Conexões interdisciplinares para enriquecer o ensino e aprendizagem de literatura

O conceito de educação interdisciplinar está em alta na educação. Saiba como trazer isso para a sua sala de aula também! “Tudo junto e misturado”: o conceito de educação interdisciplinar tem sido bastante discutido dentro e fora das salas de aula. Apesar de não ser nenhuma novidade, essa proposta tem sido vista como uma solução para superar desafios do ensino neste momento “pós-pandemia”. Isso porque a educação interdisciplinar pode promover um maior engajamento dos estudantes, bem como é uma ferramenta que fortalece a construção do pensamento crítico e da autonomia dos estudantes em sala de aula. Então, vamos falar sobre interdisciplinaridade? Pois, neste novo conteúdo da Ciranda de Livro, você vai entender melhor como um conceito já antigo pode ser fundamental para os novos dias da educação.

Para começar: o que é educação interdisciplinar?

Não existe muito segredo por trás do conceito “educação interdisciplinar”. Como define o portal Canal do Ensino, essa interdisciplinaridade é definida pelo ensino que relaciona conteúdos de diferentes disciplinas. Ou seja, é a forma como um tema direciona o aprendizado de diversos conteúdos. Vale ressaltar que a educação interdisciplinar é prevista pelo MEC (Ministério da Educação), nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). E avaliações importantes na educação nacional, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares de grandes universidades guiam-se por essa proposta de avaliar as capacidades dos estudantes a partir de uma temática, em que são exploradas habilidades de cada disciplina.

5 benefícios da educação interdisciplinar

Ao reunir diversas disciplinas ao redor de um único tema, os professores conseguem alcançar resultados como:
1. Construção do pensamento crítico
Neste processo de estudo de um tema a partir de diversas disciplinas, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa e, assim, criam suas opiniões sobre o conteúdo abordado.
2. Formação de cidadãos mais bem informados
Continuando, a educação interdisciplinar também é uma forma de incentivar os estudantes a consultarem novas informações sobre o assunto trabalhado. Logo, também é uma maneira de trazer a educação midiática para dentro das salas de aula. E nós já falamos sobre a importância disso aqui no Blog! Afinal, com a educação midiática, os estudantes aprimoram a capacitade de interpretação das informações e ainda entendem como podem combater as “fake news” (notícias falsas), um grande problema da sociedade atual.
3. Diversidade entre os estudantes
A interdisciplinaridade na educação também é uma aliada de profissionais que querem trabalhar a diversidade em sala de aula. Isso porque essa é uma maneira de trabalhar temas sensíveis por meio de diversas vertentes. Assim, favorece a formação de indivíduos melhores, com capacidades socioemocionais bem desenvolvidas. Se a diversidade é um desafio no seu planejamento pedagógico, não deixe de conferir o conteúdo que fizemos sobre o assunto aqui no Blog da Ciranda de Livro.
4. Impulsionamento do pensamento inovador
Pedagogia e inovação caminham lado a lado, e nós já falamos sobre isso também aqui no Blog da Ciranda de Livro. Então, por meio da educação interdisciplinar, os professores consegue fomentar o comportamento inovador dos estudantes. Pois nas atividades eles são desafiados a pensar soluções usando diversas formas de conhecimento. Vale lembrar que essa inovação não é só fomentada entre os estudantes, mas também nos professores, como já abordamos no Blog da Ciranda de Livro. Porque, ao trabalhar com a educação interdisciplinar, os profissionais também precisam buscar atualizações e novas formas de ensino que atendam ao tema proposto. Desta forma, pensar em uma pedagogia inovadora envolve ir além no planejamento de aula, como pensar em novas habilidades técnicas, capacitação, além de muitos outros fatores que refletem na formação dos indivíduos do amanhã.
5. Engajamento nas salas de aula
Engajar os estudantes em sala de aula é um desafio para você neste novo momento da educação? Pois, então, saiba que com a educação interdisciplinar isso pode ser vencido. Essa é uma maneira de cativar a atenção dos estudantes ao redor de um único tema. E, assim, promover a participação deles durante o aprendizado de diversas formas de conteúdo.  

Checklist do planejamento interdisciplinar

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios dessa prática em sala de aula, saiba como aplicá-la no seu dia a dia. Ainda de acordo com conteúdo do portal Canal do Ensino, criamos este checklist que vai te ajudar a tornar isso em realidade no planejamento. Confira!
  • O seu planejamento interdisciplinar deve começar no início do semestre. Então, reúna-se com os professores de outras disciplinas para organizar este cronograma e definir o tema que será abordado.
  • Pense em temas que promovam a sinergia entre as disciplinas, unindo matemática, português, geografia, história, entre outras de uma forma única.
  • Quando colocar as atividades em prática, defina também um cronograma para se reunir novamente com os outros professores e entender se as atividades estão ocorrendo dentro dos prazos e como estão repercutindo com os estudantes.
  • Não se esqueça de pensar em atividades também para os estudantes praticarem o tema fora das salas de aula, junto aos familiares, por exemplo.
  • E assim como você trabalhará em equipe com os demais professores da escola, proponha atividades que também despertem o engajamento coletivo dos estudantes.
  • Finalizando, avalie os pontos positivos e negativos dessa experiência interdisciplinar. Desta forma, você ganhará aprendizados para agir nas próximas.
 

Eleve o nível de formação dos seus estudantes

Esperamos que as informações compartilhadas sobre educação interdisciplinar aqui contribuam com a forma como você eleva o nível de aprendizagem nas salas de aula. E, assim, consiga superar desafios que estão presentes no dia a dia de ensino. Para completar, sugerimos a leitura do nosso conteúdo sobre por que investir em aulas de teatro na escola. Isso porque este exemplo de educação interdisciplinar pode inspirar você a trabalhar este conceito no planejamento de forma diferenciada. Existem muitos motivos que fazem da disciplina um importante suporte ao desenvolvimento dos estudantes, porque ela estimula a criatividade, coordenação motora, memorização, entre outras habilidades. Com a leitura, ficará mais fácil entender como desenvolver então atividades que misturem matemática, português, história, geografia, em torno de um único tema. Gostou? Então continue acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para conhecer mais conteúdos que vão ajudar você a aprimorar o dia a dia escolar. Até mais!  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×