Posted on
abril 25, 2025
by
Ciranda
0 Comments
Entenda mais sobre a importância de incentivar a escrita criativa por meio da criação de histórias com seus estudantes.
Escrita e ilustração são recursos que caminham lado a lado na educação. Isso porque, juntos, eles complementam o aprendizado infantil de uma forma única e criativa. E neste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro, você vai entender melhor a relação dessa união na criação de histórias com os estudantes.
Afinal, tanto a escrita criativa e a ilustração estimulam o desenvolvimento cognitivo no aprendizado infantil, além de serem essenciais para o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. A criação das suas próprias histórias incentiva crianças a construírem obras baseadas em seus próprios ideais. Isso amplia a capacidade de resolução de problemas e a percepção do pequeno autor sobre o mundo ao redor.
E as imagens criadas por meio de suas ilustrações possibilitam os estudantes a concretizarem essas ideias, para que assim tenham melhor visualização de suas invenções, por exemplo. Assim, reforçam-se os conceitos abordados textualmente, além de alimentar a criatividade e as habilidades relacionadas à produção visual.
Siga com a leitura para se aprofundar na arte da criação de histórias com o conhecimento da Ciranda de Livro neste assunto. Desta forma, você entenderá melhor como a escrita e a ilustração se complementam no aprendizado infantil. Vamos lá?
A importância da escrita criativa no aprendizado infantil

Constantemente falamos sobre
a importância da escrita criativa no aprendizado infantil aqui no Blog da Ciranda de Livro. Isso porque o ensino da escrita criativa está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, a escrita criativa é uma excelente ferramenta para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação.
Afinal, ao desenvolver a criatividade na infância, isso impacta em toda a vida do estudante. Logo, o ensino da escrita criativa reflete desde a formação da identidade, até a criação de projetos e a resiliência da pessoa. Sendo assim, incentivar a criatividade durante o aprendizado infantil, principalmente por meio da criação de histórias, contribui com a formação de adultos com mais sensibilidade e mais senso crítico.
O poder da imaginação
Vale reforçar também que, como explica o estudo “Imaginação: reflexões sobre a possibilidade”, que
apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, define-se a imaginação como “uma função cognitiva essencial para atos criativos”. O estudo reforça que a imaginação está presente na sociedade desde a antiguidade, desempenhando assim um papel na sobrevivência e no desenvolvimento dos seres humanos.
Portanto, essa capacidade de vivenciar mentalmente um aspecto da realidade apenas como possibilidade, sem a necessidade de experienciar a situação, pode oferecer vantagens como evitar erros ou impulsionar descobertas. Sendo assim, a imaginação é uma ferramenta cognitiva útil para a formação e aprendizagem cultural, explica o estudo.
5 dicas para incentivar estudantes a criarem suas histórias
Já apresentamos
aqui no Blog da Ciranda de Livro três orientações para educadores que desejam praticar a escrita criativa e a ilustração em sala de aula. Vamos relembrar?
Dica 1: tudo em 1 mil palavras
Nesta atividade, incentiva-se o pequeno autor a criar uma história ou situação com até 1000 palavras. E essa criação também pode conter ilustração, tanto de forma digital, o que facilita a contabilização dos termos, quanto no “lápis e papel”. Vale reforçar que este conteúdo precisa ter começo, meio e fim. É uma excelente prática para trabalhar a concisão e também a criatividade, tanto do vocabulário, quanto audiovisual.
Dica 2: mudando as perspectivas
O exercício propõe que o pequeno autor produza um texto simples com ilustrações. Então, essa criação de história deve ser narrada a partir do ponto de vista de outros personagens. Para guiar esta atividade de escrita criativa e ilustração, escolha um tema ou assunto em comum que possa ser abordado pelos estudantes.
Dica 3: Observar para criar
Já esta opção de atividade que relaciona escrita criativa e ilustração funciona da seguinte forma: a turma é direcionada a observar uma paisagem, uma imagem, pessoa, ou qualquer outro elemento. Então, o pequeno autor deve descrever e desenhar essa sua observação. Uma forma de realizar essa atividade é observando uma janela, por exemplo. Assim, o estudante pode descrever o que vê, ouve, entre outras interações captadas ao redor.
Dica 4: completando a história
Aqui, uma das crianças da turma deve começar a escrever e desenhar a sua criação de histórias em um papel. Em seguida, transfere-se a produção para um próximo autor. Para isso, o papel é amassado em formato de bola e lançado para outra criança. Com esse material em mãos, ela deve desamassar e completar a história que vinha sido escrita anteriormente. E assim por diante, até que todos tenham participado da atividade, cada um escrevendo à sua maneira.
Dica 5: criando sua própria obra
Na Ciranda de Livro, acreditamos que
atividades lúdicas e criativas são fundamentais para o aprendizado infantil. Porque isso pode contribuir com melhorias na qualidade da aprendizagem, bem como com a autonomia dos estudantes no processo de ensino, e ainda proporcionar uma melhor formação individual, tornando-os em adultos mais bem preparados para o amanhã.
Sendo assim, quem deseja desenvolver a criatividade das crianças por meio da escrita e ilustração pode propor exercícios como a produção da sua própria obra literária! Falando em escrever e ilustrar, você sabia que pode transformar seus estudantes em autores dos seus próprios livros? Isso é possível com a Ciranda de Livro, plataforma pedagógica que permite essa experiência da escrita criativa de forma lúdica e simplificada. Saiba mais no site:
www.cirandadelivro.com.br.