Posted on abril 13, 2022
by Ciranda
0 Comments
Brincar é coisa séria – tanto que já foi pauta no Fórum Econômico Mundial; mas nem sempre é prioridade na atual dinâmica familiar; saiba mais sobre esse tema tão importante e o papel da escola nessa função
Escola, aula de idiomas, treino esportivo, consulta médica… Quando a importância do brincar é inserida na agenda das crianças atuais? Isso porque, neste dia a dia cada vez mais veloz e atarefado em que vivemos, o tempo reservado para brincadeiras está ficando mais curto.
E hoje, em um mundo sempre mais conectado, o período que antes era ocupado por essa atividade agora é preenchido pelas telas. Assim, na atual dinâmica familiar, pais e filhos se ocupam em suas linhas do tempo digitais, e ignoram a importância do brincar.
Portanto, que tal incentivar as brincadeiras no dia a dia dos estudantes? Afinal, isso é coisa séria! Tanto é que sua importância foi tema do Fórum Mundial Econômico de 2018; sabe por quê? O brincar hoje reflete no desenvolvimento dos adultos e profissionais do amanhã.
Sendo assim, trouxemos informações que podem contribuir com a forma como a escola estimula as brincadeiras entre as crianças e suas famílias. Dessa forma, é possível colaborar com pais que também não sabem mais como superar esse desafio no mundo em que vivemos. Acompanhe as nossas dicas!
Davos, Suíça, 2018. Nessa ocasião, mais de 3 mil personalidades se reuniram para participar do Fórum Econômico Mundial e discutir centenas de assuntos relacionados ao futuro das nações. E, entre as pautas, estava a importância do brincar. Por quê?
É que segundo o report O Futuro do Trabalho, produzido pelo evento na ocasião, a importância do brincar pode ser uma das soluções para se evitar um cenário indesejável de “perda-perda” – no sentido empresas e colaboradores.
Sim, a importância do brincar na infância reflete no desempenho de profissionais no futuro. Isso porque em uma realidade como a que vivemos, baseada em rápidas mudanças tecnológicas e devido à escassez de talentos, existem certos diferenciais que impactam a produtividade no mundo dos negócios.
Os adultos adquirem essas características no decorrer da vida, principalmente na infância. Como exemplo, temos a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação, entre outras soft skills – habilidades interpessoais.
Logo, as brincadeiras não impactam somente na vida da criança hoje como também no seu futuro.
Segundo definição da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, a importância do brincar está relacionada às descobertas das crianças sobre o mundo em que vivem. E nessas atividades elas aprendem a agir dentro da realidade. Além disso, as brincadeiras beneficiam o neurodesenvolvimento e a capacidade de relacionamento, bem como o autocontrole e a compreensão de regras.
Você sabia que o Brasil é um dos países com as crianças mais conectadas? Antes mesmo da pandemia, em 2020, a Fundação Telefonica Vivo divulgou que as crianças brasileiras passavam 161% a mais nas telas do que ao ar livre.
Existem muitas discussões sobre os benefícios e prejuízos das tecnologias no desenvolvimento infantil. Mas é fato que, conectadas ou não, a importância do brincar continua! Portanto, priorizar as brincadeiras nas agendas é fundamental para a rotina infantil.
Hoje, o ato de brincar é um importante aliado para recuperar os estímulos perdidos durante a pandemia e os períodos de isolamento, por exemplo. Nesse sentido, as escolas podem incentivar a interação de pais e filhos por meio das brincadeiras. Ou ainda, orientar como os responsáveis devem agir para conectar seus filhos a essas atividades.
Atenção! Sabe por que muitas crianças passam o dia todo em frente às telas? Muitas vezes, elas têm como espelho os pais cada vez mais conectados. Frente a esse exemplo, como é possível convencê-los de que passar um tempo off-line pode ser vantajoso?
Em entrevista ao portal Terra, a especialista Jacqueline Vilela, autora do livro Detox Digital – Para Pais, Profissionais Parentais e Líderes Educacionais, trouxe um sinal de alerta.
“O excesso de tecnologia vai causar uma inundação de estímulos, o que deixará o cérebro da criança em constante estado de alerta, gerando estresse e reatividade emocional. O grande perigo é que esses sintomas geralmente não são associados ao uso de telas e tecnologia”, disse a autora ao veículo.
Então, aqui vão algumas dicas já compartilhadas no blog da Ciranda de Livro para praticar a importância do brincar de forma desconectada:
Agora ficou mais fácil ajudar os pais a colocarem em prática a importância do brincar! Siga acompanhando o blog da Ciranda de Livro para acessar conteúdos que colaboram com o desenvolvimento infantil e o dia a dia do ensino.