Posted on
fevereiro 16, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Conheça formas de criar um ambiente leitor que pode impulsionar a leitura na rotina das crianças.
Você já sabe que o hábito da leitura traz diversos benefícios para o desenvolvimento infantil. Até porque já falamos sobre isso aqui no Blog da Ciranda de Livro. Mas, muitas vezes, essa prática só acontece dentro das salas de aula. Então, como criar um ambiente leitor em casa e proporcionar essa evolução na rotina das crianças?
Hoje, trouxemos dicas e estratégias para contribuir com responsáveis que querem criar um ambiente de leitura em suas residências. E não estamos falando sobre de ajustes na infraestrutura, como iluminação, climatização, ou ainda sobre uma biblioteca cheia de livros.
Nosso principal objetivo aqui é apresentar formas de construir um ambiente leitor de acordo com as suas possibilidades. Isso porque este conceito define todo e qualquer espaço em que o estudante se sentirá confortável para realizar suas leituras a todo momento. Além disso, fomentar um ambiente de leitura é uma forma de aproximar os pais e estudantes das atividades escolares. E isso gera resultados bastante positivos no desenvolvimento infantil. Continue com a leitura do Blog da Ciranda de Livro para saber mais!
O impacto da participação da família no aprendizado
Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós gostamos de falar sobre a importância da participação da família nas atividades escolares. Isso porque sabemos que essa interação pode gerar impactos bastante positivos no desenvolvimento dos estudantes, inclusive no aprendizado da leitura.
Então, antes de criar um ambiente leitor, é importante que pais saibam transformar a casa em um espaço propício para avanços no ensino de forma geral. A inclusão e participação dos responsáveis pelos estudantes no processo de aprendizagem reflete na forma como serão colocados em prática seus valores e princípios nesta jornada.
Quando falamos sobre
a importância da relação da família com a escola, trouxemos informações de especialistas que reforçam que essa participação reflete em benefícios como maior confiança dos estudantes durante as atividades e aprimoramento das experiências de ensino.
Deve-se considerar também a participação da família nos programar pedagógicos, porque esta iniciativa não considera somente os desafios do presente, mas o aprendizado que refletirá no desenvolvimento dos estudantes no amanhã. Portanto, se a integração da família nas atividades da escola é valorizada pela sua instituição, vale a pena repensar o programa pedagógico para que atenda essa necessidade também.
Existem diversas formas de a família apoiar o aprendizado fora das salas de aula, conforme já explicamos
aqui no Blog da Ciranda de Livro quando falamos sobre formas de potencializar o aprendizado por meio dessa interação. E isso pode contribuir com a criação de um ambiente leitor. Vamos relembrar?
3 estratégias para apoiar o aprendizado em casa
- Manter o diálogo aberto é fundamental para que os estudantes se sintam à vontade ao compartilharem suas experiências de aprendizagem. Assim, eles trazem as vivências da sala de aula para a casa. Também é possível manter esta comunicação on-line, por exemplo.
- A presença da família em eventos também impacta neste aprendizado, pois demonstra a valorização dos esforços realizados pelos estudantes na escola, bem como a vontade de estar presente e acompanhar esta evolução.
- Em casa, os responsáveis podem interagir e ajudar na conclusão dos projetos escolares, propondo melhorias ou até mesmo realizando brincadeiras que os estudantes trouxeram da escola para a casa.
Dicas para criar um ambiente de leitura fora da escola
Já apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livros
dicas práticas para criar um ambiente leitor na escola. Agora, chegou a vez de ajudar os responsáveis pelos estudantes a transformarem os cantinhos de casa em um ambiente de leitura. Confira as sugestões que listamos para aprimorar essa experiência de leitura em casa!
Organize o ambiente
Pode ser um cômodo grande ou pequeno, dentro ou fora da residência. O importante é que este ambiente de leitura seja organizado e confortável. Para isso, os responsáveis devem investir em boa iluminação e móveis que possibilitem essa organização, como gaveteiros, prateleiras, mesas e uma cadeira confortável – ou boas almofadas. Lembre-se: manter a postura é muito importante para que o corpo não seja prejudicado com longas horas dedicadas à leitura.
Também é importante prezar pela forma como as obras serão organizadas, se serão compiladas por tema, autor, ordem alfabética, para que assim seja mais fácil consultar aquele livro quando houver necessidade.
Crie uma biblioteca diversa
Quanto mais livros em mãos, mais possibilidades de ler os estudantes terão! Então, disponibilize títulos variados, e que principalmente atendam aos níveis de alfabetização e faixas etárias destes pequenos leitores. Isso porque, se a criança tiver muita dificuldade durante a leitura por acessar um livro mais complexo do que seu nível de conhecimento, ela pode se frustrar e desistir pelo caminho.
E a criação dessa biblioteca diversa pode ser feita com baixos investimentos, ou até mesmo sem custos. Isso porque muitas bibliotecas e instituições públicas têm o costume de doarem livros de seus acervos, possibilitando o acesso gratuito. Além disso, os responsáveis podem trocar livros usados com outros leitores, ou ainda buscarem obras em sebos, ou edições gratuitas e originais disponibilizadas em repositórios online, que podem ser encontradas com buscas pela internet.
Preze pela rotina
Mais do que criar um ambiente leitor, é importante criar uma rotina de leitura. Quando falamos sobre a
formação de leitores aqui no Blog da Ciranda de Livro, explicamos que essa prática deve ser incorporada ao dia a dia das crianças de acordo com suas disponibilidades de horário. Sendo assim, marcar um horário especialmente para ler é uma forma de organizar e incluir essa prática na rotina. Para começar, pense em períodos curtos, e então vá ajustando a frequência e os dias escolhidos para isso conforme houver necessidade.
Gostou das nossas dicas para criar um ambiente de leitura em casa? E que tal também transformar os estudantes em autores de suas próprias obras? Saiba mais sobre isso no site da Ciranda de Livro:
www.cirandadelivro.com.br.