Escritores que iniciaram suas obras na infância

Conheça personalidades que começaram a carreira cedo e hoje inspiram jornadas na literatura brasileira. Aqui na Ciranda de Livro, somos experts em transformar estudantes em jovens escritores. Pensando nisso, hoje vamos apresentar alguns escritores mirins. São pessoas que começaram as carreiras cedo e já colhem bons frutos desta jornada literária. Acompanhe a leitura para conhecer alguns desses autores e autoras inspiradoras. Quem sabe um dos próximos grandes nomes da literatura não está na sua sala de aula?

4 jovens escritores para você conhecer

A seguir, você conhecerá alguns jovens escritores que têm se destacado no mercado literário brasileiro. Confira!

Alyssa e a Magia da Leitura

A contadora de histórias Alyssa Tomiyama é conhecida pelo seu projeto “Alyssa e a Magia da Leitura”, o qual desenvolve desde 2016. Ela começou a se apresentar ao público no ano seguinte, participando de diversos eventos culturais, principalmente no interior de São Paulo. Além de ser influenciadora digital, ela também é co-autora do livro “Sinto o que conto, conto o que sinto” e mantém um canal no YouTube.  

Michelle Nkamankeng

Entre os escritores mirins de renome internacional está a sul-africana Michelle Nkamankeng. Ela publicou seu primeiro livro aos sete anos de idade, com nome traduzido ao português como “Esperando Pelas Ondas”. E a obra lhe rendeu um lugar na lista global dos 10 melhores autores de livros infantis do mundo, conforme publicado pelo portal Hypeness.  

Ryan Maia

O jovem escritor de Brasília conseguiu um grande feito em sua carreira aos 10 anos de idade. Ele é o autor mais novo a ingressas na Academia de Letras do Brasil. Mas, antes disso, ele já tinha quatro anos de carreira. Isso porque Ryan Maia publicou seu primeiro livro aos seis anos de idade, chamado “Uma heroína e um herói”. Ele é apaixonado pela literatura e aprendeu a ler aos quatro anos de idade.  

Ygor Marçal

Talvez você já tenha visto Ygor Marçal na televisão, uma vez que, além de jovem escritor, ele é ator. Ele atuou na novela “Salve-se Quem Puder” como o personagem Mosquito. Mas, fora das telas, Ygor Marçal também desenvolve uma carreira literária. Ele já escreveu três livros. Começou com este hábito durante o isolamento social imposto pela pandemia, para se entreter enquanto ficava em casa, e hoje segue sua produção. Entre suas obras, estão os livros “As Aventuras do Pequeno Reino”, “Papai Noel Falso” e “Combate a Covid-19: Eu Venci e Você Também Pode Vencer”.

Escritores mirins são, antes de tudo, leitores!

Antes de incentivar seus estudantes a se tornarem escritores de suas próprias obras, lembre-se que é importante que sejam também bons leitores. Isso porque jovens escritores precisam de repertório e domínio das técnicas literárias e da língua portuguesa. Esses pontos são fundamentais para que tenham uma jornada bem sucedida. E você, professor, pode ajudar nisso! Aqui no Blog da Ciranda de Livro, já falamos sobre o porquê de incentivar a formação de leitores. Logo, quando for trabalhar isso em sala de aula, atente-se às obras que está indicando para leitura. Elas devem atender às faixas etárias e o nível de aprendizagem dos estudantes. Outra dica importante é aconselhar a leitura de livros que permitam a interação dos jovens leitores – que, no amanhã, podem se tornar jovens escritores! Isso porque essa estratégia estimula a atenção e concentração dos pequenos, bem como a assimilação da história. E, se possível, leve a turma para passeios em ambientes literários. Afinal, escritores mirins adoram passar horas entre os livros. Então, inclua no roteiro atividades em bibliotecas e livrarias, por exemplo. Caso não seja possível, pesquise as instituições que possuem tours virtuais ou ainda disponibilizam o catálogo on-line.

Sua turma é composta por escritores mirins criativos?

Como anda a criatividade da sua turma, professor? Pois isso também é fundamental para o desenvolvimento infantil, como já falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Isso porque trabalhar essa habilidade com seus estudantes pode contribuir com melhorias na qualidade da aprendizagem, bem como com a autonomia deles no processo de ensino, e ainda proporcionar uma melhor formação individual, tornando-os em adultos mais bem preparados para o amanhã. Portanto, inclua exercícios que estimulem a criatividade dos seus escritores mirins. Para começar, você pode convidar as crianças para atividades de observação e incentivá-las a escrever sobre essas experiências. Além disso, você pode escolher uma obra que guie a produção de escrita criativa na visão deles. E, também, propor atividades para a turma completar as histórias, em que cada autor escreve um trecho da obra, até que ela se complete.

Agora é hora de transformar estudantes em escritores!

E nós podemos te ajudar nisso! Nós, da Ciranda de Livro, somos especialistas em transformar histórias em obras-primas. Assim, por meio da nossa própria plataforma pedagógica, proporcionamos aos estudantes uma experiência única de escrita criativa e lúdica. A partir de um tema, eles escrevem suas próprias obras e tornam-se escritores! As atividades da Ciranda de Livro estão alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e contribuem com o empoderamento, autonomia e protagonismo dos estudantes durante a jornada de aprendizagem. Além disso, essa experiência torna-se um marco na vida das crianças. Prova disso são os diversos eventos de autógrafos que ajudamos a realizar em escolas de todo o Brasil. Nestas ocasiões, damos sentido a todo o trabalho realizado em sala de aula, por meio de um encontro emocionante que celebra a conclusão da obra literária. Acreditamos que todas as crianças podem escrever seus livros e se tornarem autoras, por isso estas cerimônias são tão especiais. E então, quer saber mais sobre essa experiência? Acesse nosso site: www.cirandadelivro.com.br.    

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×