Posted on
outubro 20, 2023
by
Ciranda
0 Comments
A Ciranda de Livro tem dicas para você envolver os familiares nas atividades dos estudantes e, assim, elevar a qualidade de ensino. Confira!
A união entre família e a escola é uma parceria que pode render em muito sucesso para o aprendizado infantil. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância e como reunir as pessoas destes dois ambientes em uma só missão: a qualidade do desenvolvimento dos estudantes.
Quando a família e a escola estão integrados, a rotina de compromissos se mantém alinhada, e a conexão entre as pessoas da casa e da instituição permite melhores diálogos em relação ao aprendizado. Isso porque o que as crianças aprendem na escola, elas levam para a casa, e vice-versa.
Portanto, pensar em atividades que permitam essa unificação da família e escola é fundamental para que as vivências estejam no mesmo caminho. Acompanhe as dicas que a Ciranda de Livro têm para que esta parceria de fortaleça!
A presença da família no programa pedagógico
Recentemente, falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre o papel fundamental dos programas pedagógicos e a importância de atualizá-lo para mantê-lo moderno, de modo com que atenda à transformação digital que vivemos na educação. Neste sentido, considere também que os programas pedagógicos devem incluir as famílias em suas atualizações.
Isso porque o programa pedagógico não considera somente os desafios do presente, mas o aprendizado que refletirá no desenvolvimento dos estudantes no amanhã. Então, enquanto a escola trata da formação intelectual e acadêmica, cabem aos responsáveis trabalharem o desenvolvimento de valores e princípios,
como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Então, quando a família e a escola compartilham esses aprendizados, contribuem com a formação de indivíduos mais completos no futuro
Vale lembrar que o programa pedagógico é um dos principais elementos da rotina escolar, pois é nele que estão informações que refletem a identidade e os valores da escola, bem como as ferramentas que a instituição vai usar para colocar isso em prática.
Logo, se sua escola tem como prioridade a integração das famílias na formação dos estudantes, está na hora de repensá-lo para que isso se torne realidade e seja aplicado na prática, não apenas se mantenha em discurso, por exemplo.
Dicas para a família apoiar o aprendizado
Existem
muitas formas de envolver a família nas atividades da escola. E listamos algumas dicas aqui, compartilhadas por especialistas da educação que sabem na prática as vantagens que isso agrega ao aprendizado. Confira!
1. Mantenha o diálogo aberto
Crie diversos canais de comunicação para compartilhar com a família as novidades da escola. É uma forma de trazer a realidade das salas de aula para a casa dos estudantes. Neste sentido, é possível realizar rodas de conversa com os pais, em eventos presenciais focados nisso, com uma frequência que atenda às agendas de todos. Porém, caso prefiram manter o contato on-line, também é possível realizar eventos virtuais ou até mesmo manter um canal digital, como um grupo de WhatsApp, por exemplo.
2. Eventos
Já existem diversos eventos incluídos tradicionalmente no calendário escolar. Aqui, estamos falando de Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outros que costumam trazer a família para a escola. Porém, que tal usar a criatividade e desenvolver um evento único? Algum dia ou ocasião especial, que permita que essa integração seja realizada no ambiente de ensino. Pense em datas comemorativas além das comuns, ou em gincanas, atividades esportivas, por exemplo.
Quer um exemplo bem interessante de evento “fora da caixa” para realizar entre família e a escola? Uma noite de autógrafos! Ela acontece ao final de um projeto literário, para celebrar a conclusão dos livros escritos pelos próprios estudantes. Estes eventos têm sido uma experiência muito bem-sucedida nas escolas que contam com a Ciranda de Livro. E
compartilhamos aqui algumas ideias de como realizá-lo de uma forma criativa.
3. Atividades em casa
Outra forma de trazer a família para a escola, sem que ninguém precise ir presencialmente até o local, é propondo atividades que sejam realizadas entre pais e filhos. Assim, os estudantes vão transmitir o conhecimento trabalhado em sala de aula em suas próprias casas. E essa troca pode configurar inclusive em melhores relacionamentos familiares. Vale reforçar que essas atividades podem ser brincadeiras entre pais e filhos, por exemplo. Afinal, ba atual dinâmica familiar, pais e filhos se ocupam em suas linhas do tempo digitais, e ignoram a importância do brincar muitas vezes. E as brincadeiras não impactam somente na vida da criança hoje como também no seu futuro.
Então, cabe a família acompanhar o brincar e incentivar isso na rotina das crianças. Para isso, temos dicas que
compartilhamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, para os pais participarem das brincadeiras:
- A família deve reconhecer a criança como sujeito ativo da brincadeira. Isso é fundamental para o sucesso da atividade, logo, deve-se considerar que cada uma delas tem sua noção de tempo, espaço e compreensão de mundo de acordo com seu momento de vida.
- Os responsáveis devem estabelecer limites, entretanto, o direcionamento precisa ser baseado no aprendizado.
- Outra dica é reservar um tempo na agenda para essas brincadeiras, assim como um compromisso. Dessa forma, haverá organização na rotina e garantia do brincar.
- Ao acompanhar a brincadeira, escute e observe com atenção os gestos e as ações realizadas.
- Os adultos também podem fazer questionamentos, incentivar à reflexão das situações e provocar novas descobertas.
Esperamos que as dicas que compartilhamos aqui
contribuam com essa integração entre a família e a escola no seu ambiente de ensino. Continue acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para saber mais sobre como essa parceria eleva o aprendizado infantil. Até mais!