Posted on
maio 3, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Entenda como esse ambiente tem se transformado com a evolução das tecnologias, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes.
Muita gente se questiona se as bibliotecas escolares ainda têm importância atualmente. Pois saiba que a resposta é “sim”! Isso porque este ambiente é fundamental para despertar nos estudantes o pequeno autor e leitor que possa existir dentro de si.
Os modelos de biblioteca escolar estão se transformando junto à evolução da educação. Estes espaços hoje permitem que os estudantes realizem atividades muito além da leitura, pois oferecem recursos que contribuem também com a
alfabetização digital.
Os livros físicos, por exemplo, podem ser acessados nos computadores e smartphones, e encontrados por meio de catálogos online. Na era do e-book, apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro este e muitos outros motivos que justificam a importância das bibliotecas escolares.
Bibliotecas escolares: por que ainda são importantes?
Mais que um ambiente silencioso e confortável para praticar a leitura e a escrita, a biblioteca escolar é um instrumento primordial no desenvolvimento dos estudantes. Sua importância está em concentrar um acervo e equipamentos que apoiem o aprendizado obtido em sala de aula, como também em possibilitar um momento do despertar do conhecimento.
Vale ressaltar que o acervo de uma biblioteca escolar pode ser composto não só por livros, como também por filmes, projetos em áudio, fotos, jornais, revistas, entre outras mídias que podem ser consultadas pelos estudantes na busca por informações.
Como já
explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, com informações do banco de dados Melhor Escola, as bibliotecas são espaços que incentivam e valorizam o hábito da leitura na escola. E ainda proporcionam aos estudantes a oportunidade de terem contato com grande variedade de livros, por meio de obras de vários autores, gêneros, e de diversos anos. Logo, essa variedade possibilita a formação de estudantes com uma ampla visão de mundo, uma vez que terão acesso ao conhecimento compartilhado por fontes de diversos contextos.
Sendo assim, a biblioteca escolar é um ambiente de estudo e pesquisa fundamental para os estudantes. Além disso, atende às necessidades de quem não têm recursos financeiros para adquirir os livros, sendo uma importante ferramenta de inclusão social. Para completar, as bibliotecas escolares são estruturadas com iluminação e móveis adequados para estudos. E, inclusive, muitas já possuem computadores disponíveis para quem deseja expandir a experiência offline para o online.
Alfabetização digital
Também já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro
a importância da alfabetização digital e da educação tecnológica. E, neste contexto, as bibliotecas escolares são ferramentas fundamentais para práticas voltadas a esse objetivo. Pois, apesar de estarem associadas a contextos “offline”, ou seja, dos livros físicos, hoje a biblioteca escolar tornou-se um ambiente bastante digitalizado, com computadores, internet, entre outros recursos que possibilitam a interatividade com as obras, por exemplo.
A alfabetização digital é o termo que se relaciona com a forma como os estudantes dominam os recursos tecnológicos e conseguem utilizá-los a favor da aprendizagem. Portanto, é o conceito que define os comportamentos e conhecimentos necessários para a leitura e escrita em dispositivos digitais. Isso atende às exigências de uma sociedade cada vez mais conectada, e também das novas bibliotecas escolares.
Para completar, atividades focadas na alfabetização digital realizadas junto às bibliotecas escolares contribuem com o aumento do engajamento dos estudantes, uma vez que estão alinhadas com os novos hábitos e comportamentos conectados. Sendo assim, implementar e priorizar a educação tecnológica no dia a dia das bibliotecas promove uma nova experiência de contato com a literatura, mais dinâmica e envolvente, e até mesmo mais flexível, uma vez que por meio de acervos digitais, por exemplo, os estudantes podem levar às bibliotecas escolares para suas próprias casas.
3 bibliotecas escolares para conhecer
Você sabia que muitas bibliotecas instaladas em escolas e universidades do Brasil podem ser visitadas? Essa forma de turismo possibilita aproximar estes ambientes dos pequenos autores e leitores. Então, se você pretende criar um roteiro de bibliotecas escolares, listamos algumas opções aqui para conhecer!
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM)
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) foi aberta ao público em 2013 e possui uma coleção brasiliana reunida pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita Mindlin. Ela possui mais de 32 mil títulos e faz parte da Universidade de São Paulo (USP).
Conheça aqui!
SBU
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) possibilita você conhecer os acervos sem nem sair de casa! Isso porque eles criaram um tour virtual, com imagens e explicações sobre este importante catálogo.
Saiba mais!
Biblioteca Central (UnB)
A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) é uma das maiores do Brasil. Ela está em atividade há mais de 60 anos e visa, principalmente, atender aos docentes e estudantes da instituição. O espaço, inclusive, disponibiliza seu catálogo on-line.
Confira!
Então, agora que você entendeu mais sobre o papel das bibliotecas escolares na era digital, que tal contribuir com o fortalecimento do acervo da sua biblioteca escolar? E você pode fazer isso incentivando a leitura e escrita do pequeno autor presente em sua sala de aula, por meio de um projeto literário inovador.
A Ciranda de Livro pode te ajudar com isso! Temos ferramentas e o conhecimento necessário para transformar estudantes em criadores de suas próprias obras. Por meio de um projeto literário, os estudantes podem não só a consultar mais as bibliotecas escolares, como também desenvolverem livros, consultados no futuro por outros leitores. Assim, esta atividade possibilita o intercâmbio do conhecimento e muitos outros benefícios relacionados à leitura e escrita. Saiba mais sobre o nosso trabalho no site:
www.cirandadelivro.com.br.