Entenda o valor da parceria dos familiares e confira a dica da Ciranda de Livro para aproximá-los do ambiente de ensino.
Existem parcerias que têm tudo para dar certo no ambiente de ensino. Hoje, estamos falando da união entre a família e a escola, e como isso beneficia os estudantes dentro e fora das salas de aula.Com o isolamento social imposto pela pandemia, ficamos afastados por muito tempo do ambiente de ensino. Porém, a retomada das atividades presenciais nos convida a fortalecer vínculos e realizar atividades que aproximem a família e a escola.Afinal, naquele momento passado, as famílias foram fundamentais para apoiar os estudantes, criando da forma que era possível os ambientes de aprendizagem dentro das casas. Agora, é a vez de trazer os familiares para as atividades educacionais no ambiente em que os estudantes utilizam para obter conhecimento.Assim, os pais conhecem a infraestrutura, como também os professores, diretores, colegas dos estudantes, e criam identificação com o quadro escolar. Essa troca de experiências presenciais e também digitais resultam na expansão do aprendizado obtido em sala para dentro das casas, e vice-versa. Saiba mais sobre isso aqui no conteúdo da Ciranda de Livro!
Por que a família deve participar das atividades da escola?
Aqui no Blog da Ciranda de Livro, é comum compartilharmos dicas de atividades para a família e a escola. Isso porque entendemos sobre a importância de incluir os responsáveis nesse processo de aprendizagem.E os benefícios dessa parceria já é cada vez mais comprovado. Logo, enquanto a escola trata da formação intelectual e acadêmica, cabem aos responsáveis trabalharem o desenvolvimento de valores e princípios. Então, quando a família e a escola compartilham esses aprendizados, contribuem com a formação de indivíduos mais completos no futuro.Em matéria compartilhada pelo veículo Correio Braziliense sobre a relação entre a família e a escola, especialistas reforçam que a participação dos responsáveis reflete em ganhos no desempenho dos estudantes. Pois, com este apoio familiar, aumenta-se a confiança durante as atividades.Portanto, pensar em criar uma escola acolhedora, que envolva a família, é uma maneira de superar o desafio do distanciamento imposto pela pandemia e aprimorar as experiências de ensino.
Dicas de atividades para aproximar a família e a escola
Agora que você entendeu melhor o valor da parceria da família e escola, vamos à prática? Confira formas de aproximar os responsáveis do ambiente de ensino que vão além das convencionais.
Comunicação
Saber ouvir e realizar uma comunicação acolhedora com a família contribui com essa aproximação, e isso pode ser feito de forma offline, utilizando materiais convencionais, como agendas ou cartas, ou de forma online. Afinal, os responsáveis têm muito interesse em saber o que está acontecendo no ambiente de ensino.Se optar pelo uso de tecnologias, você pode criar grupos em redes sociais ou utilizar aplicativos de comunicação escolar que otimizam esse contato. Porém, lembre-se de impor limites de uso, como horários e moderações. A conectividade usada a favor da relação entre família e escola possibilita aproximar as pessoas onde elas estiverem, até mesmo a distância. E também não se esqueça de que a transparência e empatia devem estar presentes mesmo nas atividades online.
Colaboração
Que tal propor atividades para serem realizadas entre a família e a escola? Promova essa troca de ideias por meio da realização de iniciativas pedagógicas que incluem os familiares. Isso pode ser feito, por exemplo, em uma criação de árvore genealógica. Ou ainda em outras atividades de disciplinas diversas.Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós já trouxemos várias dicas de atividades para ser realizada entre a família e escola. Apresentamos dicas de como os responsáveis podem participar das brincadeiras, como também sugestões de livros para serem lidos entre responsáveis e os estudantes. Isso porque existem diversas formas de trabalhar essa inclusão no ambiente de ensino e fora dele.
Eventos
Outra forma de aproximar a família e escola é realizando eventos presenciais. Mas, aqui, não estamos falando dos tradicionais como datas que celebram as figuras maternas e paternas, ou festas juninas e fechamentos de fim de ano. Vamos além: use a criatividade para criar eventos diferenciados.Na Ciranda de Livros, por exemplo, apoiamos não só a criação de um livro assinado pelos próprios estudantes, como também o lançamento dessas obras! É por isso que os nossos eventos de autógrafos são tão comentadas quando realizadas nas escolas. O evento funciona da seguinte forma: a escola reúne os familiares e os autores mirins para apresentarem seus livros aos convidados. E nós da Ciranda de Livro oferecemos o suporte necessário para que tudo ocorra em uma noite de autógrafos incrível.Além disso, temos dicas para você realizar o evento de autógrafo na sua escola que compartilhamos aqui. Para adiantar, segue um checklist de tudo o que precisa ser considerado para a realização desta atividade:
Ambientação
Lista de convidados
Alimentação
Decoração e atrações
Divulgação
Se seguir estes cinco pontos ao realizar um evento de autógrafos, este momento se tornará um sucesso e será eternizado na vida de todos da família e a da escola. Para saber mais sobre a experiência de estudantes escreverem o próprio livro, acesso nosso site: www.cirandadelivro.com.br.Esperamos que as dicas compartilhadas aqui hoje contribuam como a aproximação das famílias da escola. Afinal, todos têm a ganhar quando estão atuando em conjunto pelo desenvolvimento da aprendizagem infantil. E se você tem mais dicas para compartilhar, não hesite em deixar nos comentários, pois elas podem agregar ainda mais na vida das pessoas que acompanham o Blog da Ciranda de Livro. Então, até a próxima!
Ciranda de Livro é uma plataforma pedagógica que transforma estudantes em autores de belas obras-primas. E como apaixonados por educação e transformação digital, aqui neste blog compartilhamos um pouco daquilo que vivemos, acreditamos e apostamos para este segmento tão apaixonante.