A educação inclusiva é celebrada em diversos dias de abril, e nós listamos as principais datas para você abordar com os estudantes neste mês e todos os dias do ano.A educação inclusiva é um tema que ganha ainda mais força no mês de abril. Isso porque temos diversas datas que remetem à educação e pessoas com deficiência no calendário.Para começar, a agenda conta com o Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 8 de abril. Continuando, no dia 23, é o Dia Nacional da Educação para Surdos. E, para completar, logo na data seguinte, dia 24 de abril, comemora-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – a Libras.
Então, pensando em todas essas datas, listamos informações sobre a importância de trabalhar estes temas em sala de aula e como tornar a educação inclusiva uma realidade no seu planejamento pedagógico, não só em abril, mas todos os dias do ano. Acompanhe!
Saiba mais sobreas datas da educação
inclusivacelebradas em abril
Começamos o mês de abril falando sobre educação inclusiva por meio da comemoração do Dia Nacional do Sistema Braille. Este é um sistema universal de leitura e escrita, criado para atender às pessoas cegas ou com deficiência visual, como explica o Ministério da Saúde. Ele leva este nome, pois foi inventado pelo francês Louis Braille, em 1837. No Brasil, a data é celebra no dia 8, pois remete ao nascimento do primeiro professor cego do país, José Alvares de Azevedo.José também foi responsável por trazer o Sistema Braille ao Brasil e, assim, tornou o Brasil pioneiro na América Latina. E, em 1870, em produzidos os primeiros livros em Braille. Essa leitura possibilitou a autonomia para pessoas que as utilizam, contribuindo com a superação de muitas barreiras enfrentadas pelas pessoas cegas ou com deficiências visuais, principalmente no ensino. Comemoramos em 23 de abril o Dia Nacional da Educação Para Surdos e, no dia seguinte, 24 de abril, o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais – Libras. As duas datas visam conscientizar a população sobre as lutas e conquistas da comunidade surda, principalmente a integração no ambiente de ensino. Isso porque, como conta o conteúdo do TRE-PE, o acesso de surdos à educação só aconteceu em 1857, com a criação da primeira escola de educação para meninos surdos, a Imperial Instituto de Surdos-Mudos.E o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais marca o dia em que a linguagem foi reconhecida e regulamentada pela legislação brasileira, em 2002. Em Libras, são utilizados sinais, expressões faciais e corporais que possibilitam a comunicação de pessoas surdas. Em conteúdo da UFSB (Universidade Federal da Bahia), é observado que a Libras é uma língua composta pela combinação de cinco parâmetros: mão, ponto de articulação, movimento, expressão facial e corporal, e direcionalidade.
Educação inclusiva em sala de aula
Educação inclusiva é um termo que deve estar presente no seu calendário escolar o ano inteiro, não só no mês de abril. E ele já foi apresentado a você aqui no Blog da Ciranda de Livro.Porque, por meio da educação inclusiva, é possível trabalhar junto aos estudantes na criação de um futuro mais igualitário e humano. Logo, debater este tema é fundamental para proporcionar um ambiente de ensino mais acolhedor para alunos com necessidades especiais e também livre de preconceitos, incluindo contra as pessoas com deficiências.O termo educação inclusiva pode ser definido pela frase “Não deixar ninguém para trás”. Essa é a definição usada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura), por exemplo. E para superar este importante desafio da educação atual, temos três orientações. Confira a seguir!
3 orientações para trabalhar a educação inclusiva
Conheça bem os alunos seus eixos de interesse e contextos sociais. Não existem receitas prontas, logo, o processo de aprendizagem exige criatividade e observação dos profissionais da educação, para que assim haja a atualização de habilidades e do plano pedagógico conforme as necessidades de cada aluno, de acordo com sua condição humana.
Busque especialistas em desenvolver atividades focadas na educação inclusiva, incluindo para alunos com necessidades especiais. Para isso, utilize a tecnologia a seu favor, porque já é possível ter em mãos muitos conteúdos da internet.
Apoie a criação de bolsas e cotas específicas para pessoas com deficiências. Estas são importantes ferramentas de inclusão. Esta intenção também se estende à criação de vagas especiais para profissionais com esse perfil.
Trabalhe os temas dentro da sala de aula, trazendo a realidade das pessoas com deficiência para toda a turma, por meio de debates, atividades de gamificação, ou até mesmo a criação de livros com estes temas.
Incluindo as diferenças
Esperamos que as informações compartilhadas neste conteúdo contribuam com a forma como você garante os direitos de aprendizagem aos estudantes com deficiência. Isso porque é na escola, principalmente na infância, que ocorrem interações e brincadeiras que refletem na formação dos adultos do amanhã.De acordo com conteúdo apresentado pelo Instituto Rodrigo Mendes sobre os índices relacionados aos alunos com deficiências matriculados na educação brasileira, 48,15% apresenta desses estudantes brasileiros apresentam distorção idade-série, desafio este que pode ser atribuído a fatores como dificuldade para realizar as matrículas, socialização, e até mesmo à infraestrutura e falta de recursos acessíveis para PCD (Pessoa Com Deficiência).Na Ciranda de Livro nós entendemos a importância da diversidade e da educação inclusiva. Desta forma, costumamos sugerir o tema “Todos Somos Iguais”, que pode ser trabalho em sala de aula na criação de uma obra escrita pelos próprios estudantes.Assim, colocamos em prática o nosso propósito de criar um mundo melhor a partir de uma plataforma educativa tecnológica. E se você deseja saber mais sobre isso, acesse nosso site: www.cirandadelivro.com.br.
Ciranda de Livro é uma plataforma pedagógica que transforma estudantes em autores de belas obras-primas. E como apaixonados por educação e transformação digital, aqui neste blog compartilhamos um pouco daquilo que vivemos, acreditamos e apostamos para este segmento tão apaixonante.