Posted on
fevereiro 14, 2025
by
Ciranda
0 Comments
A importância do planejamento pedagógico no volta às aulas
Saiba como se organizar com atividades que farão a diferença no seu ano letivo com dicas da Ciranda de Livro.
E aí, educador, está com as energias recarregadas para voltar às aulas? Sabemos que após o período de recesso é difícil retomar as atividades, mas temos algumas dicas para você organizar o planejamento pedagógico e fazer com que esse retorno será incrível!
O momento de volta às aulas é ideal para revisar e ajustar seu planejamento pedagógico. Entre as diversas orientações que temos para isso, não podemos deixar de falar da importância de incluir o projeto literário nas atividades com a turma.
Siga com essa leitura para saber como garantir que suas atividades sejam realizadas com educação e eficiência ao longo deste ano letivo e de muitos outros!
5 dicas para realizar um bom planejamento pedagógico
Há muitos anos nós temos o hábito de compartilhar aqui no Blog da Ciranda de Livro dicas para
realizar um bom planejamento pedagógico. E essa tradição continua, afinal, essa prática é atemporal na vida dos educadores. Então, confira as dicas essenciais que temos para você se organizar neste período de volta às aulas.
1. Entenda o contexto da sua turma
Para começar, você sabe como foi e o como tem sido o atual nível de aprendizagem da turma? É interessante retomar algumas informações para que elas baseiem as tomadas de decisões assertivas no planejamento pedagógico. Antes de iniciar qualquer programação, saiba os interesses, desafios e outros fatores que impactam no desenvolvimento dos estudantes.
Pensando nisso, temos uma sugestão de leitura do Blog da Ciranda de Livro que pode apoiar essa etapa. Neste conteúdo sobre a
avaliação além das notas, explicamos como medir o o sucesso em um planejamento pedagógico. Vale a pena relembrar essas orientações para seguir em frente neste volta às aulas.
2. Use as novas tecnologias a seu favor
Continuando, inclua as ferramentas digitais nas suas estratégias para atividades em sala de aula. As ferramentas digitais também servem para professores realizarem mentorias ou acompanhar o desenvolvimento do estudante de forma individualizada. E isso vale para o uso de tecnologias de inteligência artificial, que estão em alta e cada vez mais presentes em nossas rotinas.
3. Considere atividades de gamificação
Também é interessante trabalhar com atividades no planejamento pedagógico que apoiem a gamificação, pois essa metodologia pode engajar a competitividade de forma saudável entre os estudantes na volta às aulas. Sendo assim, pense em atividades que promovam a superação de desafios no processo de aprendizagem por meio dos jogos, seja de forma online ou offline.
4. Alinhe as atividades com a BNCC
Certifique-se de que o seu planejamento pedagógico está em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os objetivos institucionais. Assim, é possível definir metas claras e mensuráveis para cada etapa do semestre ou ano letivo que estejam alinhadas com esse norte.
5. Faça do calendário seu melhor amigo
Registre no seu planejamento pedagógico os feriados, eventos escolares, datas comemorativas, bem como as datas previstas para a realização das avaliações e prazos de projetos. Nesta organização, não se esqueça de reservar espaços para possíveis ajustes ou imprevistos, para que assim seja possível remanejar os compromissos listados.
Qual a importância do planejamento pedagógico na volta às aulas?
![](https://cirandadelivro.com.br/wp-content/uploads/2025/02/young-colleagues-working-together-cafe-300x200.jpg)
Já explicamos
aqui no Blog da Ciranda de Livro que este é um dos principais elementos da rotina escolar, pois é no planejamento pedagógico que estão informações que refletem a identidade e os valores da escola, bem como as ferramentas que a instituição vai usar para colocar isso em prática.
Portanto, o planejamento pedagógico deve refletir e atender às necessidades dos estudantes, não só pensando no hoje, como no amanhã. Vale ressaltar que o envolvimento de mais pessoas neste processo pode otimizar os resultados, uma vez que a troca de feedbacks e o compartilhamento de ideias enriquece os processos.
Lembre-se que a educação, assim como diversos setores, segue em constante evolução. Todos os dias surgem novidades no setor, e é importante criar planejamentos pedagógicos que acompanhem essas tendências, visando a melhor formação dos estudantes.
A dica final é a de não se esquecer de pensar em atividades para o planejamento pedagógico para os estudantes praticarem em grupos ou fora das salas de aula, junto aos familiares, por exemplo. Porque isso pode estimular o senso de trabalho em equipe e enriquecer ainda mais o clima positivo na volta às aulas.
Como incluir o projeto literário no planejamento pedagógico
Essa é uma dica muito importante para educadores que desejam promover não só a leitura, como a autonomia e outras habilidades socioemocionais dos estudantes. Tudo isso e muito mais é possível por meio de um projeto literário como o da Ciranda de Livro.
Afinal, planejamentos pedagógicos modernos precisam considerar as tendências educacionais para que atendam às necessidades impostas pela sociedade atual. Logo, uma forma de superar desafios da educação com o planejamento pedagógico é acrescentando entre as ações práticas um projeto literário. A atividade atende a um outro desafio bastante comum, da falta de engajamento dos estudantes com os conteúdos.
O projeto literário também ajuda a
promover a interdisciplinaridade no volta às aulas. Durante uma leitura, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, e emocionais e sociais, que são exigidas em todas as disciplinas. Pois enquanto leem, eles ouvem e assumem a fala, dialogam sobre as imagens ou o conteúdo da disciplina em si e, desta forma, estimulam o pensamento e a criatividade. Isso impacta então no desenvolvimento de habilidades complexas.
Quer saber como implementar um projeto literário de sucesso na sua escola? A equipe da Ciranda de Livro está à disposição para te ajudar nisso! Saiba mais no site:
www.cirandadelivro.com.br.