Como e quando a criança deve ser alfabetizada segundo algumas linhas pedagógicas

O que dizem os montessorianos, construtivistas e comportamentalistas sobre as estratégias de alfabetização

Existem muitos fatores por trás da escolha dos pais sobre a escola ideal para o início da alfabetização dos filhos.

Mais que a mensalidade, infraestrutura, localização e outras facilidades, os responsáveis devem avaliar também qual a linha pedagógica adotada pela instituição.

Isso porque as estratégias precisam corresponder às suas expectativas para este processo inicial de formação das crianças.

E existem muitas linhas pedagógicas para serem seguidas na alfabetização. Hoje, no Brasil, a maioria das escolas dividem-se entre sete métodos.

Nesta leitura, você terá a oportunidade de conhecer melhor três delas e o que dizem sobre o assunto: a montessoriana, a construtivista e a comportamentalista.

Siga com o conteúdo e aprenda mais sobre suas características para tomar a melhor decisão quanto ao início da alfabetização dos pequenos estudantes.

Montessoriana, Comportamentalista ou Construtiva: qual escolher para a alfabetização?

É importante que os pais saibam que a linha pedagógica e os valores da escola norteiam o processo de alfabetização. Nesse sentido, não é uma questão sobre se a escola tem melhor estratégias para alfabetização. Mas, sim, se os princípios que serão ensinados às crianças estão de acordo com o que os pais querem transmitir aos filhos.

Então, listamos as principais características destas três linhas pedagógicas bastante presentes nas escolas brasileiras, para contribuir com estes esclarecimentos sobre as diferenças de cada uma delas. Confira!

Montessoriana

Esta metodologia foi criada pela psiquiatra italiana Maria Montessori (1870-1952). Segundo informações do Lar Montessori, a linha pedagógica foi baseada em descobertas obtidas a partir da observação das crianças em ambientes sociais e geográficos variados.

E, nesta visão, a criança é definida como construtora da humanidade, sendo que seu desenvolvimento ocorre em fases, denominadas planos de desenvolvimento.

A alfabetização nesta opção ocorre no Segundo Plano de Desenvolvimento, dos 6 aos 12 anos, quando as crianças já conquistaram mais independência física. Nesta etapa, elas utilizam a imaginação para compreender mundos distantes de suas realidades, por meio da leitura, escuta e outras atividades de desenvolvimento intelectual.

Portanto, as estratégias de alfabetização neste cenário ocorrem sem necessidade de ajuda dos adultos. Os pais, por sua vez, devem estimular a compreensão e reflexão livre.

As escolas que adotam este método para alfabetização têm como características alguns detalhes como: mesas e cadeiras baixas, atividades baseadas em trabalhos sensoriais, valorização do movimento na primeira infância e das descobertas científicas sobre o desenvolvimento, uso de materiais que as crianças possam manipular em sala, comunicação respeitosa entre professores e estudantes.

Características da alfabetização montessoriana:

  • A criança aprende a escrever antes de ler, principalmente por alfabetos que utilizam objetos ou imagens.
  • Ocorre a estimulação de sentidos durante a alfabetização.
  • O som fonético das letras é apresentado antes da ordem alfabética.
  • O aprendizado das vogais ocorre primeiro e, em seguida, o das consoantes.
  • As crianças fazem análise dos sons e das construções das palavras.

Fonte: Gazeta do Povo

Construtivista

Aqui o processo de alfabetização ocorre a partir dos ensinamentos compartilhados pelo suíço Jean Piaget (1896-1980). Este método visa instigar a curiosidade e cativar estudantes a encontrarem respostas a partir de seus conhecimentos e da interação com outros colegas, construindo seu aprendizado.

Desta forma, a linha construtivista propõe que o estudante seja ativo em seu processo de alfabetização por meio de experiências, pesquisas e resolução de problemas.

Entretanto, isso não significa que o professor não está presente acompanhando as atividades. Pelo contrário, ele será mediador e facilitador, por isso, o processo de alfabetização não ocorre de forma solitária.

Isso deve ocorrer a partir dos 7 anos de idade, em uma fase definida nesta metodologia como Período das Operações Concretas. Nesta etapa, os educadores consideram uma alfabetização realizada a partir de hipóteses pré-silábicas, silábica sem valor sonoro convencional, seguida da silábica com valor sonoro convencional e do processo silábico-alfabético, até que o método avance então para o aprendizado alfabético de fato.

Assim, as atividades baseiam-se em autorreflexão e na própria avaliação. É importante saber também que, nesta proposta, os erros são interpretados como trampolim na rota da aprendizagem, como explica o portal Pedagogia.

Características da alfabetização construtivista:

  • Usa a estratégia do silabário para estimular a memorização.
  • O educador contextualiza as situações que são ponto de partida para serem exploradas pelos alunos.
  • Os conceitos de acomodação e assimilação são as bases das atividades, para que crianças construam o próprio aprendizado.
  • Considera-se as experiências já adquiridas pelas crianças, sendo assim, o estímulo familiar é essencial para o processo.
  • Incentiva a prática constante, mesmo que ainda não haja o domínio técnico.
  • Textos simples e repetitivos são as principais estratégias para o início da formação.

 Fonte: Letras que inspiram

Comportamentalista

Movimento baseado nos ensinamentos do norte-americano John B. Watson (1878-1958). Esta vertente já é bastante popular na área da psicologia.

E, na pedagogia, baseia atividades de ensino que defendem a possibilidade de condicionar comportamentos dos indivíduos nos meios em que estão inseridos, como explica o portal Educa Mais.

Sendo assim, nesta metodologia de ensino, a aprendizagem se baseia na mudança de comportamentos que possam ser prejudiciais. A partir disso, promove-se as conquistas de novos comportamentos que sejam positivos para os estudantes avançarem em suas formações.

Logo, nesta linha pedagógica, alfabetização ocorre a partir de estímulos e recompensas, para que assim os estudantes se empenhem em absorver os conteúdos.

Características da alfabetização construtivista:

  • O professor tem como responsabilidade assegurar que o conteúdo será assimilado pelo estudante.
  • Usa-se elogios, graus, notas e premiações entre as estratégias destes métodos para reforçar comportamentos.
  • O conteúdo ensinado em sala baseia-se em objetivos e na construção de habilidades para alcance de competências.
  • Mantendo o comportamento dos estudantes, outros estímulos contribuem para a aprendizagem eficaz de novos conhecimentos.

Fonte: Pedagogia ao Pé da Letra

Baseie suas decisões em informações atualizadas

Esperamos que, ao concluir esta leitura, a decisão sobre a linha pedagógica para alfabetização das crianças seja mais fácil. Afinal, esta escolha influenciará diretamente o futuro dos pequenos estudantes, principalmente o desenvolvimento durante a fase de ensino fundamental 2, como já explicamos aqui no blog, por exemplo.

E este é só o começo dos desafios da alfabetização, ainda mais em tempos digitais. Isso porque as competências da alfabetização mudaram em nosso mundo digital e globalizado, como também já reforçamos aqui ao compartilhar dicas que garantem resultados nesta etapa do ensino.

Portanto, continue acompanhando os conteúdos do Blog Ciranda de Livro e mantenha-se atualizado sobre as demandas com informações sobre a educação.

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