Conheça profissões ligadas a literatura

Literatura: conheça profissões ligadas a essa disciplinas 

Os pequenos estudantes de hoje podem se tornar grandes profissionais literários do amanhã! Saiba mais sobre a importância dessa disciplina e profissões relacionadas a ela.  Muitas vezes, o ensino da literatura na escola “passa batido”. Assim, essa disciplina acaba tornando-se somente um apoio das aulas de língua portuguesa. Porém, saiba que a literatura é uma disciplina que desperta muitas habilidades nos estudantes, e inclusive pode transformá-los em grandes profissionais no amanhã!  Hoje, vamos falar sobre este mercado de trabalho de uma forma diferente. Sabemos que, primordialmente, a literatura está associada às pessoas que escrevem. Mas os estudantes que se interessam por esta área podem migrar para muitas outras profissões.  Então, acompanhe a leitura deste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro para descobrir como o incentivo ao estudo da literatura pode abrir portas para futuros estudantes se tornarem profissionais bem-sucedidos em diversos setores. 

Para começar: o que é literatura? 

Existem muitas definições sobre o que é literatura. De acordo com o portal Educa Mais Brasil, a palavra é derivada do latim “littera”, cujo significado é “letra”. Para o filósofo grego Aristóteles, a literatura é “a arte que imita a palavra”.  O objetivo da literatura, ainda segundo o Educa Mais Brasil, é recriar a realidade por meio da visão de quem escreve. Seus sentimos e técnicas narrativas são usados nessa manifestação artística que usa a palavra como matéria-prima. Os conteúdos literários podem ser reais ou de ficção.  E os conteúdos são classificados por meio de diversos gêneros literários. Na literatura clássica, existem três gêneros: o lírico, épico e dramático. Hoje, o épico deu lugar ao narrativo, que engloba os conteúdos em que o narrador conta um fato. Pode ser um romance, novela, conto, epopeia, fábula, crônica ou ensaio, por exemplo.  O gênero dramático é definido em atos e cenas, e podem ser um auto, uma comédia, tragédia, tragicomédia ou farsa, por exemplo. Para completar, temos o gênero lírico, em que o autor expressa seus sentimentos e emoções em primeira pessoa. Logo, pode ser uma poesia, ode, hino, elegia, idílio, écloga, epitalâmio ou sátira. 

5 profissões relacionadas à literatura 

O ensino da literatura na escola pode contribuir com a formação de grandes escritores do futuro. Muitas personalidades do mundo das letras que tiveram essa iniciação da infância se destacaram na literatura nacional, você sabia? Já trouxemos alguns exemplos aqui no Blog da Ciranda de Livro, como Ruth Rocha, Cecília Meireles, Ana Maria Machado, Vinícius de Moraes e Monteiro Lobato.  Isso porque a vontade de se tornar um grande escritor pode começar ainda na infância. E, quando estimulada na escola, gera frutos na vida adulta. Ciranda de Livro, plataforma pedagógica que promove o estímulo nos estudantes em criarem seus próprios livros, busca incentivar o hábito da escrita e da leitura nos pequenos. Isso para que, no futuro, possam decidir o que querem ser.  Vale lembrar que existem muitas profissões além da de escritor quando o assunto é literatura, como listado pelo Guia da Carreira. Vamos conhecer melhor às possibilidades profissionais impulsionadas por esta disciplina? 

Jornalista 

O profissional de jornalismo precisa ter muitas habilidades de comunicação, principalmente o domínio das palavras. Para, assim, transmitir a informação de forma ética e compreensível para todos os públicos. Falando em literatura e jornalismo na escola, aqui no Blog da Ciranda de Livros já trouxemos dicas de como introduzir esses conteúdos em sala de aula. Pois trabalhar o jornalismo na escola é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico e até mesmo da interpretação dos estudantes sobre as diversas informações que eles recebem hoje em dia. 

Tradutor 

Conforme explica o Guia da Carreira, o profissional que trabalha com tradução e interpretação se dedica ao estudo da linguagem escrita e também à fala, para transmitir mensagens em idiomas diferentes. Um caminho para despertar o interesse nessa profissão está na literatura, por meio do acesso de obras em outros idiomas, ou de abordem outras culturas, por exemplo. Sendo assim, estimula-se o domínio de um idioma diferente. 

Professor 

Você, leitor do Blog da Ciranda de Livro, conhece essa profissão melhor do que ninguém. E sua principal responsabilidade é ensinar. Logo, para isso, é importante aprender. Então, a literatura abre portas para que crianças obtenham o conhecimento por meio das palavras, e também compartilhem suas experiências por meios textuais. Esta é uma importante fase do processo educativo. A disciplina também apoia pequenos professores, contribuindo com o desenvolvimento de habilidades de escrita e interpretação, expansão do vocabulário, entre outras essenciais para exercer a profissão no futuro. 

Filósofo 

Falamos sobre Aristóteles no começo deste conteúdo, e cá estamos voltando à filosofia. Sua relação com literatura é o fato de que o profissional precisa estudar e refletir sobre um objeto de estudo específico. Isso exige muita concentração e conhecimento, que são estimulados nas aulas de literatura. Vale lembrar que a palavra “filosofia” vem do grego “philos”, que significa amor, e “sofia”, que remete à “sabedoria”. E a literatura é fundamental para a obtenção da sabedoria neste sentido. 

Marketing 

Outra profissão relacionada à comunicação é o universo do Marketing. Nesta área, o profissional precisa compreender o funcionamento da empresa e posicionar seus produtos e serviços no mercado, atraindo consumidores. Para isso, as pessoas que se dedicam ao Marketing devem estar constantemente atualizadas com novas demandas e, portanto, consomem muito conteúdo. Desta forma, a literatura colabora com o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, concentração e também de habilidades criatividades que serão usadas em campanhas, por exemplo. 

Checklist para despertar o interesse literário das crianças 

Você se lembra de quando abordamos estratégias para a formação de leitores e como criar uma rotina de leitura para os estudantes? Pois estas dicas para incentivar a leitura na infância são muito válidas para aproximar a literatura dos pequenos. Relembre neste checklist! 
  1. Primeiramente, escolha a história certa, que atenda à faixa etária e atual nível intelectual.
  2. Em seguida, permita que os leitores interajam com as obras, folheando ou explorando cada livro como preferirem.
  3. Então, transmita a emoção das páginas, ajudando os estudantes a interpretarem as histórias.
  4. Também visite espaços literários, como bibliotecas e museus.
  5. Para completar, estimule a reflexão criando atividades que impulsionem o pensamento crítico.
Agora, independentemente da profissão escolhida pelo seu aluno, é importante lembrar que o mais importante é dar ferramentas para que eles desenvolvam diversas habilidades de aprendizado, incluindo as preconizadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os 4 pilares da Unesco. Você sabia que a Ciranda de Livro está alinhada com isso? Saiba mais: www.cirandadelivro.com.br. 

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×