Como Diferenciar Sua Escola no Mercado Educacional

Conheça estratégias para desenvolver e promover os diferenciais que fazem sua escola se destacar. O que sua escola tem de diferente para oferecer aos estudantes? Pois saiba que as instituições investem cada vez mais em diferenciais únicos para poder se destacar no mercado educacional. Isso envolve tanto atualização de infraestrutura, como de equipamentos, do planejamento pedagógico, dos docentes, e das práticas extracurriculares. Essas decisões impactam não só na qualidade do ensino, como também na competitividade do mercado educacional. Então, hoje apresentamos dicas de como diferenciar sua escola no mercado educacional, para que você possa se destacar neste segmento cada vez mais desafiador.    

Para começar: aprenda a identificar os diferenciais da escola

Você sabe que sua escola possui qualidades únicas, que refletem não só na experiência de ensino, como também na rotina dos responsáveis e da equipe escolar. Mas é importante ter clareza sobre esses diferenciais da escola, para trabalhar com estratégias eficazes no mercado. Então, reserve um momento para listar todas essas qualidades, bem como os pontos de melhoria. Assim, ficará mais fácil visualizar esses diferenciais da escola. Uma ação que pode ajudar bastante nessa seleção é a pesquisa de mercado educacional. Já falamos sobre isso aqui no Blog da Ciranda de Livro, quando abordamos a importância do marketing educacional para atrair e reter alunos. A pesquisa de mercado é uma prática fundamental para compreender tanto as necessidades dos estudantes e responsáveis, como as da própria escola e da equipe. Desta forma, é possível entender como a instituição atende essas demandas de forma única. Você pode fazer a pesquisa de forma inovadora, utilizando novas tecnologias e recursos que facilitem a captação dessas informações. Lembre-se de criar formulários que sejam de rápida resolução e que os usuários preencham de forma intuitiva, gerando praticidade para este processo ocorrer de forma leve, sem burocracias. E uma forma de engajar a participação das pessoas nessas pesquisas é oferecendo recompensas para as respostas, que podem ser desde brindes até descontos na mensalidade, por exemplo.    

Mantenha os diferenciais da escola atualizados

Agora que você já identificou quais são os diferenciais da escola, ou seja, que a fazem se destacar no mercado educacional, que tal atualizar os outros pontos que podem ser melhorados? Este é o momento de agregar mais oportunidades para ganhar competitividade. Temos como exemplo disso a atualização das aulas de escrita com recursos tecnológicos, um tema que abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Pois as soluções digitais proporcionam uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, o que reflete no engajamento dos estudantes na realização das atividades de leitura e escrita. Então, usando esta disciplina como exemplo, é possível atualizar o planejamento por meio da inclusão de e-books (livros digitais) nos conteúdos, ou até mesmo realizar atividades com recursos de inteligência artificial e incluir boards interativos nas salas de aula, para agregar mais modernidade à rotina estudantil.    

Projeto literário inovador

Outra forma de se destacar no mercado educacional é atualizando o programa pedagógico com um projeto literário inovador, por exemplo. Afinal, a transformação de um estudante em um pequeno autor por meio de um projeto literário inovador pode ser não só uma solução prática para a rotina de ensino, como também envolve estudantes, a comunidade escolar e familiares. Aqui no Blog da Ciranda de Livro, além de ressaltar os diferenciais que um projeto literário inovador agrega à escola para destacá-la no mercado educacional, apresentamos um passo a passo para implementá-lo. Confira! 1º passo: defina a faixa etária e interesses dos participantes 2º passo: escolha temas relevantes 3º passo: promova atividades que engaje os estudantes, como um evento de autógrafos 4º passo: avalie os resultados  

Saiba comunicar os diferenciais da escola no mercado educacional

Não basta só identificar e atualizar esses pontos que fazem a escola se destacar no mercado educacional. É importante também comunicá-los, para que as pessoas saibam o que está sendo realizado neste sentido. Sendo assim, voltamos às nossas dicas sobre marketing educacional, que já apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro e devem ser relembradas. O conceito de marketing educacional se refere a todas as estratégias que as escolas realizam para reter e atrair estudantes. Isso reflete nas experiências dos clientes, bem como na imagem da instituição e até mesmo no engajamento da equipe de ensino. Quando falamos em comunicar os diferenciais da escola, é importante usar a criatividade e ir além dos anúncios em veículos de imprensa físicos, spots de rádio ou publicidade para a TV. Hoje, existem muitas possibilidades de divulgação para surpreender o público. As soluções de realidade virtual, por exemplo, permitem você a apresentar a escola onde as pessoas interessadas em conhecê-las estiverem. Por meio de óculos especiais, elas podem assistir a um passeio virtual pelo espaço. É uma forma inovadora de aproximar as pessoas dos diferenciais da escola. Para completar, você pode incluir entre as estratégias de divulgação ações com influenciadores, ou seja, pessoas que têm influência na sua comunidade escolar. Mas, aqui, não estamos falando somente de famosos. Esses protagonistas podem ser docentes, colaboradores, estudantes e seus familiares, por exemplo. Então, investir em pessoas que tenham influência no setor e possam falar sobre a sua instituição é uma estratégia que não pode ficar de fora neste sentido. Essas campanhas com personagens reais possibilitam o público a se conectar ainda mais emocionalmente com a mensagem divulgada pela escola. Esperamos que as sugestões compartilhadas aqui contribuam com a competitividade da sua instituição no mercado educacional. E se quer agregar mais diferenciais ao programa pedagógico da escola, conte com a equipe da Ciranda de Livro! Saiba mais em nosso site: www.cirandadelivro.com.br.

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