Posted on
dezembro 20, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Literatura como ferramenta para o desenvolvimento social e emocional
Entenda como a literatura pode ser usada para trabalhar questões de desenvolvimento social e emocional com os estudantes.
Exitem diversas formas de trabalhar o
desenvolvimento social e emocional dos estudantes em sala de aula. Uma delas é por meio da literatura, que pode se tornar uma ferramenta aliada neste sentido.
A literatura é uma aliada dos professores que querem realizar atividades voltadas ao desenvolvimento social e emocional dos estudantes, porque oferece uma maneira envolvente de explorar emoções, valores e relações interpessoais.
As narrativas que apresentam diferentes culturas, realidades e perspectivas, possibilitam os estudantes a se colocarem no lugar dos personagens. Assim, eles passam a entender e respeitar diferentes pontos de vista.
Além disso, os estudantes reconhecem suas próprias emoções e conflitos nos personagens que compõem a obra literária. Isso facilita a discussão sobre os sentimentos, por exemplo. Para completar, muitas histórias retratam dilemas éticos, conflitos e resolução de problemas que podem ser usados como base para debater questões do cotidiano escolar.
Então, neste sentido, é valido propor aos estudantes debates ou redações em que discutam as decisões de um personagem e proponham alternativas. Continue com a leitura para entender mais sobre como a literatura é uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes.
Saiba mais sobre a importância da literatura no desenvolvimento dos estudantes
Aqui no
Blog da Ciranda de Livro, já explicamos sobre a importância da literatura no desenvolvimento social e emocional dos estudantes. É importante relembrar que a prática da leitura e escrita possibilitam trabalhar isso em sala de aula porque abrem as portas para a criatividade e a abordagem das emoções entre os estudantes.
As atividades que envolvem literatura também aprimoram a capacidade de compreensão e manejo das emoções, pois nelas os estudantes refletem sobre como essas emoções impactam em suas vidas e ao redor.
Sendo assim, a literatura contribui com as práticas que possibilitam as crianças a se expressarem, e isso reflete diretamente no desenvolvimento social e emocional.Para completar, não podemos nos esquecer que a educação socioemocional faz partes das orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Desenvolvendo os estudantes com o projeto literário

O projeto literário é um excelente recurso para educadores que querem usar a literatura para aprimorar o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. Isso porque essa atividade possibilita eles se tornarem pequenos autores, expressando em suas criações os sentimentos, dando voz a sua palavra. O projeto literário também ensina sobre a importância de deixar um legado na sociedade.
E vale ressaltar que o projeto literário não impacta somente o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, como também da comunidade escolar como um todo. Essa atividade é uma importante ferramenta para fortalecer vínculos e a imagem da escola, pois é uma atividade que traz destaque para a instituição e contribui com a criação de uma reputação positiva.
Completando, o projeto literário ajuda a manter uma boa relação com os responsáveis dos estudantes, e reflete em excelentes parcerias com a comunidade escolar. Por isso, a realização de um projeto literário possibilita abrir canais de diálogo e tornar a escola mais acolhedora, contribuindo para a aproximação e engajamento das pessoas.
Na prática: aplicando a literatura na aprendizagem social e emocional
Então, agora você vai conhecer maneiras de colocar em prática atividades literárias que contribuem com o desenvolvimento social e emocional dos estudantes. Vamos lá?
Escolha o tema certo
Busque livros e temas que tratam de assuntos diversos e atuais. Eles poderão abrir espaço para que os estudantes realizem discussões sobre isso em um ambiente seguro e mediado pelos professores. Não se esqueça de escolher obras que abordem temas relevantes para a faixa etária e os interesses dos estudantes.
Integre as atividades à BNCC
Associe as atividades de literatura aos objetivos de desenvolvimento socioemocional previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como empatia, cooperação e autogestão, por exemplo.
Interação
Você também pode propor atividades baseadas em dramatizações, reescritas criativas ou na produção de ilustrações baseadas nos livros. Isso pode ajudar na assimilação dos conceitos sociais e emocionais abordados nas obras literárias.
Diversidade e inclusão
Quando falamos sobre a escolha do tema certo, também precisamos pensar nas temáticas que impulsem o ensino da
diversidade e inclusão em sala de aula. Trabalhar as diferentes habilidades e culturas das crianças e também da equipe escolar pode enriquecer e muito as atividades da instituição. Logo, abordar nas salas de aula as discussões sobre as diferenças proporciona experiências que contribuem com o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Desta forma, os educadores favorecem a formação humanizada frente a este desafio.
Preparando estudantes para o futuro
A educação socioemocional define um campo de estudos pautado em técnicas da neurociência, na ciência da aprendizagem, psicologia e pedagogia. E isso é fundamental para o desenvolvimento social e emocional dos estudantes, pois refletirá nos indivíduos que serão no futuro.
Assim, a educação socioemocional reflete em impactos positivos para o ensino e para a vida, proporcionando um aprendizado mais fortalecido, uma vez que permite trabalhar capacidades como trabalho em equipe, empatia, resiliência, entre outros fatores que impactam na formação individual e coletiva, por exemplo.
Vale relembrar também que a
educação socioemocional baseia-se nos seguintes pilares: autoconhecimento, autogerenciamento, tomada responsável de decisões, habilidades de relacionamento e consciência social. Sendo assim, influencia na vida dos estudantes não só dentro das salas de aula, como também fora da escola, em suas vivências na comunidade e com a família.
Portanto, trabalhar questões sociais e emocionais impulsiona a apreciação e produção de manifestações artísticas e culturais, por exemplo, bem como colabora com o desenvolvimento da empatia e compreensão mútua sobre diversas realidades.
Se você deseja conhecer um projeto literário que contribui com o ensino que impacta no desenvolvimento social e emocional dos estudantes, conte com a Ciranda de Livro! Saiba mais:
www.cirandadelivro.com.br.