Fase do “POR QUE”, o despertar intelectual dos pequenos.

Você sabe por que as crianças fazem tantas perguntas? E como lidar com tanta curiosidade? É o que vamos responder neste conteúdo do Blog da Ciranda de Livro!

Crianças costumam ser muito curiosas. E essa curiosidade leva a um hábito muito comum entre os pequenos: fazer perguntas. Esses questionamentos frequentes, conhecidos por fase dos porquês, é bastante importante para o desenvolvimento intelectual infantil.

Por isso, saber lidar com essa chuva de perguntas dentro e fora das salas de aula é fundamental para acolher as crianças e motivar a aprendizagem.

Sabemos que você nem sempre saberá o que responder a um desses porquês. Todavia, uma resposta “atravessada” ou com informações erradas ao questionamento de uma criança pode inibir esse comportamento e trazer grandes consequências para a formação dos pequenos.

Então, aprofunde-se nessa leitura para aprender melhor a lidar com esse despertar do desenvolvimento intelectual infantil. Afinal, como o bordão que marcou a infância dos anos 1990, “porque sim não é resposta!”.

Entenda melhor a fase dos porquês

A fase dos porquês está presente nas divisões do estudioso da pedagogia e educação Jean Piaget (1896-1980) sobre o aprendizado, conforme explica o conteúdo da Unasp. Com essa separação, tornou-se mais fácil compreender esse momento do desenvolvimento intelectual infantil.

Logo, Piaget define a fase dos porquês como período pré-operatório, e explica que nesta etapa do desenvolvimento intelectual infantil a criança obtém mais conhecimento do que consegue absorver.

De acordo com o Instituto Neurosaber, o estágio pré-operatório ocorre por volta dos dois a sete anos de idade. E, nesse momento, as crianças pensam simbolicamente, ou seja, usam palavras e imagens para representarem objetos. Além disso, elas ainda possuem um pensamento bastante concreto sobre a realidade em que estão inseridas.

Como lidar com as crianças em desenvolvimento?

São tantos porquês no dia a dia infantil que fica difícil para os adultos acompanharem tanta vontade de conhecer o mundo. Porém, é importante se atentar a alguns pontos para contribuir com o desenvolvimento intelectual infantil na fase dos porquês.

Em entrevista à Gazeta do Sul, a especialista em Neuropsicologia Melisse Hohgraefe, e a psicopedagoga Deise Catarine Schuck, apresentaram alguns insights que colaboram com a participação dos adultos nesse momento.

Elas reforçam que os adultos são referências para as crianças, por isso precisam se manter presentes e acompanhar as descobertas apresentadas, bem como às condições emocionais que as envolvem. Dialogar de forma respeitosa e atenta é um caminho.

Além disso, as especialistas falam sobre o papel das brincadeiras nessa fase do desenvolvimento intelectual infantil, pois essas atividades ampliam capacidades de percepção, bem como de memorização, de linguagem, interação e cognitivas.

Falando em brincar, já trouxemos orientações aqui no blog da Ciranda de Livro sobre a importância dessa prática no desenvolvimento intelectual infantil. Para completar, elas lembram que hoje as relações são mais horizontais, e que, desta forma, é possível impor regras e limites com mais possibilidades de negociação, por exemplo.

E o que fazer quando não se sabe o que responder?

Em entrevista ao portal Nova Escola, a professora Silvia Helena Vieira Cruz, explica que o adulto precisa se atentar ao que a criança realmente deseja saber. E também tentar entender o que estão vivendo no momento, pois isso pode ter grande influência nas dúvidas apresentadas, por exemplo.

Dessa forma, não responder ou mudar de assunto é pior, segundo a especialista, porque isso pode ser interpretado pela criança negativamente. Ela pode achar que suas dúvidas não são importantes e deixar de tentar saber mais sobre assuntos que têm curiosidade.

Sendo assim, caso você não saiba a resposta, seja sincero e explique que não têm como responder à questão, e que vai buscar o conhecimento para descobrirem sobre aquilo juntos.

Redes sociais e a busca por respostas na fase dos porquês

A tecnologia se tornou uma importante aliada da educação. Entretanto, o mau uso dos recursos disponíveis impactam na qualidade do desenvolvimento intelectual infantil. Na fase dos porquês, as crianças conectadas e que têm fácil acesso às redes sociais e plataformas de vídeo como o YouTube tendem a buscar algumas respostas por essas vias.

Logo, é importante que os adultos acompanhem essa interação digital e saibam orientar essa forma de obter informação. Segundo o portal do consultório Psicólogos Berrini, os pais precisam supervisionar atentamente o acesso das crianças às redes sociais. Pois existem riscos de acessarem conteúdos indevidos e não apropriados para esse momento do desenvolvimento intelectual infantil.

E se as crianças passarem a buscar as respostas para suas dúvidas somente nas plataformas digitais, rompem-se vínculos pessoais e isso pode contribuir para casos de nomofobia – medo de ficar sem o celular, que já explicamos aqui no blog da Ciranda de Livro. Portanto, aqui vão 3 dicas para evitar esse problema na fase dos porquês:

1. Esteja aberto ao diálogo;

2. Estabeleça horários para o uso dos dispositivos;

3. Proponha atividades alternativas às telas.

Para concluir, não se esqueça de fazer ajustes nas opções de privacidade permitidas pelas redes, para que os conteúdos sejam filtrados, e oriente a criança a não se corresponder com pessoas ou usuários que não conhecem caso tentem contato durante essas buscas digitais.

Dicas para incentivar o desenvolvimento intelectual infantil

Agora que você já entendeu melhor a fase dos porquês e como ela acontece durante essa etapa do desenvolvimento intelectual infantil, que tal algumas dicas para motivar a curiosidade dos pequenos e transformá-la em aprendizagem?

Listamos algumas sugestões de atividades para você não só esclarecer as dúvidas das crianças, como também apresentar conhecimentos de forma criativa e lúdica. Assim, elas vão aprender tudo o que querem com muita diversão. São orientações compartilhadas pelo portal Sempre em Família. Confira!

Crie relações baseadas em afeto

Quando a criança está se desenvolvendo, ela precisa de um ambiente que proporcione essa segurança emocional para que siga em frente confiante. Ou seja, como adulto, mostre-se presente e empático às dúvidas que vierem. Falando nisso, você já conferiu nosso conteúdo sobre educação afetiva aqui no Blog da Ciranda de Livro?

Interaja com as crianças

Mais do que responder, os adultos devem interagir com as crianças de forma com que percebam o real interesse em atender àquela dúvida. Dialogar e trocar experiências contribui com a geração de estímulos cognitivos que refletem em uma melhor resolução de problemas.

Atente-se às fases de vida de cada criança

Em cada período da vida são desenvolvidas habilidades e capacidades diferentes. Portanto, ao responder uma pergunta, busque também estimular o desenvolvimento dessas competências de acordo também com as aptidões de cada um.

Ficou com alguma dúvida? Esperamos que este conteúdo da Ciranda de Livro esclareça muitas questões do seu dia a dia. E fique à vontade para navegar pelas publicações e aprender ainda mais. Até a próxima!

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