Posted on
abril 11, 2025
by
Ciranda
0 Comments
Confira as dicas da Ciranda de Livro para organizar eventos e atividades literárias que incentivam o gosto pela leitura e escrita.
Todo dia é dia de promover atividades que impulsionem o hábito de leitura e escrita entre os estudantes durante o ano letivo. Para isso, você só precisa criar um calendário literário que atenda às expectativas de aprendizagem. Sabe como fazer isso?
A Ciranda de Livro sabe! E, por isso, compartilhamos aqui dicas que vão ajudar você a engajar os estudantes em eventos e atividades literárias. Essas práticas são essenciais para celebrar o universo literário e transformar a rotina escolar, despertando o interesse dos estudantes pelos livros. Para completar, um calendário literário bem estruturado fortalece o vínculo da comunidade escolar, bem como proporciona momentos de descontração e aprendizado que serão eternizados.
Para esse planejamento, é necessário seguir algumas orientações que impactam diretamente no alcance dos resultados esperados com essa programação. Siga com a leitura para entender como fazer o seu calendário literário e não perder mais tempo ao engajar os estudantes durante o ano letivo.
Checklist para criar um calendário literário

Se você, educador, deseja incentivar o interesse dos estudantes pela leitura e escrita, precisa elaborar um calendário literário eficiente. E nós vamos te ajudar nisso! Confira as orientações que listamos para tornar esse recurso um aliado da aprendizagem no ano letivo.
- Para começar, crie um calendário literário que envolva os alunos por meio de uma participação ativa. Ou seja, as atividades selecionadas para esse cronograma devem promover a coletividade, bem como a criatividade, por exemplo.
- Sendo assim, proporcione experiências diversificadas, que estimulem tanto a imaginação dos estudantes, como também a reflexão e a forma como expressam seus ideais.
- Utilize também como base para esse calendário literário datas comemorativas relacionadas à literatura, como Dia Mundial do Livro, por exemplo.
- A organização é fundamental para o sucesso do calendário literário no ano letivo. Então, estabeleça as datas das atividades com antecedência, para assim criar uma programação acessível e que atenda à disponibilidade dos estudantes e da comunidade escolar.
- Envolva os estudantes na organização das atividades listadas nesse calendário literário, para incentivar o protagonismo e a colaboração deles.
3 atividades para um calendário literário de sucesso
Existem diversas atividades para serem adicionadas no calendário literário da sua escola neste ano letivo. Mas, pela experiência da Ciranda de Livro, listamos três que são essenciais nesta programação. Confira quais são e como realizá-las.
Debates construtivos
Quando falamos sobre
o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil aqui no Blog da Ciranda de Livro, citamos como exemplo as atividades de projeto de vida, incluindo debates construtivos. Isso porque a competência do projeto de vida desenvolve os estudantes, estimulando questionamentos sobre o mundo, sua criticidade sobre assuntos gerais e, assim, promove o autoconhecimento, incluindo a criatividade.
Então, pensando nisso, uma atividade que corrobora com esse propósito são os debates construtivos sobre temas atuais, por exemplo. Isso porque a troca de experiências de forma respeitosa pode ampliar as visões de mundo dos estudantes, bem como engajar a participação e promover até mesmo o sentimento de identificação e pertencimento entre eles.
Teatro
A prática de atividades teatrais também pode ser uma ótima ideia para preencher o calendário literário no ano letivo. Afinal, as aulas de teatro na escola promover a socialização, a criatividade, a concentração, bem como outras habilidades socioemocionais importantes para o desenvolvimento dos estudantes.
As aulas de teatro na escola estimulam a exposição de opiniões, e assim, os alunos aprendem a apresentar suas ideias respeitando as diferenças entre os colegas. Ainda ao fim das atividades, podem se tornar mais confiantes e seguros de si, o que influencia na autonomia do aprendizado. A criatividade é um dos fatores mais trabalhados nas aulas de teatro na escola. Isso porque jovens e adolescentes precisam imaginar muito para encenarem. É necessário colocar os pensamentos em prática ao transformar a dramaturgia em ações reais.
Você sabia que as aulas de teatro na escola ainda possibilitam desenvolver o hábito pela leitura? Pois ao se envolverem com as histórias e os roteiros, os estudantes precisam dedicar um bom tempo para memorização dos conteúdos. Logo, a inclusão desse método de ensino no plano de aula contribui com a autonomia na aprendizagem. E o mais interessante é que esse exercício pode ser correlacionada a diversas disciplinas, pois “abre as cortinas” para que variados temas sejam trabalhados.
Evento de autógrafos
Como já ressaltamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, o evento de autógrafo é um momento encantador na vida dos estudantes. Afinal, ele marca a transformação do sonho do pequeno autor de ter seu próprio livro. É por esse e muitos motivos que esse encontro precisa estar presente no planejamento do calendário literário do ano letivo.
Logo, estas pequenas confraternizações são uma forma de reconhecer as conquistas dos estudantes no ambiente escolar. Isso contribui com o empoderamento e protagonismo no ensino, pois fortalece a confiança e estimula a colocar em prática o conteúdo absorvido que deu origem a esse evento de autógrafos.
Além disso, ao publicar um livro e realizar um evento de autógrafos, os estudantes se lembrarão das escolhas que fizeram ao contar suas histórias e serão capazes de comparar e contrastar suas próprias estratégias de escrita com as de outros alunos – e até mesmo de outros autores. Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a compreensão de leitura e a escrita, contribuindo para discussões mais interessantes em classe.
Então, você precisa de ajuda para realizar um evento de autógrafos no seu calendário literário? Conte com a Ciranda de Livro! Acesse nosso site e converse com a nossa equipe:
www.cirandadelivro.com.br.