Posted on abril 5, 2022
by Ciranda
0 Comments
Recentemente, o assunto lição de casa esteve em alta por ter sido questionado por um participante do Big Brother, mas por que o tema ainda gera tanta polêmica? E por que essa prática nunca cairá da moda?
Você está acompanhando o Big Brother Brasil 2022? Pois mesmo quem não é fã do programa sabe que os assuntos abordados na “casa mais vigiada” do país não ficam confinados lá dentro, como foi o caso da discussão sobre lição de casa.
Logo no início do programa, o participante Pedro Scooby fez esta polêmica afirmação durante uma conversa com os participantes: “O cara que criou o dever de casa criou pra punir as crianças e a gente segue achando isso normal”.
Mas sabemos que, na educação, os questionamentos sobre a eficácia e importância da lição de casa também geram longas conversas há muitos anos.
E o que os especialistas têm a dizer sobre as polêmicas e reflexões em torno da lição de casa? Foi pensando em ampliar esta visão sobre a prática que desenvolvemos este conteúdo.
Acompanhe os argumentos que captamos sobre a lição de casa e compreenda o porquê de este assunto ainda estar presente nas discussões entre profissionais da educação.
Mais que uma polêmica abordada em um reality show, a lição de casa é uma pauta bastante discutida na educação. Esta prática já faz parte da rotina dos estudantes há anos.
Muitos professores defendem como uma atividade necessária, já outros acreditam que está ultrapassada. E então, como lidar com a lição de casa nas escolas em 2022?
Entre os argumentos dos defensores, como publicado nesta matéria da TV Cultura, está o fato de que a lição de casa reforça os aprendizados obtidos em sala de aula. E que, desta forma, a prática pode contribuir com a memorização.
Logo, muitos ainda acreditam que a lição de casa pode ser aliada do ensino, principalmente entre as crianças. Sendo assim, colabora com o desempenho escolar e com a forma como o estudante vai superar os desafios da vida.
Entretanto, assim como o participante do BBB, também existem as pessoas que não acreditam na eficiência da lição de casa. Isso pode ser reflexo de que, por muitos anos, a tarefa em questão foi associada a punições, como em casos de indisciplina, por exemplo.
Para completar, em um mundo cada vez mais conectado, a prática da lição de casa também tem sido questionada por conta do ensino híbrido. Em torno disso, a pergunta é: este seria um suporte eficaz para as aulas on-line, ou outros recursos digitais podem contribuir com o fortalecimento do aprendizado?
Vilã ou heroína, o que se deve ter em mente ao refletir sobre o tema é que não existem certezas sobre sua eficiência. Portanto, cabe aos professores e coordenadores discutirem se esta prática faz sentido ou não de acordo com o planejamento pedagógico e os valores de cada instituição.
Existem alguns fatores que podem contribuir com a eficácia da lição de casa, quando esta atividade faz parte do plano pedagógico. Você sabe quais são?
Porque nós já revelamos estes segredos da lição de casa aqui no blog da Ciranda de Livro. Mas vale a pena relembrar cada um deles. Confira!
A lição de casa bem planejada auxilia as crianças a adquirir o conhecimento. Além disso, incentiva o hábito de o estudante buscar mais aprendizado de acordo com o conteúdo trabalhado.
A atividade deve estar conectada com o conteúdo abordado em sala de aula. Para que, assim, seja uma ferramenta para fixação das informações.
As orientações dos professores sobre como realizar a lição de casa também reflete na eficiência da atividade. Portanto, ao transmitir a atividade, seja claro e esclareça todas as dúvidas sobre o que deve ser feito.
Este encerramento do ciclo da lição de casa é fundamental. Logo, fique atento ao feedback, que deve ser muito mais do que uma nota.
A participação da família na resolução da lição de casa também reflete nos resultados obtidos com a prática. Sendo assim, os responsáveis pela criança precisam se envolver com a atividade, porém, não realizá-la pelo estudante, nem tentar ensiná-lo. Este apoio deve ser feito, por exemplo, por meio de questionamentos e atitudes motivacionais e corretivas.
6. Rotina e frequência: para finalizar, incentive que seja estabelecido dias e horários fixos para que haja um padrão na realização das lições de casa. Esta organização do tempo contribui com a forma como a criança vai lidar com a atividade. Lembre-se de que ela não pode ser um “peso”, mas sim uma atividade prazerosa e que exija um tempo nem tão longo, nem tão curto.
Agora que já refletimos sobre tal prática, e como realizá-la de forma eficaz caso ela faça sentido no seu plano pedagógico, é hora de atualização!
Isso porque existem diversas formas de aplicar a lição de casa na rotina de aprendizagem. Porém, cada profissional escolhe a que achar mais interessante para seu planejamento.
Neste sentido, encontrar a lição de casa ideal, que dê “match” com suas habilidades e o conteúdo, é uma tarefa bastante árdua.
Mas podemos te ajudar nisso! Encontramos esta lista com diversas atividades que podem inspirar a criação da lição de casa para o ensino infantil, basta clicar e acessar o conteúdo!
Além disso, você sabia que pode unir a lição de casa ao uso da neurociência na alfabetização? A neurociência contribui com o aprendizado mais eficiente, bem como mais construtivo e acessível.
Isso porque o ato de alfabetização envolve amplos conhecimentos, como aspectos fônicos, gráficos, mórficos, semânticos, sintáticos, pragmáticos e textuais. Para saber mais, acesse o conteúdo que compartilhamos aqui no blog da Ciranda de Livro.
Aqui, você sempre encontrará informações que contribuem com a atualização das suas habilidades em educação. Siga acompanhando nossas publicações e mantenha-se por dentro das discussões do setor!