A escola do futuro e as transformações necessárias na gestão escolar.

Atualize-se com as reflexões e dicas listadas pela Ciranda de Livro para você se manter à frente das tendências da educação.

Como você imagina a escola do futuro? Já parou para pensar nas transformações que ocorrerão nas instituições daqui a 10, 50, 100 anos ou mais?

Foi pensando nessas reflexões que trouxemos alguns insights sobre a escola do futuro para você começar a se atualizar sobre isso no presente. Afinal, a gestão escolar deve acompanhar as tendências da educação e manter-se à frente do que está por vir.

Para que, assim, a qualidade de ensino da instituição supere expectativas de estudantes, professores, do quadro de colaboradores e também dos responsáveis pelas crianças e jovens que estão se desenvolvendo.

Então, siga com a leitura e acompanhe os conteúdos que trouxemos sobre a escola do futuro e as transformações necessárias na gestão escolar.

A escola do futuro começa no presente

Se você acompanha as mudanças de comportamento da sociedade atual, sabe sobre a importância de pensar a longo prazo. E isso diz muito sobre como a sua gestão escolar se atualizará hoje para criar a escola do futuro, de dentro para fora das salas de aula.

Conforme abordado em publicação do portal O Futuro das Coisas, pensar a longo prazo é uma urgência da sociedade, em diversos setores, incluindo a educação. Isso porque hoje estamos inseridos em um momento imediatista, em que informações surgem a todo momento.

E estes dados são compartilhados com muita velocidade no mundo digital, superando fronteiras e alcançando muitas pessoas. Todavia, também existe o motivador de se pensar as ações hoje que impactam no amanhã. Pois uma nova geração está surgindo, logo, o que é feito no presente pode gerar consequências ao futuro de muitas pessoas que ainda nem estão no planeta.

Em artigo ao portal português Público, a professora Ângela Malheiro observa, em tom crítico, que muitas escolas de hoje ensinam “ancoradas” nos modelos de ensino do século XIX. Sendo assim, existem muitos desafios para que a transformação aconteça na gestão escolar visando uma atualização intensa.

Ela ainda cita o relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que define os quatro pilares da educação que transformam a escola como “o local privilegiado para aprender” – e nós já falamos sobre isso aqui no Blog da Ciranda de Livro.

Neste sentido, o documento observa que a formação dos estudantes deve estar focada no futuro com os pés firmados no presente, priorizando o desenvolvimento de cidadãos com papéis ativos na sociedade.

3 fatores presentes na escola do futuro

Além das reflexões apresentadas aqui, listamos três fatores que impactam na criação da escola do futuro. Acompanhe e veja como atualizar a gestão escolar e as atividades em sala de aula de acordo com as novas demandas da educação, para manter-se à frente no setor de ensino.

1. Professores atualizados

Quando falamos de escola do futuro, muitas pessoas só se preocupam com a atualização de equipamentos e com as novas tecnologias das salas de aula. Porém, a gestão escolar também deve investir na atualização dos professores.

Para que, assim, consigam operar as modernidades usadas corretamente. Assim, elas se tornam suporte na transmissão do conhecimento. Além disso, os professores precisam estar atualizados para tratar de assuntos atuais junto aos estudantes.

Nós já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro que a inovação na pedagogia não se limita aos recursos tecnológicos. Logo, isso engloba discussões sobre o planejamento de aula, habilidades técnicas, capacitação, notícias gerais, além de muitos outros fatores que refletem na formação dos estudantes.

Sendo assim, os professores que vão trabalhar na escola do futuro devem propor atividades com o uso de recursos digitais, mas que desenvolvam o senso crítico, autonomia, criatividade, a capacidade de resolução de problemas, entre outras capacidades dos estudantes.

2. Autogestão

Quando abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro as habilidades mais importantes do professor contemporâneo, trouxemos importantes dicas sobre autogestão. E elas devem estar presentes na gestão escolar da escola do futuro, uma vez que contribui com a otimização das atividades.

Isso porque, conforme explicamos, ter uma boa capacidade de autogestão influencia diretamente na efetividade das aulas. E hoje já existem diversos recursos digitais e acessíveis que colaboram para essa atualização.

Sendo assim, quando professores e colaboradores conseguem trabalhar com mais autonomia, reduzem o tempo dedicado à muitas atividades e, com isso, têm mais tempo para investir em tarefas que demandam essa atenção. Para completar, a autogestão contribui ainda com a qualidade de vida e bem-estar dos profissionais.

Então, para se atualizar e manter seu trabalho à frente das tendências, conheça essas sugestões de ferramentas digitais de organização. Saiba mais aqui!

  • Microsoft To Do
  • Google Agenda
  • Escola Digital
  • Pocket
  • My Homework

3. Educação Personalizada

Outro fator que não deve ficar de fora da escola do futuro é a educação personalizada. As estratégias da gestão escolar pensadas neste sentido atendem a uma tendência que tem ganhado força em 2022 e deve se manter presente pelos próximos anos.

Nas salas de aula, a educação personalizada proporciona a aprendizagem baseada nas capacidades e níveis de cada estudante. Desta forma, permite o desenvolvimento individual segundo as suas limitações, características, bagagens e contextos sociais de cada estudante – conforme já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, quando ensinamos você os cinco passos para colocar a educação personalizada em prática.

Uma importante aliada da escola do futuro que se preocupa com a educação personalizada é a pedagogia data driven. Este conceito contribui com a transformação das atividades escolares, pois baseia as estratégias na coleta, análise e criação de ações a partir de dados dos estudantes.

E a cultura data driven, bem como a personalização, também se aplicam à gestão escolar. A forma como colaboradores e os responsáveis são tratados pelas instituições de ensino reflete diretamente na competitividade no mercado de ensino. Portanto, investir em atividades tecnológicas que permitam essa comunicação direta e ágil é um grande diferencial da escola do futuro.

Gostou das dicas da Ciranda de Livro para transformar a sua gestão escolar? Esperamos que contribuam como a forma em que você constrói hoje a escola do futuro. Continue acompanhando nossos conteúdos para se atualizar sobre as tendências da educação.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×