escola de educar alunos para se tornarem cidadãos do mundo, com excelência acadêmica, bilinguismo e ética. E envolveu diversas pessoas, desde professores, aos assistentes e até mesmo os pais dos estudantes.“Por serem livros bilíngues, nossos alunos puderam demonstrar suas capacidades e habilidades tanto em português, quanto em inglês. E foi extremamente importante para as crianças que estão aprendendo uma segunda língua, porque eles puderam observar o seu crescimento, aprender e também criar”, contou a professora Rislene das Graças Silva Macena sobre a experiência ao Blog da Ciranda de Livro. Para saber mais, assista esse vídeo e confira a experiência das estudantes que participaram do projeto.Se sua escola está em busca de novos desafios e deseja transformar os estudantes em escritores também, conte com a Ciranda de Livro! Nós temos experiência em contribuir com a aprendizagem baseada no bilinguismo na construção de obras assinadas pelos colégios. Saiba mais em nosso site: cirandadelivro.com.br.
Ciranda de Livro é uma plataforma pedagógica que transforma estudantes em autores de belas obras-primas. E como apaixonados por educação e transformação digital, aqui neste blog compartilhamos um pouco daquilo que vivemos, acreditamos e apostamos para este segmento tão apaixonante.