Inclusão e Diversidade: como os programas pedagógicos podem abraçar as diferenças

Saiba como trabalhar as diferentes habilidades e culturas das crianças em sala de aula com as dicas do Blog da Ciranda de Livro. O programa pedagógico da sua escola abraça as diferenças? É sobre isso que vamos falar hoje no Blog da Ciranda de Livro. Afinal, inclusão e diversidade são assuntos prioritários nas conversas sobre educação. Trabalhar as diferentes habilidades e culturas das crianças e também da equipe escolar pode enriquecer e muito as atividades da instituição. Então, você só tem a ganhar ao trabalhar isso dentro e fora das salas de aula. Siga com a leitura para entender a importância da inclusão e diversidade na escola e como praticar isso no seu programa pedagógico.

Inclusão e diversidade: entenda os conceitos

Antes de começar a falar da atualização do programa pedagógico, vamos entender melhor os conceitos de inclusão e diversidade. Isso porque muitas pessoas podem pensar que esses dois termos são sinônimos. Todavia, eles carregam significados diferentes, que precisam estar claros para os profissionais de educação. De acordo com a consultoria Tree Diversidade, inclusão é o termo que define ambientes onde pessoas diversas possam ter as mesmas oportunidades de todas as pessoas, independentemente de suas diferenças. Já a palavra diversidade se refere às identidades e características únicas de cada ser. Na prática, então, a diversidade se associa a representatividade, enquanto a inclusão é associada às mudanças de cultura e comportamentos em relação às pessoas e suas diferenças. Sendo assim, as escolas que querem criar ambientes inclusivos e diversos devem prezar por atividades que promovam o respeito e que atendam às necessidades de todas as pessoas.

Os benefícios da inclusão e diversidade nas salas de aula

No livro “Educação Inclusiva na Prática”, o especialista em educação inclusiva Rodrigo Mendes traz dados que justificam uma percepção positiva da inclusão escolar quando praticada. Segundo ele explica em sua obra, essa visão é “reforçada pela constatação de que o processo de aprendizagem e a construção da autonomia mostraram-se significativamente mais expressivos nos alunos que tiveram acesso a escolas inclusivas”. Além disso, ele afirma que professores apontam que um dos principais desafios da educação é o atender prontamente os estudantes diversos, devido à baixa formação que eles têm sobre o tema. “Diante desse panorama, a disseminação de casos consistentes de educação inclusiva é vista como uma das estratégias que podem colaborar muito para manter o referido amadurecimento do senso comum sobre os benefícios do convívio entre as diferenças e, ao mesmo tempo, para responder à notória demanda por conhecimento manifestada por educadores de todo o país”, completa Mendes em sua obra. Aqui no Blog da Ciranda de Livro, já falamos sobre o desafio do ensino da diversidade. E reforçamos que este tema está alinhado com as dez competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Logo, abordar nas salas de aula as discussões sobre as diferenças proporciona experiências que contribuem com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Desta forma, os educadores favorecem a formação humanizada frente a este desafio.

Atualizando o programa pedagógico com inclusão e diversidade

Existem diversas formas de atualizar o seu programa pedagógico e atender às demandas de inclusão e diversidade na sua escola. Listamos algumas delas aqui para você conhecer. Confira!

Projeto literário

Já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro como um projeto literário contribui com a forma de trabalhar a inclusão e diversidade em sala de aula. Então, pense em incluir esta atividade no programa pedagógico. Porque esta atividade diferenciada possibilita abordar as temáticas de forma lúdica entre os estudantes. Além disso, por meio desta escolha, você poderá transformar os estudantes em autores de suas próprias obras. E o projeto literário ainda colabora com as estratégias que visam engajar estudantes e professores nas atividades escolares. Na Ciranda de Livro, por exemplo, nós entendemos a importância da diversidade e da educação inclusiva. Desta forma, costumamos sugerir o tema “Todos Somos Iguais”, que pode ser trabalho em sala de aula na criação de uma obra escrita pelos próprios estudantes. Saiba mais clicando aqui e acessando nosso site!

Calendário inclusivo

Atenção ao calendário! Existem diversas datas que celebram a inclusão e diversidade na educação, e elas devem ser consideradas no seu programa pedagógico também. A educação inclusiva é um tema que ganha ainda mais força no mês de abril, por exemplo. Porque existem diversas datas que remetem à educação e pessoas com deficiência no calendário. No dia 8 de abril, celebra-se o Dia Nacional do Sistema Braille. Em 23 de abril, é o Dia Nacional da Educação para Surdos. E dia 24 de abril é o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Autoconhecimento

Além de abordar o que é a diversidade e inclusão entre os estudantes e equipe escolar, é importante considerar que muitas pessoas têm dificuldade de entender e visualizar suas diferenças. Neste sentido, trabalhar as diferentes origens e culturas enriquece o programa pedagógico. Vale lembrar que vivemos em um país cuja formação foi bastante influenciada pela união das culturas africanas, europeias e asiáticas. Então, é interessante abordar características dessas culturas que refletem em nossa realidade, e reforçar a importância do respeito frente às diferenças.

Representatividade

Também é importante considerar no programa pedagógico atividades que tragam exemplos de representatividade. Isso pode ser realizado a partir da apresentação de pessoas diversas que realizaram grandes feitos na humanidade, por exemplo, como personalidades famosas de diversas áreas. Ainda é possível agregar exemplos de livros, filmes e outras produções culturais que contribuam com essa discussão. E então, agora você se sente mais preparado para abraçar as diferenças com um programa pedagógico alinhado aos valores da escola? Esperamos que a resposta seja “sim!” e que todas as pessoas do seu ambiente de ensino se sintam acolhidas e respeitadas. Ao propor essa abordagem inclusiva e diversa, é possível promover uma interação mais humanizada, que impacta no desenvolvimento de uma sociedade mais empática no amanhã. Até a próxima!  

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