Posted on
junho 10, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Apresentamos produções culturais baseadas em livros infantis que podem ser utilizadas como ferramentas de ensino. Confira!
Existem muitos filmes, séries e peças de teatro inspiradas em livros. Muitas dessas adaptações literárias são usadas para abrir portas e incentivar as pessoas a buscarem as produções originais. Então, por que não usar essa estratégia no seu planejamento pedagógico também?
Listamos aqui no Blog da Ciranda de Livro algumas adaptações literárias de sucesso que podem contribuir com o seu dia a dia no ensino. As obras, reconhecidas mundialmente, têm o poder de influenciar muitos pequenos autores ao hábito de leitura.
Siga com este conteúdo para se inspirar com adaptações literárias que vão aproximar seus estudantes do mundo das letras. Quem sabe elas também não sejam usadas como ponto de partida para seu projeto literário?
5 adaptações literárias para trabalhar em sala de aula
Muitas pessoas consideram as adaptações literárias de filmes e séries como vilãs, porque seriam um “resumo” das obras, não trazendo todos os detalhes compartilhados pelos autores, e porque podem afastar os espectadores de filmes e séries dos livros. Por outro lado, o consumo dessas produções pode ser um grande aliado do hábito da leitura.
No conteúdo acadêmico
“Adaptações literárias no cinema e como elas incentivam a leitura: o caso Harry Potter”, constata-se que mais da metade das pessoas que participaram da entrevista para a pesquisa afirmaram que tiveram o primeiro contato com a famosa saga de J.K. Rowling pelo filme. E que, a partir desse contato, buscaram as obras literárias porque não conseguiam conter a curiosidade em saber o que aconteceria com o personagem antes do lançamento dos próximos filmes.
Este é apenas um exemplo de inúmeros outros casos de pessoas que conhecem primeiro as adaptações literárias e depois se apaixonam pelos livros. Então, a seguir, você vai conhecer algumas obras que podem motivar esse encantamento entre seus estudantes. Confira!
Clássicos
Quer apresentar aos estudantes os grandes clássicos da literatura infantil? Aqui no
Blog da Ciranda de Livro, já listamos alguns títulos dessa segmentação que podem estar presentes no seu planejamento e até inspirar um projeto literário. Mas uma forma de fazer isso é exibindo as adaptações literárias dessas obras. Filmes como “Alice no País das Maravilhas”, “O Pequeno Príncipe”, “Peter Pan”, além dos famosos contos dos Irmãos Grimm, como “Branca de Neve” e “Cinderela”, ganharam grande repercussão em adaptações para o cinema.
Matilda
Publicado nos anos 1980 por Roald Dahl, este clássico infantil ganhou versões para o cinema e também para os palcos, inspirando muitas gerações. Na obra, uma garotinha amante dos livros descobre ter poderes especiais e recebe ajuda de sua professora para contornar desafios como a rígida diretora da escola e a família desestabilizada. Esta história é bastante eficiente para as sala de aula pois trazem como cenário o ambiente escolar, o que já possibilita a criação de uma identificação dos estudantes com a história.
O Menino Maluquinho
Recentemente, recebemos a triste notícia da morte de Ziraldo, um dos cartunistas e escritores mais importantes da literatura brasileira. Uma de suas obras mais famosas é “O Menino Maluquinho”, publicado em 1980. Este clássico da literatura nacional teve mais de quatro milhões de exemplares vendidos e também inspirou adaptações para o cinema e a televisão. Você pode então apresentar a obra de Ziraldo por meio da exibição de
episódios da série que foram disponibilizados na íntegra pela TV Brasil, por exemplo.
Harry Potter
Acima, citamos essa série tão aclamada entre as adaptações literárias. E reforçamos sua importância aqui, explicando um pouco mais sobre a obra de J.K. Rowling. A jornada do bruxo adolescente é composta por oito livros – considerando também a obra “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que se trata do roteiro do espetáculo teatral em cartaz em Londres, na Inglaterra. As publicações ocorreram entre 1997 e 2016. E a primeira adaptação de Harry Potter para os cinemas aconteceu em 2001.
Além disso, o universo ainda conta com três filmes da série “Animais Fantásticos”, cujas histórias acontecem muitos anos antes do nascimento do bruxo. Quem protagoniza a série é o professor Newt Scamander, e as publicações iniciaram em 2001. Apresente os filmes aos estudantes para incentivá-los a buscar os livros e conhecer detalhes revelados nas obras impressas que não estão nos cinemas.
O Rei Leão
A temporada do espetáculo “
O Rei Leão – O Musical” em São Paulo termina em 28 de julho. Esta grande produção adaptada para o público brasileiro é o maior fenômeno da Broadway, em cartaz há 25 anos. A história baseia-se na animação de mesmo nome da Disney, que também é um sucesso do cinema. Mas, o que pouca gente sabe é que a inspiração tanto para o teatro, quanto para o filme, foi
o livro “Hamlet”, clássico de Shakespeare.
Por esse motivo, muita gente chama “O Rei Leão” de “Shakespeare para crianças”. Sendo assim, ao levar os estudantes para assistirem à peça – ou até mesmo incentivá-los a
criar a própria versão teatral na escola, você poderá introduzi-los aos clássicos deste autor inglês que marcou a história da literatura.
Então, o que achou das nossas sugestões? Esperamos que este conteúdo, assim como outros compartilhados aqui no Blog da Ciranda de Livro, contribuam com suas
estratégias para o desenvolvimento do amor pela leitura.
Pois, quando os livros se tornam os “melhores amigos” dos estudantes, podem acompanhá-los por todos os lugares, levando-os muito além das telas e proporcionando experiências de aprendizagem diferenciadas. Nós sabemos muito bem do que estamos falando, porque a equipe da Ciranda de Livro acompanha de perto educadores que querem oferecer essa alta qualidade de ensino por meio da criação de projetos literários inovadores. Siga acompanhando nossas publicações para aprender mais dicas que aprimoram o dia a dia em sala de aula! E Acesse nosso site para saber mais:
www.cirandadelivro.com.br.