Inovação na educação: como a escrita e leitura estão evoluindo nas escolas

Conheça novos métodos e práticas que contribuem com a educação inovadora buscada nos dias atuais. Sua escola está atualizada com as tendências do ensino? Pois a era da educação inovadora já começou, e isso impacta o aprendizado de diversas disciplinas, incluindo as práticas de escrita e leitura. Por isso, trouxemos as principais novidades sobre inovação na educação, como dicas de tecnologias e métodos modernos que contribuem com quem busca a inclusão da educação inovadora no dia a dia dos estudantes e professores. Vale reforçar que essas soluções, quando aplicadas no ensino da leitura e escrita, permitem uma grande evolução nas escolas. Além disso, a modernização é uma características que aumenta a competitividade no mercado, pois reflete em mais qualidade e eficiência de aprendizagem para os estudantes. Continue com a leitura para saber mais sobre os impactos da inovação na educação.

4 formas de promover a educação inovadora da escrita e leitura

Nosso foco neste conteúdo do Blog da Ciranda de Livro serão as estratégias de inovação na educação voltadas para o ensino da leitura e escrita. Isso porque acreditamos que, ao incentivar os estudantes a se tornarem autores e leitores de suas próprias obras, possibilitamos uma grande transformação em suas vidas. Então, apresentamos a seguir algumas estratégias que contribuem com essa atualização em busca da educação inovadora. Confira!
  1. Alfabetização digital

Recentemente, falamos no Blog da Ciranda de Livro sobre alfabetização digital e sua importância. Isso se refere à forma como os estudantes dominam os recursos tecnológicos e conseguem utilizá-los a favor da aprendizagem, em diversas disciplinas. Logo, uma forma de promover a educação inovadora da leitura e escrita é impulsionando práticas que incluem ferramentas digitais que possibilitam os estudantes aprenderem a ler, escrever e lidar com tecnologias neste sentido. Elas podem contribuem com a criação de uma experiência diferenciada de leitura, como na leitura de um livro em versão digital, por exemplo, ou ainda jogos digitais que permitam a criação de conteúdo ou aprendizado de palavras, por exemplo. Para completar, a alfabetização digital ainda possibilita que os estudantes acessem esses materiais fora das salas de aula, por meio de seus próprios equipamentos, flexibilizando os estudos de acordo com suas disponibilidades e rotinas.
  1. Personalização

Quando falamos sobre as tendências educacionais para 2024 aqui no Blog da Ciranda de Livro, abordamos a educação personalizada, um dos principais caminhos da educação inovadora. Esta é uma forma de atualizar as práticas para ensino da leitura e escrita de acordo com o nível de aprendizagem e limitações de cada um dos estudantes. Assim, as atividades em sala de aula devem focar em respeitar as características, bagagens e contextos sociais de cada um. E para que essa educação personalizada aconteça, a escola pode contar com recursos e ferramentais inovadoras, que possibilitem, por exemplo, coletar dados específicos dos estudantes para uma melhor tomada de decisão. Por meio de pesquisas digitais ou ainda dinâmicas e entrevistas com soluções tecnológicas, fica mais fácil obter informações estratégicas que otimizam a educação inovadora.
  1. Inteligência artificial

Se você ainda não utiliza tecnologias de inteligência artificial em sala de aula, pode começar em 2024. Porque essas soluções serão cada vez mais comuns no dia a dia da educação daqui para a frente, conforme a previsão de muitos especialistas em tecnologia. Agora, tratando-se de inovação na educação, existem muitas ferramentas dotadas de inteligência artificial que otimizam as atividades dos professores nas práticas de leitura e escrita. Vamos usar como exemplo o ChatGPT e Bard, duas das tecnologias de inteligência artificial mais famosas nos dias de hoje. Por meio delas, é possível revisar textos, bem como solicitar ideias para a criação de atividades que impactem no ensino da leitura e escrita, por exemplo. Apesar de parecer um assunto novo, a inteligência artificial na educação já é uma realidade de longa data, como abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Entre as inovações tecnológicas na educação, estão os recursos que otimizam processos de aprendizagem por meio da voz de estudantes e professores. Muitos softwares são capazes de captar e extrair informações por meio da vocalização, o que pode ser aplicado em atividades focadas em leitura. Já existem também soluções de inteligência artificial na educação que podem até mesmo identificar se o estudante está prestando ou não atenção na aula durante o ensino à distância. Além disso, o uso de IA na educação para correção de provas e trabalhos não é novo. Isso porque contribui com professores que querem ganhar tempo para se dedicarem a outras atividades. Desta forma, as tecnologias ajudam ainda a mitigar riscos de erros durante o processo.
  1. Data Driven

Outro conceito bastante popular nas rodas de conversa sobre inovação na educação é o de pedagogia data driven – e nós também já explicamos isso aqui no Blog da Ciranda de Livro. Data driven é o termo em inglês que define a tomada de decisão baseada em dados. Na educação, isso se refere à forma como são coletadas, analisadas e colocados em prática os dados obtidos pelos professores em sala de aula. Uma ferramenta bastante usada na pedagogia data driven é a simples planilha de Excel, por exemplo. Mas você pode ir além e criar indicadores e objetivos usando outras ferramentas que possibilitem análises ainda mais avançadas. Seguimos acompanhando a evolução da leitura e escrita nas salas de aula para trazer para você insights que impactam o dia a dia de ensino. Pois acreditamos que essa transformação possibilita avanços na aprendizagem e experiências ainda mais impactantes no desenvolvimento dos estudantes. E se você deseja saber mais sobre nossa visão inovadora para a educação, acesse nosso site: www.cirandadelivro.com.br. Até a próxima!

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×