Posted on
maio 10, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Conheça métodos para incentivar os estudantes a se apaixonarem pelo universo dos livros desde cedo.
Tem gente que define a leitura como “amor à primeira vista”. Já outros só se apaixonam por esse hábito após realizarem um projeto literário ou outras atividades que despertaram o pequeno autor e leitor dentro de si, por exemplo.
Fato é que o amor pela leitura pode ser desenvolvido por meio de esforços e técnicas que refletem nossa admiração pelos livros. E é sobre essas estratégias de incentivo à leitura que vamos falar hoje aqui no Blog da Ciranda de Livro.
A seguir, você conhecerá algumas formas de incentivar seus estudantes a tomarem gosto pela leitura, desde a infância até a vida adulta. Confira as estratégias que listamos para contribuir com o seu dia a dia na educação!
A importância da leitura em todas as fases da vida
Não existe a idade certa para começar a amar os livros. A leitura é uma prática que pode ser introduzida antes mesmo da completa alfabetização, por exemplo. Os pais e educadores podem iniciar essa prática por meio de obras adaptadas para as faixas etárias mais novas. São livros com mais ilustrações e recursos interativos, que visam despertar a atenção dos pequenos leitores e, assim, ensinar sobre o hábito da leitura, indo muito além da história.
Aqui no Blog da Ciranda de Livro, já falamos sobre
como e quando a criança deve ser alfabetizada segundo algumas linhas pedagógicas, como a montessoriana, comportamentalista e construtiva, por exemplo. Mas, independentemente dessa escolha, todas avaliam que a leitura é parte fundamental do desenvolvimento dos estudantes. Isso porque as competências da alfabetização estão mudando em nosso mundo digital e globalizado, mas a importância de cativar o amor pelos livros, sejam eles online ou offline, segue presente!
Vale ressaltar que a leitura e escrita são essenciais para o
aprimoramento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Pois essa prática colabora com o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, memorização, bem como no reconhecimento das emoções e da responsabilidade de cada um na comunidade. Tudo isso reflete na formação de adultos mais preparados para conviverem em sociedade.
4 formas de incentivar o amor pela leitura
Aqui estão algumas estratégias que “dão match” com educadores que desejam incentivar o amor pela leitura entre seus estudantes. Confira as dicas que listramos e coloque-as em prática no seu dia a dia para transformar os pequenos em grandes leitores!
Crie um ambiente favorável à leitura
O amor pela leitura não está relacionado apenas ao ato de saber ler e escrever. Para se apreciar um bom livro, também são necessários alguns elementos, como um ambiente climatizado, confortável, com boa iluminação, que contribuam para essa prática. Os estudantes também precisam ter acesso fácil aos livros, portanto, manter uma prateleira organizada com as obras contribui com esse despertar. Vale reforçar que esse acervo precisa ser diverso, ou seja, com livros de diversos gêneros, novos e clássicos, de autores diferentes, pois quanto mais opção o estudante tiver, mais provável que consiga encontrar uma obra com a qual se identifique e, assim, passe a ler com mais interesse.
Proponha uma rotina
Os estudantes possuem diversas atividades ao longo do dia, e por isso, muitas vezes, deixam de ler para realizar outras tarefas. Então, os pais e educadores podem estabelecer prazos e ajudá-los a descobrir quais os melhores momentos para realizarem a leitura de acordo com suas agendas. Assim, eles se habituarão a reservarem um dia e horário para este encontro com os livros, e isso pode se tornar um hábito.
Conte histórias
Para as crianças que ainda estão em fase de alfabetização e não têm tanta facilidade para ler, os pais e educadores podem realizar contações de histórias. Isso vai despertar a atenção dos pequenos leitores, que descobrirão que nos livros podem encontrar diversas histórias. Aqui no Blog da Caiena, já compartilhamos algumas
dicas de como realizar essa atividade com sucesso: utilize a modulação de voz e dramatize, com gestos, linguagem corporal e movimentos que despertem a atenção dos pequenos. Além disso, lembre-se de criar imagens mentais através de descrições feitas com todos os sentidos. O contato visual com as crianças também reflete neste engajamento. Para completar, incentive a interação por meio de perguntas sobre os acontecimentos da contação de histórias.
Promova a leitura com tecnologia
Para os estudantes mais conectados, que estão sempre com tecnologias em mãos, é importante incluir nas estratégias de incentivo à leitura práticas que relacionem essas soluções inovadoras. Hoje, por exemplo, já é possível criar projetos literários que incentivam o amor pelos livros e também promovem essa interação digital. Com
inteligência artificial, QR Codes, redes sociais e outras ferramentas, é possível desenvolver atividades que apoiem o projeto literário e, assim, aproximem os leitores das obras.
E então, qual estratégia você vai colocar em prática primeiro para desenvolver o amor pela leitura entre os estudantes? E se tiver outras ideias para compartilhar com a gente, comente aqui! Saiba que a Ciranda de Livro é uma aliada de educadores que desejam transformar estudantes não só em leitores de primeira, como também em um pequeno autor de sua própria obra.
Isso porque sabemos o quanto a leitura é uma prática que contribui com o
aprofundamento do conhecimento em todas as disciplinas. É possível incentivar estudantes a buscarem obras sobre os mais variados assuntos. Além disso, os livros são como “melhores amigos” dos leitores, porque podem acompanhar os estudantes por muitos lugares, tornando assim o aprendizado ainda mais completo, uma vez que esse conteúdo poderá ser conferido de acordo com a disponibilidade de cada um, no momento em que se sentirem mais ativos para isso. Portanto, a leitura é uma aliada de educadores que querem oferecer experiências que vão além das salas de aula. Acesse nosso site e conheça nosso trabalho: www.cirandadelivro.com.br