Jogos e Aprendizado: Utilizando Gamificação na Educação

Veja como essa metodologia pode tornar seu programa pedagógico mais lúdico e engajar os estudantes. Quer tornar as atividades de aprendizagem ainda mais envolventes e divertidas? Então o conteúdo do Blog da Ciranda de livro de hoje é para você, que quer alcançar este objetivo. Isso é possível por meio da atualização do programa pedagógico com atividades voltadas à gamificação. E trouxemos dicas para te ajudar nisso! A gamificação é uma metodologia ativa que vem sendo muito usada por profissionais focados em realizar atividades de aprendizagem mais lúdicas. Isso porque ela consegue se conectar com os estudantes que estão inseridos em uma sociedade cada vez mais ágil e digital. Neste sentido, a gamificação atende às novas demandas da educação e promove o engajamento da turma de forma divertida. E se realizada junto à família, também promove a conexão entre pais e filhos de uma forma diferenciada. Siga com essa leitura para entender como as estratégias baseadas em gamificação podem tornar a experiência de aprendizagem ainda mais positiva e impactante na sua sala de aula, e como fazer isso!    

Como usar a gamificação a favor da aprendizagem?

Se você acompanha o Blog da Ciranda de Livro, já sabe o que é gamificação. Afinal, esta é uma metodologia ativa bastante presente nas atuais conversas sobre educação. Mas vamos relembrar este conceito aqui, para que você consiga praticar a aprendizagem com essa estratégia dentro da sala de aula. Por meio da gamificação, são propostas atividades dinâmicas e que possibilitem a superação de um desafio, seja ele realizado em grupo, ou individualmente. E isso pode envolver critérios de pontuação, promovendo um ranking de melhores resultados. Desta forma, o estudante é estimulado a buscar esses pontos por meio da aprendizagem proposta, seja de forma individual, ou coletiva. A gamificação impacta no desenvolvimento do raciocínio lógico, como também da coordenação motora, do pensamento ágil, da criatividade, e quando realizada com suporte da família, promove a convivência entre pais e filhos, por exemplo. Precisamos ter em mente que as crianças de hoje são muito interessadas nessa estratégia de gamificação para aprendizagem, afinal, a maioria delas está conectada e são “heavy users” de vídeo games. Mas vale lembrar que as atividades de gamificação não se restringem ao uso de recursos digitais. Elas também podem ser realizadas de forma offline, por exemplo.    

3 formas de transformar o programa pedagógico com gamificação

Então, que tal implementar as atividades de gamificação no seu programa pedagógico e manter a aprendizagem da turma atualizada com as novas demandas? Confira aqui as dicas que listamos para isso!

1. Faça você mesmo

Nesta dica, em vez de propor o jogo com o qual os estudantes irão aprender, você irá incentivá-los a criar o próprio game com foco no conteúdo que deseja ensinar. Assim, eles terão que desenvolver as regras, dinâmicas e outros fatores da brincadeira. E essa experiência se tornará única! Ao final, eles podem compartilhar suas criações e, assim, conhecerão outros jogos desenvolvidos pelos colegas. Vale reforçar que, caso a escola tenha infraestrutura para isso, as atividades podem ser desenvolvidas pelos próprios estudantes no computador, em aulas de programação, por exemplo. Isso relaciona-se aos educadores que têm como objetivo praticar também a alfabetização digital com a turma.

2. Caça ao tesouro

Este jogo já é um velho conhecido do programa pedagógico, mas pode ser trabalhado de maneira inovadora com os estudantes. Recentemente, falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre a importância das bibliotecas nas escolas. Então, trazendo este assunto de volta à conversa, você pode desenvolver um caça ao tesouro em que estudantes busquem conteúdos nos livros da sua instituição, determinando uma pontuação de acordo com os objetivos desta atividade.

3. Projeto literário

Que tal propor uma competição em que os estudantes tornem-se autores de suas próprias obras? Isso é possível por meio da criação de um projeto literário interativo, por exemplo. Soluções digitais proporcionam uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, o que reflete no engajamento dos estudantes na realização do projeto literário. E existem alguns benefícios que só as obras tecnológicas têm para oferecer, incluindo jogos digitais. Pense em agregar ao programa pedagógico histórias em que os pequenos autores tenham que trabalhar também com resultados e games, por exemplo.    

Dicas de aplicativos e jogos

Para completar nosso conteúdo sobre gamificação, também vamos lembrar de alguns aplicativos e jogos para crianças que sugerimos para o período de férias aqui no Blog da Ciranda de Livro, mas que podem ser usados o ano inteiro – desde que com moderação, claro. Vale reforçar que, tratando-se de aplicativos e games, é importante também considerar medidas para a segurança dos dados dos pequenos, para evitar o mau uso das informações por cibercriminosos. Antes, era comum pais e professores ter receio do uso de aplicativos e games por crianças. Isso devido ao medo de que pudessem prejudicar o aprendizado e o foco dos estudantes nas atividades escolares. Mas as soluções digitais evoluíram e hoje muitos estudos já comprovam o contrário. Sendo assim, aplicativos e games são ferramentas que também contribuem com os avanços dos pequenos em diversos sentidos. Veja esta lista com sugestões de jogos: Pintura de dedo digital Kids Piano Jogos para bebês Pequeno hospital Números para crianças Esperamos que as nossas sugestões deixem a experiência de aprendizagem dos estudantes ainda mais divertidas! E se deseja aprimorar ainda mais seu programa pedagógico, conte com suporte da Ciranda de Livro e transforme seus estudantes em autores de suas próprias obras! A plataforma está disponível gratuitamente para tornar as atividades ainda mais lúdicas e fortalecer o desenvolvimento dos seus estudantes. Saiba mais sobre a Ciranda de Livro no site: www.cirandadelivro.com.br.

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