A Arte de Contar Histórias: Revitalizando o Currículo Escolar Através da Narração

Veja como a inclusão da prática de contação de histórias pode reforçar a qualidade do ensino e o engajamento dos estudantes. “Era uma vez” talvez seja uma das frases mais populares do mundo. Isso porque ela tem sido usada há centenas de anos para dar início à contação de histórias pelo mundo todo. E, por aqui, isso não é diferente. A prática da contação de histórias remete aos primórdios da civilização. É um hábito aprimorado de geração em geração, que conecta as pessoas a partir dos relatos sobre um assunto específico, seja ele real, ou fictício. E na infância, a contação de histórias tem ainda mais poder. Ela contribui com o desenvolvimento de muitas habilidades sociais e emocionais, que impactam no aprendizado e na formação individual. Inclusive, já existem muitos especialistas que defendem que as crianças conseguem alcançar uma maior retenção do conteúdo por meio dessas atividades. Pois uma poderosa experiência narrativa impacta na forma como dedicam atenção a um determinado assunto. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância de incluir a narração nas salas de aula e formas de realizar isso visando engajar a participação dos estudantes. Prepare-se para impulsionar o ensino com as dicas a seguir e conquistar um “final feliz” em suas atividades junto a turma!  

A importância da contação de histórias

Como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a contação de histórias é uma importante aliada do desenvolvimento dos estudantes. Essa atividade possibilita as crianças a compreenderem melhor as situações da rotina e se conectarem emocionalmente a partir dessa identificação de novas perspectivas. A contação de histórias também possibilita o despertar da curiosidade, estimulando a imaginação. Além disso, é uma ferramenta bastante valiosa para o desenvolvimento da autonomia e pensamento crítico dos estudantes, uma vez que abre portas para o ensino da resolução de conflitos, por exemplo. Vale reforçar que, tratando-se de uma atividade com proposta mais coletiva, a contação de história possibilita a socialização entre os estudantes. Para completar, também é uma estratégia que envolve o desenvolvimento de habilidades visuais e auditivas, pois é possível inserir nesta prática recursos de áudio, vídeo, criação de cenários e figurinos.  

4 dicas para aprimorar a narração e envolver estudantes

Agora, chegou o momento de colocar em prática as dicas a seguir e aprimorar a narração, para promover o engajamento dos estudantes nas atividades de contação de histórias. Confira!

1. Escolha a história certa

Já falamos sobre isso aqui no Blog da Ciranda de Livro, mas é importante reforçar esta orientação fundamental para o engajamento dos estudantes na prática de contação de histórias. Os educadores devem escolher uma obra, assunto ou tema que atendam às faixas etárias dos estudantes, bem como ao nível de alfabetização e seus contextos sociais.

2. Promova a interatividade

Mais do que apresentar uma boa história, a atividade deve contar com elementos que impulsionem a interação dos estudantes. Então, durante a contação, é importante pensar em questionamentos ou outras atividades que permitam os estudantes a participarem ainda mais da atividade. Lembre-se que, após muito tempo dedicando atenção à história, alguns podem ficar um pouco mais dispersos. Por isso, que tal agregar objetos, coreografias, figurinos, ou até mesmo brincadeiras que possam estimular ações e despertar a atenção dos pequenos?

3. Integre a contação de histórias em várias disciplinas

Muitas pessoas pensam que a contação de história está limitada somente às disciplinas de língua portuguesa ou outros idiomas, por exemplo. Pois saiba que esta é uma aliada para o ensino de muitas outras práticas. Isso pode ser feito por meio da escolha de temas que se relacionem com outros assuntos. Aqui, por exemplo, os educadores podem escolher narrar a biografia de uma personalidade histórica, ou ainda contar sobre um grande feito científico, abordar uma história de ficção que tenha como resolução experiências físicas ou matemáticas… Enfim, explore as possibilidades com criatividade!

4. Complete o seu projeto literário

Aqui no Blog da Ciranda de Livro, já explicamos que um projeto literário possibilita engajar alunos e professores de uma forma única. E, para completar, a contação de história é a ferramenta ideal para educadores complementarem as atividades do projeto literário. Mais do que transformar o estudante em um pequeno autor, aqui é possível incentivá-lo a tornar-se também um narrador da sua obra. Sendo assim, pense em criar um momento para que os pequenos contem sobre obras, personifiquem seus personagens e deem mais vida a esta importante realização.  

Checklist da contação de histórias

Resumindo as dicas, para finalizar, apresentamos esse checklist criado quando falamos do poder do storytelling em sala de aula, para você aprimorar ainda mais o momento de narração.
  • Comprometa-se com a história e com as crianças;
  • Use modulação de voz e dramatize;
  • Conte suas histórias com gestos, linguagem corporal e movimento;
  • Crie imagens mentais através de descrições feitas com todos os sentidos;
  • Use metáforas;
  • Faça contato visual com cada um de seus alunos para enfatizar o que é importante;
  • Incentive a interação por meio de perguntas;
  • Mantenha um diário e anote todas as histórias que aparecerem no seu caminho;
  • Integre um grupo de contadores de histórias para fazer críticas construtivas.
E se você precisa de mais dicas para engajar estudantes e transformar a experiência do ensino, conte com a equipe da Ciranda de Livro. Nossa plataforma é uma excelente aliada de profissionais da educação que buscam elevar a qualidade do trabalho em sala de aula. Já pensou em contribuir com a realização do sonho de uma criança que deseja se tornar um pequeno autor? Saiba mais em nosso site: www.cirandadelivro.com.br  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×