Posted on
setembro 22, 2023
by
Ciranda
0 Comments
Saiba como esta atividade contribui com a ampliação da discussão sobre inclusão e diversidade na sua escola!
Existem diversas formas de trabalhar a diversidade e inclusão em sala de aula. E uma delas é por meio de um projeto literário! Você sabe como isso pode beneficiar o seu planejamento pedagógico?
É sobre este grande desafio da educação que vamos falar hoje no Blog da Ciranda de Livro. Trouxemos informações sobre os conceitos e como trabalhar a diversidade e inclusão com seus estudantes.
Isso porque entendemos que as discussões sobre o respeito às diferenças são fundamentais para a formação dos estudantes. Todavia, também sabemos que muitos professores não sabem por onde começar quando querem abordar estes assuntos em sala de aula. Então, siga em frente com essa leitura e saiba como promover a formação de indivíduos melhores, com capacidades socioemocionais bem desenvolvidas e mais habilidades ao trabalhar um projeto literário baseado na diversidade e inclusão!
Diversidade e inclusão: entenda as diferenças
Antes de começar a falar sobre a importância de trabalhar a diversidade e inclusão no seu projeto literário, é importante salientar que estes termos não são sinônimos. Para entender as diferenças, apresentamos uma breve explicação sobre cada uma delas.
Diversidade é o conceito que define ações plurais e diz respeito as características de diferenciam as pessoas. Aqui, estamos falando de fatores como etnia, idade, gênero, religião, orientação sexual, condições físicas ou mentais, por exemplo. Já a inclusão refere-se como essas pessoas diversas são respeitadas e incluídas em um ambiente em que haja respeito e igualdade.
Projeto literário como aliado da diversidade e inclusão na escola
Agora que você entendeu a importância da diversidade e inclusão na escola, é hora de colocá-la em prática. E, segundo a vice-presidente de educação da Harvard Business Publishing, Ellen Desmarais, em
conteúdo compartilhado pela Fundação Telefônica Vivo, são os educadores as pessoas responsáveis por tomar decisões sobre quais materiais usar e como administrar os espaços de ensino. Logo, ela defende que é fundamental que o planejamento das atividades considere a inclusão.
Existem diversas formas de você realizar isso, e uma delas é por meio de um projeto literário. Esta atividade é uma maneira diferenciada de abordar as temáticas de forma lúdica entre os estudantes. Além disso, por meio desta escolha, você poderá transformar os estudantes em autores de suas próprias obras.
Recentemente, falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre
como engajar alunos e professores em um projeto literário. Na ocasião, listamos também suas vantagens. Porque ao desenvolver um projeto literário, a escola proporciona uma experiência única para todas as pessoas envolvidas: enquanto os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem, os professores também colocam em práticas suas habilidades de ensino. Sendo assim, essa é uma oportunidade para todos aprenderem mais.
3 passos para trabalhar com um projeto literário inclusivo
Então, um projeto literário é um forte aliado do ensino da diversidade e inclusão. Além de trabalhar estes assuntos bastante importantes para os dias atuais, ao desenvolver um projeto literário, você promove o empoderamento e protagonismo dos estudantes, bem como a autonomia, criatividade, senso crítico e a realização pessoal de cada um deles.
Portanto, para conquistar todos os seus benefícios em sala de aula, escolha um tema que atenda ao interesse dos estudantes. Também sugerimos seguir estas orientações que já compartilhamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre
como trabalhar a educação inclusiva em sala de aula. Confira!
Primeiro passo
Conheça bem os alunos, seus eixos de interesse e contextos sociais. Isso porque o processo de aprendizagem exige criatividade e observação dos profissionais da educação a respeito da realidade dos estudantes que vão participar do projeto literário. Assim, haverá maior engajamento e será possível atualizar as habilidades dos estudantes conforme as necessidades de cada aluno, de acordo com sua condição humana.
Segundo passo
Busque especialistas em desenvolver atividades focadas na educação inclusiva. Para isso, utilize a tecnologia a seu favor, porque já é possível ter em mãos muitos conteúdos sobre isso na internet e com acesso gratuito, por exemplo.
Terceiro passo
Ao trabalhar os temas de diversidade e inclusão neste projeto literário, traga a realidade das pessoas com deficiência para toda a turma, por meio de debates, atividades de gamificação, ou até mesmo a criação de livros com estes temas.
Para inspirar: checklist de livros infantis sobre diversidade e inclusão
- “Tudo Bem Ser Diferente”, de Todd Parr
- “Todos Juntos!”, de Daniela Kulot
- “Vivinha, A Baleiazinha”, de Ruth Rocha
- “Ninguém É Igual a Ninguém”, de Regina Coeli Renno e Regina Otero
- “Olívia Tem Dois Papais”, de Márcia Leite
- “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado
A importância da literatura diversa e inclusiva
Especialistas já defendem que a diversidade e inclusão não podem ficar de fora do planejamento pedagógico. Em
entrevista à Agência Brasil, a pesquisadora Joanna de Paoli – que também é mãe de uma criança autista – observou que “a literatura precisa ser feita também por pessoas com deficiência, sobre pessoas com deficiência e estar acessível a essas pessoas”.
Ainda em conteúdo compartilhado pela Agência Brasil, de acordo com informações do projeto social Letrinhas da Paz, focado na inclusão de crianças com deficiências, cerca de 250 crianças participaram de ações com foco no público da primeira infância com deficiência auditiva, visual, motora ou mental na Bienal Internacional do Livro de Brasília.
Para completar, a especialista Lyara Apostólico reflete que os livros infantis de hoje devem ser inclusivos também em relação à diversidade social e humana. Porque isso possibilita o acesso a obras que rompam com padrões estéticos ou comportamentos de gênero relacionados a estereótipos que são propagados há muitos anos.
Se você se interessa sobre este tema e quer se aprofundar nisso, não deixe de conferir também o conteúdo do Blog da Ciranda de Livro sobre o
lhar inclusivo e as dificuldades da Síndrome de Down no desenvolvimento cognitivo, onde apresentamos autores que falam sobre isso. Até a próxima!