Metodologias que tem como objetivo ensinar brincando

Aprenda como trabalhar com atividades que incentivam o desenvolvimento infantil em sala de aula. Você sabe como o brincar na educação infantil reflete no desenvolvimento dos estudantes? Pois esse assunto não é coisa de criança! Afinal, as atividades são fundamentais para a formação dos adultos do amanhã, influenciando em suas vivências em sociedade e também nas carreiras profissionais. Então, chega de brincadeiras: vamos falar de um assunto sério. Hoje, existem diversas metodologias que tem como objetivo ensinar brincando. E aqui no Blog da Ciranda de Livro, vamos falar sobre isso para você atualizar seu planejamento pedagógico e contribuir com o desenvolvimento dos seus estudantes de forma divertida! Acompanhe nossas orientações e entenda melhor como trabalhar com atividades que incentivam o desenvolvimento infantil na sua sala de aula. 1, 2, 3 e… já!  

Saiba mais sobre a importância do brincar na educação infantil

Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós já falamos sobre a importância de brincar, principalmente na educação infantil. Vamos recapitular isso? Para começar, brincar na infância reflete no desempenho de profissionais do amanhã. Isso porque, como explicamos aqui, nossa realidade é baseada em rápidas mudanças tecnológicas. E, devido à escassez de talentos, existem certos diferenciais que impactam a produtividade no mundo dos negócios. Aqui, estamos falando das soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais, que estão previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E estas capacidades são baseadas em experiências de vida, inclusive obtidas por meio do brincar. São elas criatividade, autonomia, resiliência, empatia, entre muitas outras. Portanto, o brincar na educação infantil impacta na vida da criança hoje e também no seu futuro. Completando, é importante entender que o brincar está relacionado ainda às descobertas das crianças sobre o mundo ao redor. Sendo assim, as atividades guiam aprendizados sobre como agir em sociedade, influenciando não só o neurodesenvolvimento, como também a capacidade de relacionamento, bem como o autocontrole e a compreensão de regras.

Metodologias para brincar e aprender

No estudo “The Case of Play”, compartilhado pela Fundação Vivo, é apontado que o brincar na educação infantil possibilita aumento no grau de escolaridade dos estudantes. Você sabia? De acordo com a pesquisa, é possível aumentar em 44% as possibilidades de ingresso no ensino médio, e em 17% o ingresso nas universidades. Listamos então aqui algumas metodologias para você trabalhar com brincadeiras em sala de aula que contribuem com o desenvolvimento infantil. Confira!

Gamificação

Quando falamos sobre as principais metodologias ativas para seu plano pedagógico e sobre brincar na educação infantil, não tem como fugir da gamificação. Esta tendência que chegou para ficar no universo do ensino contribui muito com o desenvolvimento dos estudantes de forma lúdica. Pois as crianças de hoje são muito interessadas nessa estratégia, afinal, estão conectadas e são “heavy users” de vídeogames. Aqui, são propostas atividades dinâmicas e que possibilitem a superação de um desafio, seja ele realizado em grupo, ou individualmente.

Sala de aula invertida

Trabalhar com esta metodologia possibilita aos estudantes terem a experiência de “brincar de professores”. Aqui, são eles que conduzem a aula a partir de um tema específico. Assim, os estudantes precisam estudar os conteúdos previamente e, em seguida, apresentarem para a sala de aula como se fossem os educadores.

Perguntas e respostas

Você conhece a brincadeira da “batata quente”? Então, já sabe como é a dinâmica da metodologia “tossing back”, que é uma das principais dicas para o ensino final da educação infantil. Porque ela cativa os estudantes ao trabalhar com perguntas e respostas. O termo “tossing back”, em tradução para o português, significa “jogando para trás”. Então, a cada pergunta, responde-se com novas perguntas. E isso pode gerar uma brincadeira que promove a reflexão e também a conexão com o conteúdo abordado em sala de aula.  

Checklist do brincar na educação infantil

Então, é hora de começar a implantar as brincadeiras no seu dia a dia na educação infantil. Já escolheu a metodologia? Pois ainda temos três dicas, compartilhadas pela Fundação Vivo, para você praticar isso na sala de aula. Veja se seu planejamento e as metodologias escolhidas atendem aos pontos listados e boa brincadeira!

Todos podem brincar

Pense em atividades que atendam às faixas etárias dos estudantes. E, se possível, faça brincadeiras que envolvam também a equipe escolar e os familiares, por exemplo. Isso porque a participação dos adultos é importante neste processo no desenvolvimento infantil. Como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, os responsáveis são responsáveis por estabelecer limites nas brincadeiras. Entretanto, o direcionamento baseia-se no aprendizado. E ao acompanhar a brincadeira, escute e observe com atenção os gestos e as ações realizadas. Os adultos também podem participar fazendo questionamentos e incentivando reflexões.

Dá para brincar em todo lugar

Neste conteúdo, você recebeu diversas orientações para realizar as atividades dentro das salas de aula, mas isso não impede que elas aconteçam no pátio, jardins, e em outros espaços possíveis na sua escola. Então, o brincar na educação infantil pode acontecer no ambiente em que você se sentir mais seguro. Também existe a possibilidade de criar passeios para espaços públicos, jardins, parques, e até museus, que permitam essas atividades lúdicas.

Feito em casa

Para completar as brincadeiras, que tal incentivar as crianças a montarem seus próprios brinquedos? Essa é uma forma de promover a autonomia no ensino, bem como de trabalhar pontos como criatividade, coordenação motora, entre outras habilidades. Além disso, o desenvolvimento dos próprios brinquedos torna-se uma experiência sustentável, pois promove a reflexão sobre o consumo consciente e o reaproveitamento de materiais para evitar a poluição ambiental. Encerrando nossas sugestões, não se esqueça que as brincadeiras hoje podem ser offline, como também online. Isso porque existem muitas ferramentas digitais que contribuem com o desenvolvimento de atividades lúdicas em sala de aula, principalmente no ensino híbrido. Mas, atenção! Ao escolher o caminho das tecnologias, não se esqueça de utilizar soluções atualizadas, seguras e de estipular boas práticas para o uso, ok? Então, até o próximo conteúdo da Ciranda de Livro!

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×