Posted on
maio 24, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Saiba como conectar estudantes com as práticas de leitura e escrita que possibilitam a evolução da educação.
Os anos podem passar, muita coisa pode evoluir, mas o que segue presente é a importância da literatura no desenvolvimento das pessoas, inclusive na era digital. Pois, neste mundo cada vez mais conectado, muitos podem ter a impressão de que estamos nos distanciando da prática da leitura e escrita.
Porém, saiba que a literatura continua muito viva e é fundamental para os avanços da sociedade, principalmente na era digital. Seu valor é atemporal, uma vez que a literatura promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
Hoje, o Blog da Ciranda de Livro traz informações que vão ajudar você a conectar o mundo da literatura com as expectativas do público digitalizado. E também falamos sobre como revitalizar práticas na rotina da educação por meio da tecnologia. Confira nossos insights!
Literatura na era digital
A introdução da digitalização no mundo literário pode parecer algo recente, porém já vem de longa data. Segundo o
Observatório da Literatura Digital Brasileira, autores começaram a adotar outras mídias além do impresso para a produção literária a partir da década de 1960. O portal ainda ressalta que o Brasil foi uma referência pioneira na utilização de tecnologias eletrônicas na literatura mundial.
O Observatório ainda enfatiza que o texto eletrônico, ao contrário de um publicado em livro impresso, não pode ser acessado sem que um código seja executado por um dispositivo eletrônico. Sendo assim, a programação é um importante diferencial da literatura na era digital, uma vez que o desenvolvimento de produtos tecnológicos depende das informações e habilidades que programadores aplicarão nas criações.
Isso é justificado pela citação da autora Katherine N. Hayles, que apresentou no livro “Literatura Eletrônica” a seguinte afirmação: “as tecnologias digitais fazem mais do que marcar a superfície dos romances impressos contemporâneos. Elas também colocam em jogo dinâmicas que interrogam e reconfiguram as relações entre autores e leitores, seres humanos e máquinas inteligentes, código e linguagem. Os livros não vão desaparecer, mas também não vão escapar dos efeitos das tecnologias digitais que os interpenetram. Mais que um modo de produção material (embora o seja), a digitalidade tornou-se a condição textual da literatura do século XXI”.
Atenção à conexão!
Quando falamos sobre a importância da
alfabetização digital na educação tecnológica aqui no Blog da Ciranda de Livro, lembramos sobre práticas que contribuem com o equilíbrio do uso de equipamentos digitais no dia a dia. E relembrar essas dicas é fundamental para que as iniciativas voltadas à literatura na era digital ocorram da melhor forma possível.
Primeiramente, durante as atividades para impulsionar a literatura na era digital, atente-se se algum pequeno leitor e autor da turma demonstra a necessidade de se manter conectado a todo momento ou tem se distraído com esses acessos durante as atividades. Isso pode estar associado a fatores como baixa autoestima, dificuldades de relacionamento, entre outras causas que influenciam na dependência.
Ao perceber algum excesso de uso, aborde o estudante e mantenha o diálogo aberto, falando sobre o porquê de interromper o uso do equipamento, para que assim compreenda os malefícios associados a isso. Além disso, acompanhe os estudantes quando estiverem realizando atividades literárias em seus aparelhos, para garantir que não acessem perfis ou sites com conteúdo indevidos, que possam colocar suas informações em risco.
3 práticas para revitalizar a educação com tecnologia
Então, agora vamos apresentar algumas práticas que contribuem com educadores que querem revitalizar a educação com tecnologia. Confira!
Tecnologias interativas
Quando falamos sobre a criação de projetos literários interativos no ambiente digital aqui no Blog da Ciranda de Livro, trouxemos algumas soluções que contribuem com o alcance desse objetivo da literatura na era digital. Sendo assim, é possível inserir ferramentas como QR Codes, usar recursos de criação de imagem, texto e vídeo por meio de inteligência artificial, ou até mesmo desenvolver soluções de realidade virtual e aumentada, por exemplo.
Mídias sociais
As plataformas de mídias sociais já fazem parte da rotina das pessoas, inclusive dos estudantes. Por isso, não podem ficar de fora das estratégias de quem deseja trabalhar com a literatura na era digital. Hoje, esses canais permitem que os estudantes acompanhem as novidades do mundo dos livros e também a rotina de autores de perto, com informações sempre atualizadas. Outra forma de usar esses recursos a favor da revitalização da educação com o pequeno autor e leitor é criando perfis e canais que sejam abastecidos com o conhecimento e criações dos estudantes da turma, sob moderação de um adulto.
Projeto literário
Uma forma criativa de aprofundar as atividades literárias na era digital é por meio do
desenvolvimento de um projeto literário. Esta prática contribui para a transformação do estudante em um pequeno autor. Isso porque, por meio de um projeto literário, o estudante se torna protagonista da aprendizagem. E ao adicionar a tecnologia nesse processo, é possível otimizar diversas etapas do desenvolvimento de uma obra literária, colaborando para este trabalho final tenha ainda mais qualidade e seja feito de forma mais fácil possível.
Vale reforçar que o projeto literário é um importante recurso para a expressão dos estudantes. Logo, possibilita a escola trabalhar a literatura na era digital de forma inovadora e humanizada. Além disso, o fato de pensar, escrever e ler o próprio livro reflete na confiança do pequeno autor, uma vez que essa realização exige bastante dedicação e o aprimoramento de habilidades diversas. Quer saber mais sobre a importância de implementar um projeto literário inovador na sua escola? Então entre em contato com a equipe da Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br.