Posted on
abril 26, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Prepare-se para transportar a turma a uma viagem repleta de conhecimento sobre diversidade cultural por meio da leitura na infância.
Existem muitas formas de conhecer novas culturas: em viagens, conversando com pessoas diversas, ou até mesmo por meio da leitura na infância. Essa é uma forma de
preparar as crianças para um mundo em constante mudança em que vivemos.
Expandir esse conhecimento durante o desenvolvimento infantil contribui também com a formação de adultos com melhor visão crítica a respeito de todas as pessoas e culturas que compõem a nossa sociedade.
Por isso, hoje trouxemos informações que contribuem com os educadores e responsáveis pelas crianças que querem ampliar o conhecimento cultural dos estudantes por meio da educação.
Apresentamos ainda os benefícios da leitura na infância para obter esse resultado, além de uma dica especial sobre como um projeto literário pode transformar o estudante em pequeno autor e ainda enriquecer seu conhecimento sobre novas culturas. Vamos lá?
Leitura na infância e o aprendizado de novas culturas
Como sabemos, o Brasil é um país com grande diversidade cultural. A historiadora Letícia Reis explica em
publicação do Ecoa UOL que este termo define as manifestações artísticas, sociais, econômicas, políticas e religiosas da sociedade que foram criadas a partir do encontro de pessoas de diversas origens.
Esta pluralidade na cultura brasileira está presente desde antes da colonização europeia. Então, a diversidade cultural brasileira é constituída por elementos indígenas, europeus, africanos e asiáticos. Isso influencia em diversos aspectos, como em nosso comportamento, modos de falar, na alimentação, nas celebrações e outras tradições que fazem parte das nossas vidas. E vale ressaltar que esses hábitos e eventos mudam de acordo com a região do país, então, a diversidade cultural brasileira também se relaciona com aspectos geográficos.
A leitura na infância
Neste contexto, existem muitas formas de abordar a diversidade cultural do Brasil junto aos estudantes. Uma delas é por meio da leitura na infância. Como observado em
artigo do portal Canal do Educador, as atividades educacionais que abordem este tema, incluindo as leituras, impulsionam o sentimento de valorização do país, além do reconhecimento e da importância do respeito às diferentes culturas.
Vale reforçar que, como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a leitura na infância é uma importante ferramenta para
aprofundar o conhecimento em todas as disciplinas. Ela é uma aliada de educadores que querem oferecer experiências que vão além das salas de aula. Os livros, incluindo os criados por meio de um
projeto literário, podem acompanhar os estudantes por muitos lugares, tornando assim o aprendizado ainda mais completo.
E ao criar a possibilidade de integrar a leitura na infância no programa pedagógico, os educadores proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de um pensamento crítico mais apurado sobre outras culturas. A leitura também contribui com a interpretação de informações, impulsionando o pensamento inovador em sala de aula.
Como falar sobre diversidade cultural com crianças
Falar sobre diversidade cultural com crianças nem sempre será uma tarefa fácil, seja em casa, ou na sala de aula. Isso porque, nessa conversa, é importante reforçar que nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra. Além disso, outro foco importante dessa discussão é o respeito entre as diferenças.
Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de como trabalhar a diversidade cultural com as crianças de forma bem-sucedida, incluindo por meio da leitura na infância. Confira!
Seja transparente
Sabemos que existem muitas informações sensíveis ao tratar da diversidade cultural de nosso país e do mundo. Mas este não é o momento de esconder ou omitir esses fatos históricos. Portanto, em vez de ignorar, escolha termos e conteúdos mais próximos do nível de aprendizado e inclua atividades lúdicas que possam trazer leveza ao transmitir esse conhecimento.
Aqui no Blog da Ciranda de Livro, falamos sobre isso quando trouxemos orientações para educadores abordarem a
Guerra da Ucrânia em sala de aula. E essas informações também podem servir para o debate de outros assuntos que permeiam as atividades de diversidade cultural.
Questione
Após abordar a diversidade cultural entre as crianças, promova atividades que tragam questionamentos para incentivar a reflexão sobre esse conhecimento. Rodas de conversa, por exemplo, atendem a essa necessidade de compartilhamento e construção do pensamento crítico a respeito de uma nova cultura, por exemplo.
Neste contexto, quando todos os estudantes compartilham a mesma leitura na infância, por exemplo, eles têm a oportunidade de discutir sobre o assunto e até se engajar mais nas atividades. Logo, a leitura contribui com práticas de trabalho em equipe, desenvolvimento da comunicação, empatia, entre outras vantagens.
Engaje
Uma forma de engajar os estudantes com a leitura na infância e fazê-los entender sobre a importância de conhecer novas culturas é por meio de um
projeto literário, por exemplo. Essa ferramenta possibilita não só ao pequeno autor descobrir novas possibilidades, como também construir um grande feito em sua vida escolar: a de escrever o seu próprio livro!
Durante as atividades de um projeto literário, enquanto os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem, os professores também colocam em práticas suas habilidades de ensino. Logo, essa é uma oportunidade para todos aprenderem mais em torno de um assunto em comum.
Despertando o hábito da leitura na infância
Então, agora é hora de colocar esse aprendizado em prática! Portanto, desperte o hábito da leitura na infância! Temos estratégias para isso, que listamos aqui no Blog da Ciranda de Livro de
como preparar uma criança para o universo dos livros.
Também reforçamos que a leitura na infância é uma importante ferramenta para promover a
representatividade em sala de aula. Além disso, é uma aliada de quem busca
despertar a imaginação entre os pequenos leitores.
E que tal agregar todas as vantagens da leitura na infância e trabalhar o ensino de uma cultura por meio de um projeto literário? Podemos te ajudar nisso! Acesse o site da Ciranda de Livro e saiba mais:
www.cirandadelivro.com.br.