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maio 30, 2025
by
Ciranda
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Conheça dicas para incentivar os estudantes a aprimorarem o processo de criação de seus textos com autonomia.
A produção textual infantil envolve uma série de fatores. Muitas etapas completam essa jornada, desde a primeira ideia sobre a história que será escrita, até o lançamento final da obra, como em um projeto literário.
Como temos vasta experiência no mercado educacional, trouxemos ao Blog da Ciranda de Livro dicas que podem ajudar os estudantes a aprimorarem suas atividades, principalmente a respeito da importância da revisão e reescrita.
Isso porque esse processo muitas vezes acaba sendo direcionado como responsabilidade somente dos educadores. Mas, quando o estudante atua na revisão e reescrita da sua própria obra, consegue aprimorar o projeto e alcançar ainda mais qualidade.
Assim, é possível estimular a autonomia na aprendizagem, por exemplo. Então, continue com a leitura para entender melhor sobre a importância da revisão e reescrita na produção textual infantil.
Produção textual infantil além da leitura e escrita
Engana-se quem pensa que o processo de produção textual infantil limita-se ao ler e escrever. Desenvolver um texto, ou um projeto literário completo, exige muitas habilidades dos estudantes. Isso envolve desde pesquisas sobre o tema, além de compartilhamento de ideias, também está relacionado à expressão e questões socioemocionais, por exemplo.
A leitura e a escrita são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Portanto, o processo de
produção textual infantil fortalece o seu desenvolvimento de maneira integral.
Portanto, promover a união das práticas de desenvolvimento de leitura e escrita junto às demais disciplinas é uma estratégia que impulsiona a aprendizagem, como
já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Dicas para integrar a leitura e escrita a outras disciplinas
- O planejamento da integração curricular da leitura e escrita a outras disciplinas deve começar no início do semestre. Então, reúna-se com os professores de outras matérias para organizar este cronograma e definir o tema que será abordado no currículo escolar assim que puder.
- Ao trabalhar essa produção textual infantil interdisciplinar, pense em trazer para as salas de aula temas que promovam a sinergia entre as disciplinas, unindo matemática, português, geografia, história, entre outras de uma forma única, em torno de um só tema, por exemplo.
- Quando colocar as atividades de produção textual infantil em prática, defina também um cronograma para se reunir novamente com os professores das outras disciplinas para entender se as atividades estão ocorrendo dentro dos prazos e como estão repercutindo com os estudantes.
- Não se esqueça de pensar em atividades de leitura e escrita também para os estudantes praticarem o tema fora das salas de aula, junto aos familiares, por exemplo, como acontece na criação de um projeto literário.
- Como você trabalhará em equipe com os demais professores da escola nessas atividades de produção textual infantil interdisciplinar, proponha práticas que também despertem o engajamento coletivo dos estudantes.
- Finalizando, avalie os pontos positivos e negativos dessa experiência interdisciplinar de produção textual infantil, listando o que funcionou e não funcionou ao fim da prática do currículo escolar. Desta forma, você ganhará aprendizados sobre interdisciplinaridade para agir nas próximas iniciativas.
Incentivando estudantes a revisar e reescrever
Vivemos tempos de
inovação na educação, em que novas tecnologias surgem a todo momento para apoiar a rotina dos educadores e estudantes, até mesmo nas tarefas de produção textual infantil. Isso inclui ferramentas que possibilitam a revisão e reescrita de textos em questões de minutos, ou até segundos. Os recursos disponíveis com inteligência artificial generativa são exemplos disso.
Todavia, ainda não é possível depender totalmente dessas tecnologias. A inteligência humana também deve fazer parte desse aprimoramento da leitura e escrita. Ou seja: as ferramentas devem ser usadas como suporte à aprendizagem.
Muitos estudantes e educadores têm em mente que, durante o processo de produção textual infantil, cabe ao estudante escrever, e o educador corrigir. Todavia, quando o pequeno autor se dedica à revisão e reescrita dos conteúdos, isso expande a sua aprendizagem.
Para começar, a prática de revisão e reescrita dos conteúdos possibilita desenvolver a autonomia dos estudantes. Porque, nesse processo, ele identificará alguns erros ou pontos de melhoria do seu trabalho. Além disso, essa segunda visão contribui com um aprofundamento do entendimento de sua produção. Assim, fica mais fácil para reorganizar as ideias e deixar o conteúdo ainda mais claro.
Não podemos esquecer que a revisão e reescrita também aprimora a habilidade de refinar seu vocabulário, a coesão textual e seu estilo. Sendo assim, o processo de produção textual torna-se mais ativo. Porque, em vez de receber uma correção pronta, o próprio estudante se envolverá ativamente para construir e melhorar seu projeto.
Agora, vamos às dicas para incentivar seus estudantes a realizar a revisão e reescrita durante o processo de produção textual infantil? Listamos algumas dicas compartilhadas por especialistas ao portal
Corrija-me e também baseadas em nossa experiência no setor educacional, com os projetos literários da Ciranda de Livro por todo o Brasil.
Dicas para revisar e reescrever
- Antes de começar, peça aos estudantes para interpretarem novamente a proposta da atividade, para que se certifiquem de que entenderam o que foi solicitado e se o conteúdo entregue atende essas exigências.
- Durante a revisão, incentive os estudantes a usarem algum material para destacarem os possíveis erros e melhorias, como uma caneta de cor diferente, ou sublinhando e circulando esses pontos. Isso contribui para uma melhor visualização das mudanças necessárias.
- Ler com atenção, até mesmo em voz alta, também contribui para essa identificação de novas abordagens.
- Então, após identificar os ajustes necessários, é hora de reescrever o conteúdo com essas mudanças.
- Para finalizar, é interessante realizar uma nova revisão, pois muitas vezes alguns ajustes que não foram visualizados antes podem surgir.
Gostou das dicas da Ciranda de Livro para aprimorar a revisão e reescrita no processo de produção textual infantil? Continue acompanhando nosso Blog para aprender mais! E se precisar de ajuda, conte com nossa equipe! É só entrar em contato: www.cirandadelivro.com.br.