Posted on maio 1, 2020
by Ciranda
0 Comments
Marcela foi diagnosticada com leucemia aos 7 anos de idade. Hoje, ela é uma sobrevivente e nos conta sua história através do projeto Ciranda de Livro.
Marcela Dearo Ribeiro, de 8 anos é uma criança como qualquer outra da sua idade: muito alegre, gosta de brincar, é esperta e ama a escola que frequenta, o Colégio Moraes, na cidade de Americana (SP). Hoje, ela está cursando o terceiro ano do Ensino Fundamental I.
Porém, em agosto de 2018, Marcela ficou doente, com febre. Logo, sua mãe Andréa Aparecida Contini Dearo a levou ao pediatra. Foi quando o médico suspeitou de Leucemia, um tipo de câncer que ocorre no sangue. O diagnóstico veio após Marcela ser encaminhada ao Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer infantil, localizado em Campinas (SP).
Ela nos conta que a Marcela conviveu ali com outras crianças em situação semelhante e ouviu muitos relatos das outras mães. Relatos sobre o tratamento e conseqüências dele. “Ouvimos relatos das mães em relação às crianças ficarem carecas, por exemplo. Mas, a Marcela nunca se importou. Quando o cabelinho dela começou a cair, ela já sabia que isso iria acontecer e que era um processo normal do tratamento”, conta a mãe.
Marcela brincando no parquinho: uma criança alegre e cheia de vida!
De acordo com Andréa, os enfermeiros falavam para a menina: “o seu cabelo está caindo porque o tratamento está fazendo efeito”. A mãe relata que Marcela tinha um cabelo lindo, todo encaracolado. Primeiro, Marcela cortou o cabelo na altura do queixo, até que acabou ficando carequinha mesmo.
Segundo Andréa, a filha explicou que as pessoas teriam que vê-la do jeito que ela é. Durante todo o tratamento, por mais difícil que tenha sido, Marcela foi forte o tempo todo e acabou dando forças para sua família também.
Um ano após iniciar o tratamento, em agosto de 2019, Marcela felizmente recebeu autorização para voltar à escola uma vez que entrou na fase chamada manutenção, quando o câncer já está no estado remissivo.
Seus colegas de classe já estavam finalizando o projeto da Ciranda de Livro, quando Marcela começou a escrever o seu próprio livro. A professora explicou a ela que poderia soltar a imaginação e desenvolver seu texto e desenhos de acordo com o tema trabalhado em sala de aula, que era sobre o respeito às diferenças.
Como seu estado de saúde ainda requer cuidados, Marcela não participou do evento de autógrafos. Uma das recomendações médicas é que a menina evite aglomerações. Mas, mesmo assim, seu livro intitulado “Mariana e o menino” foi recebido com muito orgulho pelos pais e até hoje faz o maior sucesso entre os colaboradores do Centro Infantil Boldrini.
Ao lado, livro de Marcela Ribeiro realizado através do projeto Ciranda de Livro
Para a pequena Marcela, uma das lições aprendidas com o projeto Ciranda de Livro foi sobre a importância de respeitar as pessoas, não importando sua aparência física.
A história de Marcela é inspiradora, por isso não poderíamos deixar de compartilhar. Através de algumas páginas de texto e desenhos, Marcela nos ensina sobre muitas coisas, como respeito ao próximo e superação de vida, uma verdadeira obra-prima de grande valor não só para a família, como para toda sociedade.
Fica aqui nosso agradecimento à Marcela e sua família por compartilharem conosco essa linda história, que está guardada no coração de cada um dos envolvidos.