Desenvolvendo Habilidades Sociais e Emocionais nas Crianças

Entenda a importância das habilidades sociais e emocionais e como trabalhar isso em sala de aula. Os aprendizados obtidos na escola são levados para a vida toda. São momentos e conhecimentos diversos, que marcam a memória e serão lembrados até mesmo na rotina adulta. E não falamos somente dos conteúdos acadêmicos, mas também das habilidades sociais e emocionais, que são muito importantes na vida das crianças. Estas são as diversas experiências vivenciadas dentro e fora da sala de aula que impactam diretamente no desenvolvimento infantil. E, assim, promovem a formação dos adultos do amanhã. É por isso que essas habilidades são inclusive priorizadas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Sabemos da importância de trabalhar as habilidades sociais e emocionais com seus estudantes. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para educadores que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre isso. Acompanhe para saber mais!

A importância das habilidades sociais e emocionais

Existem muitas razões para trabalhar as habilidades sociais e emocionais com as crianças em sala de aula. Você sabia, por exemplo, que nos próximos 15 anos um estudante que está começando hoje o Ensino Fundamental vivenciará quase a mesma quantidade de mudanças que a humanidade experienciou no último século? Logo, essa informação foi compartilhada pelo Instituto Ayrton Senna e nos convida a refletir sobre a volatilidade e dinamismo da sociedade atual. Vale relembrar que, conforme explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a educação socioemocional faz parte das exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, a educação socioemocional precisa ser incluída no planejamento pedagógico. A educação socioemocional é um campo de estudos pautado em técnicas da neurociência, na ciência da aprendizagem, psicologia e pedagogia. E, de acordo com conteúdo compartilhado pela BNCC, a educação socioemocional é o conceito que engloba os processos de compreensão e manejo das emoções ao cativar a empatia e a tomada de decisão responsável entre estudantes. Portanto, por meio da educação socioemocional, o estudante reflete sobre como colocará o conhecimento obtido em sala de aula em prática na sua vida. E, assim, aprimora suas habilidades sociais e emocionais. Porque trabalhar isso nos estudantes contribui com o desenvolvimento de futuros adultos com mais facilidade para aprender. Além disso, serão pessoas com maior autoconhecimento e com mais noção de convivência em sociedade, por exemplo.

5 habilidades sociais e emocionais essenciais para as crianças

Agora, listamos as principais habilidades sociais e emocionais para serem trabalhadas com as crianças em sala de aula. Confira este checklist e atualize seu planejamento pedagógico com nossas dicas!

○ Confiança e autoconhecimento

Crianças confiantes tornam-se adultos mais capazes de alcançarem seus objetivos. Para o desenvolvimento desta habilidade, os educadores e familiares devem reconhecer as conquistas das crianças, promovendo o reconhecimento constante. Além disso, quando cometerem erros, os adultos devem optar pelo diálogo aberto, apontando o que não estava correto na ocasião e como devem proceder para que, na próxima vez, possam agir com confiança e acertar.

Resolução de problemas

Promover atividades que impulsionam a criatividade reflete diretamente na forma como os indivíduos resolverão problemas na vida adulta. E nós já explicamos isso aqui no Blog da Ciranda de Livro. Portanto, incentivar a criatividade durante o desenvolvimento infantil contribui com a formação de adultos com mais sensibilidade e mais senso crítico. Existem diversas maneiras de estimular a criatividade na infância. Os educadores podem, por exemplo, trabalhar a técnica de storytelling em sala de aula. Ou, ainda, estimular a criação por meio da observação, criar exercícios em que os estudantes são guiados por uma palavra para desenvolver uma produção criativa, ou ainda estimular a criação de histórias.

Comunicação

Esta é uma das habilidades sociais mais importantes para o desenvolvimento de um indivíduo. Isso porque a pessoa precisa saber como comunicar suas ideias e opiniões, sempre de forma respeitosa e construtiva. Esta habilidade impacta diretamente a forma como a pessoa conviverá em sociedade, por exemplo. Para isso, é importante que educadores promovam atividades de escuta ativa, bem como outras que incentivem a liberdade de expressão.

Empatia

A empatia é a habilidade de um indivíduo se colocar no lugar de outra pessoa. Ou seja, é a forma como é compreendida a visão de mundo do outro, seu contexto social, comportamentos e hábitos. Assim, entende-se que a própria realidade não é a mesma do outro, por exemplo. A empatia pode ser desenvolvida em sala de aula por meio de atividades em grupo, que incentive a troca de ideia entre os estudantes e a importância de respeitar seus sentimentos e hábitos.

Responsabilidade

Para toda ação, há uma reação, não é mesmo? Portanto, isso deve ser ensinado deste o início da formação das crianças, por meio do desenvolvimento da habilidade de responsabilidade. As crianças devem entender suas obrigações e ações, bem como os reflexos disso na convivência em sociedade. Para, assim, desenvolverem uma melhor tomada de decisão frente aos desafios do futuro.

Habilidades sociais e emocionais no projeto literário

Esperamos que o conteúdo compartilhado aqui contribua com a forma como você irá realizar suas atividades na escola. Para completar nossas dicas, temos mais uma sugestão de como trabalhar as habilidades sociais e emocionais com os estudantes. Você já pensou em abordar estes temas em um projeto literário? Existem muitas vantagens de realizar essas atividades em sala de aula. Além de incentivar a leitura, um projeto literário contribui com o despertar da criatividade entre as crianças. E promove o aprimoramento de muitas habilidades, até mesmo da saúde dos estudantes. Para completar, esta é uma forma de ampliar o vocabulário, como também a bagagem social das crianças. Quer saber mais? Então converse com a equipe da Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br.  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×