Posted on novembro 17, 2022
by Ciranda
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Que tal ir além do bê-a-bá, professor? Pois hoje vamos falar sobre a escrita criativa e sobre as formas de agregá-la ao desenvolvimento infantil nas salas de aula.
Isso porque trabalhar essa habilidade com seus estudantes pode contribuir com melhorias na qualidade da aprendizagem, bem como com a autonomia deles no processo de ensino, e ainda proporcionar uma melhor formação individual, tornando-os em adultos mais bem preparados para o amanhã.
O ensino da escrita criativa está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por isso, é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação.
Então, está curioso para saber como despertar essa habilidade no desenvolvimento infantil? Acompanhe as dicas “fora da caixa” que trouxemos para você neste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro!
Primeiramente, vamos abordar a relação da criatividade e o desenvolvimento infantil, para você compreender melhor como um ponto influencia no outro. Em conteúdo da Asbrei (Associação Brasileira de Educação Infantil), a especialista Celi Paradela explica que esta habilidade deve ser desenvolvida na infância pois será usada pelo indivíduo em toda a sua vida.
Logo, a criatividade impacta desde a formação da identidade, até a criação de projetos e a resiliência da pessoa. Sendo assim, incentivar a criatividade durante o desenvolvimento infantil contribui com a formação de adultos com mais sensibilidade e mais senso crítico.
E engana-se quem acredita que a criatividade só pode ser estimulada por meio de atividades artísticas em sala de aula. Ainda segundo conteúdo da Asbrei, existem diversas formas de linguagens que proporcionam este resultado. Portanto, os educadores precisam identificar o desafio de trabalhar esta habilidade no desenvolvimento infantil e incentivar que as crianças criem as melhores soluções para as ações propostas.
Uma dos exemplos mais comuns de atividades para incentivar a criatividade no desenvolvimento infantil é a prática de contação de histórias, que tem tudo a ver com a escrita criativa. Hoje, isso também é reconhecido pelo termo storytelling, conceito que define a arte de transmitir e emocionar a pessoa receptora da comunicação, seja por voz, filme ou texto.
Nós já falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre o poder do storytelling na sala de aula. Inclusive, ensinamos que as crianças tendem a reter mais conhecimento quando podem conectá-lo a uma atividade como essa. E o storytelling é um importante aliado do ensino da escrita criativa, uma vez que os estudantes criam a trama antes de apresentá-la ao público final.
Pensando nisso, para desenvolver atividades que realmente impactem na escrita criativa durante o desenvolvimento infantil, não deixe de seguir estas dicas que trouxemos no Blog da Ciranda de Livro para um bom storytelling:
Agora, professor, tenha papel e caneta na mão – ou teclado e mouse, no caso dos mais conectados – pois vamos apresentar exemplos de como trabalhar na prática a escrita criativa durante o desenvolvimento infantil.
São orientações compartilhadas por especialistas da educação, como os do Laboratório da Escrita, que você precisa conhecer e adotar no dia a dia em sala de aula. Confira!
A proposta deste exercício de escrita criativa é convidar as crianças a voltarem a sua atenção a uma música, uma imagem, ou ao ambiente ao redor. A partir disso, incentive-as a escrever sobre a experiência, como sobre os sentimentos que vivenciaram durante este momento, ou o que viram e ouviram, por exemplo. Vale reforçar que elas são livres para escreverem o quanto quiserem e como quiserem, respeitando assim as individualidades de cada estudante.
Neste exercício, você, professor, deve escolher uma obra textual que vai guiar a produção de escrita criativa dos estudantes. Seja um poema, um capítulo de um livro, ou um único texto. Após definir qual será a obra que norteará a atividade, escolha também uma palavra específica desta produção que servirá como tema da criação. A partir disso, os estudantes criam seus textos com essa palavra específica, por exemplo.
Aqui, uma das crianças da turma deve começar a escrever sua história em um papel. Em seguida, transfere-se a produção para um próximo autor. Para isso, o papel é amassado em formato de bola e lançado para outra criança. Com esse material em mãos, ela deve desamassar e completar a história que vinha sido escrita anteriormente. E assim por diante, até que todos tenham participado da atividade, cada um escrevendo à sua maneira.
Chegou o momento de você transformar sua turma de estudantes em autores dos seus próprios livros. Sabe como isso é possível? Com a Ciranda de Livro! Somos especialistas em transformar histórias em obras-primas. Por meio da nossa plataforma pedagógica, é possível proporcionar aos estudantes a experiência da escrita criativa de forma lúdica e simplificada.
Vale reforçar que a Ciranda de Livro é um programa totalmente alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), bem como também orientado pelos 4 pilares da Educação da Unesco. E quando os estudantes têm a oportunidade de escreverem de forma criativa seus próprios livros, eles desenvolvem o empoderamento, bem como a autonomia, protagonismo e senso crítico, além da realização pessoal cativada por essa experiência única. Para saber mais, acesse o site: www.cirandadelivro.com.br.
Esperamos que este conteúdo sobre escrita criativa contribua com o desenvolvimento de seus estudantes. Siga acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para aprender mais dicas que elevam a qualidade do ensino!