A Importância da Educação Socioemocional: Preparando Alunos para o Futuro

Entenda mais sobre como isso impacta no desenvolvimento integral das crianças para manter seu programa pedagógico atualizado. 

Uma forma de preparar os estudantes para os desafios do futuro é por meio da educação socioemocional. Pois estas atividades refletem em um conhecimento que levarão para a vida toda, dentro e fora das salas de aula.

Por isso, hoje o Blog da Ciranda de livro traz informações sobre como a educação socioemocional impacta no desenvolvimento dos estudantes. Assim, você, profissional da educação, poderá se atualizar sobre as demandas e manter seu programa pedagógico preparado para atender às necessidades de aprendizado. Siga com a leitura para saber mais!

 

Educação socioemocional e sua importância

Você se lembrar de quando explicamos o que é educação socioemocional aqui no Blog da Ciranda de Livro? Então, vamos retomar este conceito para você entender melhor este assunto bastante importante para o desenvolvimento dos estudantes.

O termo educação socioemocional vem do conceito em inglês conhecido pela sigla SEL (Social Emotional Learning). Ela define um campo de estudos pautado em técnicas da neurociência, na ciência da aprendizagem, psicologia e pedagogia. E em definição da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação socioemocional reúne os processos de compreensão e manejo das emoções ao cativar a empatia e a tomada de decisão responsável entre estudantes.

As atividades baseadas na educação socioemocional contribuem com o desenvolvimento dos estudantes, pois estimulam à reflexão deles sobre como colocar o conhecimento obtido nas salas de aula em prática na sociedade.

Assim, a educação socioemocional reflete em impactos positivos para o ensino e para a vida, proporcionando um aprendizado mais fortalecido, uma vez que permite trabalhar capacidades como trabalho em equipe, empatia, resiliência, entre outros fatores que impactam na formação individual e coletiva, por exemplo.

Vale relembrar também que a educação socioemocional baseia-se nos seguintes pilares: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social. Sendo assim, influencia na vida dos estudantes não só dentro das salas de aula, como também fora da escola, em suas vivências na comunidade e com a família.

 

Trabalhando a educação socioemocional no programa pedagógico

Existem diversas formas de trabalhar a educação socioemocional em sala de aula. Aqui, listamos algumas orientações que já compartilhamos no Blog da Ciranda de Livro para ajudar você a atualizar em programa pedagógico com este foco.

Para começar, pense em incentivar a valorização do conhecimento e a continuidade do aprendizado por meio de atividades que despertem a criatividade, propondo hipóteses e a solução de problemas. Também é interessante trabalhar a educação socioemocional impulsionando a apreciação e produção de manifestações artísticas e culturais, por exemplo.

Não se esqueça ainda de utilizar diversas linguagens verbais, corporais, visuais, sonoras e digitais, criando canais diversos para o compartilhamento das experiências de aprendizado entre os estudantes, de acordo com o seu contexto. Para que, desta forma, eles consigam desenvolver a empatia e compreensão mútua sobre diversas realidades.

Para completar, inclua no programa pedagógico atividades que valorizem a diversidade, e desenvolva práticas baseadas em fatos e na análise de dados, para incentivar também a tomada de decisão assertiva e a capacidade de interpretação dos estudantes.

 

Exemplos de atividades para você se inspirar

Então, agora chegou o momento de praticar a educação socioemocional dentro da sala de aula. Que tal algumas sugestões de atividades focadas nisso?

Debates construtivos

Quando falamos sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil aqui no Blog da Ciranda de Livro, citamos como exemplo as atividades de projeto de vida. Isso porque a competência do projeto de vida visa desenvolver os estudantes, estimulando questionamentos sobre o mundo, sua criticidade sobre assuntos gerais e promovendo o autoconhecimento. Uma atividade em que você pode praticar isso são os debates construtivos sobre temas atuais, por exemplo. Isso porque a troca de experiências de forma respeitosa pode ampliar as visões de mundo dos estudantes, bem como engajar a participação e promover até mesmo o sentimento de identificação e pertencimento entre eles.

 

Projeto literário

Outra forma de desenvolver habilidades sociais e emocionais dos estudantes é por meio de um projeto literário. Você pode abordar um tema específico e, desta forma, além de trabalhar a educação socioemocional, vai incentivar a leitura e despertar a criatividade do pequeno autor que transformará sua ideia em um livro. Para completar, um projeto literário promove o aprimoramento de muitas outras habilidades, até mesmo da saúde mental dos estudantes. Esta ainda é uma atividade que amplia o vocabulário, como também a bagagem social das crianças.

 

Representatividade

Conforme explicamos, a educação socioemocional é fundamental para despertar ensinamentos sobre diversidade e inclusão. Então, considere no programa pedagógico atividades que tragam exemplos de representatividade. Isso pode ser realizado a partir da apresentação de pessoas diversas que realizaram grandes feitos na humanidade, por exemplo, como personalidades famosas de diversas áreas. Ainda é possível agregar exemplos de livros, filmes e outras produções culturais que contribuam com essa discussão.

Gostou das nossas informações sobre educação socioemocional? Esperamos que este conteúdo contribua com a sua atualização e que amplie a qualidade do ensino promovido em sala de aula. Para saber mais sobre a Ciranda de Livro, acesse: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×