Posted on setembro 27, 2022
by Ciranda
0 Comments
O clima de Copa do Mundo pode ajudar, e muito, a trabalhar alguns temas em sala de aula e garantir mais engajamento dos alunos; confira algumas dicas
Você, que é craque da educação, já deve estar pensando em como trabalhar a Copa do Mundo 2022 em sala de aula. Afinal, a edição da vez está chegando! Começa no dia 20 de novembro e acontece no Catar, cheia de novidades para os fãs do futebol.
Para fazer um “golaço” entre a turma, esse tema não pode ficar de fora das aulas. Portanto, escalamos dicas tão valiosas quanto as figurinhas extras do álbum da Copa.
Isso porque, quando falamos de esportes, muitas vezes as atividades ficam restritas à educação física. Mas sabemos que é possível ir além e realizar projetos em outras disciplinas também com os estudantes.
Então, pode começar o aquecimento, pois vamos dar início a uma série de orientações para você trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula e levantar a taça ao final do planejamento de 2022 com os alunos. Acompanhe!
Assim como todo bom jogador precisa treinar e estudar muito o futebol antes de entrar campo, você também precisa estar por dentro das novidades da Copa do Mundo deste ano para trabalhar o assunto em sala de aula. Como somos um time unido, vamos te ajudar nisso!
Para começar, essa será a primeira vez que a disputa ocorrerá em um país do Oriente Médio e a segunda vez na Ásia. Além disso, quando o assunto é geografia, será a menor Copa do Mundo. Isso porque o Catar se caracteriza a menor sede da história da Copa do Mundo, com território de apenas 11,5 mil quilômetros quadrados.
Ainda será a primeira vez que o torneio acontece também em dezembro. Portanto, as 21 edições anteriores aconteceram entre maio e julho. Essa decisão se deve ao fato de o Catar ser um país com temperaturas muito altas, que superam muitas vezes os 40ºC, conforme explica o Gaucha ZH. Sendo assim, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) decidiu que o evento deveria acontecer em uma época em que as temperaturas são mais baixas – por volta dos 30ºC.
Para completar, a Copa do Mundo de 2022 será uma das mais tecnológicas. Uma novidade bastante aguardada é a tecnologia para definir impedimentos de forma semiautomática, conforme explica o portal Olhar Digital. Essa inteligência emitirá um alerta com direito à animação em 3D para orientar quando ocorrerem impedimentos em campo. Isso é possível por meio do uso de 12 câmeras que vão rastrear a bola oficial da Copa do Mundo, batizada de Al Rihla.
Todas as edições da Copa do Mundo têm um mascote oficial e, em 2022, isso não será diferente. O personagem que representa o evento esportivo mais importante do globo é La’eeb. Ele foi lançado em abril deste ano e seu nome significa “jogador super-habilidoso”.
Esse personagem costuma marcar a experiência das crianças no evento por trazer de forma lúdica a essência da disputa. Quer saber mais sobre o La’eeb? Clique aqui e assista ao vídeo oficial de lançamento do mascote da Copa do Mundo.
Chegou o grande momento. Aqui estão as dicas que separamos para você atualizar seu planejamento e trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula. Todas as sugestões foram baseadas em especialistas da educação. Confira!
A Copa do Mundo de 2022 será composta por 32 seleções. Esses países falam diversos idiomas. Então, que tal ensinar os estudantes a falarem termos comuns do futebol em diversas línguas? Nessa atividade, você pode utilizar como suporte a ferramenta do Google Tradutor que realiza a pronúncia correta das palavras.
Também há a possibilidade de trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula por meio da geografia. Afinal, países de todo o planeta participam da disputa pela taça. Então, aqui a dica é trazer curiosidades de cada nação. Com a tecnologia, é possível realizar uma verdadeira volta ao mundo sem sair do lugar, e até mesmo utilizar recursos de realidade virtual para deixar o conteúdo ainda mais interativo.
Coloque a criatividade dos estudantes em prática nessa atividade. Oriente os alunos a desenharem suas próprias figurinhas, inspiradas nos colegas da turma, como se fossem uma só equipe. Mas atenção: nessa proposta, é importante reforçar o respeito às características físicas e personalidades de cada um, para que ninguém se torne alvo de más condutas.
Existem diversos conteúdos audiovisuais disponíveis para você assistir com a turma. Essa é uma forma de despertar a atenção dos estudantes ao trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula de forma visual. A Fifa, inclusive, criou sua própria plataforma gratuita com diversos vídeos sobre futebol, incluindo conteúdos das edições passadas e estrelas do futebol que marcaram as Copas.
Outra forma de trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula é por meio do estudo e reprodução das bandeiras das seleções participantes. Aqui, é possível abordar conteúdos de história, geografia e artes, por exemplo. Essa multidisciplinaridade reforça a aprendizagem. Você pode também criar um jogo da memória para fortalecer a lembrança de qual bandeira representa cada país.
Existem diversos locutores famosos por narrarem os jogos mais importantes da Copa do Mundo. Galvão Bueno, por exemplo, é um deles. Então, já pensou despertar os possíveis futuros “Buenos” da sua sala de aula?
Nessa atividade, você pode apresentar trechos de partidas importantes e incentivar os alunos a narrarem como preferirem. Ou ainda criar partidas reais entre os estudantes e incentivá-los a narrar as ações dos colegas. Assim, trabalha-se a expressão e oralidade durante a aprendizagem, habilidades muito importantes para a comunicação.
Agora que trocamos muitas figurinhas sobre como trabalhar a Copa do Mundo em sala de aula, esperamos que você brilhe com a turma e aproveite esse momento de forma única na escola. Até breve!