Literatura e Interdisciplinaridade

Literatura e Interdisciplinaridade: como integrar as disciplinas

 Conheça estratégias que colaboram com o ensino de diversas disciplinas por meio da literatura; Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós já falamos sobre como as conexões interdisciplinares enriquecem o ensino e aprendizagem de literatura. Agora, vamos dar continuidade a essa conversa, trazendo estratégias para você colocar em prática esse conceito no seu dia a dia de ensino. Quando falamos sobre interdisciplinaridade, estamos nos referindo ao ensino que relaciona conteúdos de diferentes disciplinas. Ou seja, é a forma como um tema direciona o aprendizado de diversos outros tipos de conteúdos, por exemplo. Neste sentido, a literatura é uma aliada de quem deseja promover a interdisciplinaridade na escola. Porque, por meio dos livros e da escrita, é possível aprofundar conhecimento em todas as disciplinas. Então, a seguir, você conhecerá maneiras de realizar essa integração no processo de aprendizagem dos seus estudantes.      

Entendendo os benefícios da interdisciplinaridade

As atividades que possibilitam a interdisciplinaridade em sala de aula são as que guiam os estudantes a partir de uma temática, e exploram habilidades de cada disciplina a partir deste ponto em comum. Em artigo compartilhado no portal da Fundação Oswaldo Cruz, que já apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, explica-se que a interdisciplinaridade na escola materializa a reconstrução do conhecimento unitário frente à fragmentação do saber moldada pela educação no passado. Portanto, o conceito define práticas e reflexões que permitem a interação entre ensino e pesquisa, possibilitando o uso do conhecimento para a criação de atividades focadas na resolução de problemas e melhor compreensão de fenômenos a partir de uma abordagem relacional. Vale ainda reforçar que os livros refletem muitas questões sociais de seus autores. Sendo assim, por meio da literatura, é possível introduzir melhor fatos históricos e culturais que impactam a sociedade, bem como outros conhecimentos.

Benefícios

Como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a educação interdisciplinar agrega diversos benefícios para o processo de desenvolvimento dos estudantes. Vamos relembrá-los?
  • Primeiramente, pense nas disciplinas que você deseja impulsionar por meio das atividades, e lembre-se também que, mais do que ler e escrever, os estudantes precisam entender o porquê de fazer isso. Não adianta propor a integração curricular com literatura de um conteúdo sem explicar qual o motivo para isso.
  • Por meio da interdisciplinaridade, os estudantes desenvolvem habilidades de pesquisa e, assim, criam suas opiniões sobre o conteúdo abordado.
  • A educação interdisciplinar também é uma forma de incentivar os estudantes a consultarem novas informações sobre o assunto trabalhado. Logo, também é uma maneira de trazer a educação midiática para dentro das salas de aula.
  • A interdisciplinaridade na educação também é uma aliada de profissionais que querem trabalhar a diversidade em sala de aula. Isso porque essa é uma maneira de trabalhar temas sensíveis por meio de diversas vertentes. Assim, favorece a formação de indivíduos melhores, com capacidades socioemocionais bem desenvolvidas.
  • Com a educação interdisciplinar, os professores também conseguem fomentar o comportamento inovador dos estudantes. Pois nas atividades eles são desafiados a pensar soluções usando diversas formas de conhecimento. Vale lembrar que essa inovação não é só fomentada entre os estudantes, mas também nos professores.
  • Para completar, a interdisciplinaridade contribui com o engajamento dos estudantes nas atividades em sala de aula.
   

3 dicas para colocar a interdisciplinaridade em prática com literatura

Então, chegou o momento de colocar a interdisciplinaridade em prática na sua escola. E uma forma de fazer isso é utilizando a literatura como uma ferramenta aliada do ensino. Já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro que, durante uma leitura, os estudantes desenvolvem habilidades cognitivas, e emocionais e sociais, que são exigidas em todas as disciplinas. Logo, quando estão lendo, as crianças ouvem e assumem a fala, dialogam sobre as imagens ou o conteúdo da disciplina em si e, desta forma, estimulam o pensamento e a criatividade. Isso impacta então no desenvolvimento de habilidades complexas. E, por meio das atividades que estimulam a leitura e escrita, criam-se processos de compreensão e manejo das emoções que cativam a empatia e a tomada de decisão responsável entre estudantes em todas as áreas de ensino. Então, vamos às dicas?

Dica 1: planejamento

O sucesso das atividades voltadas à interdisciplinaridade depende de esforços coletivos. Portanto, comece o planejamento das atividades de literatura que envolvam outras disciplinas no início do semestre. Para isso, reúna-se com os professores de outras disciplinas para organizar um cronograma e definir o tema que será abordado. Quando colocar as atividades em prática, defina também uma nova data para se reunir novamente com os outros professores e entender se as atividades de literatura e interdisciplinaridade estão ocorrendo dentro dos prazos e como estão repercutindo com os estudantes.

Dica 2: envolva a comunidade escolar

Pense em atividades para os estudantes praticarem a literatura e interdisciplinaridade fora das salas de aula, junto aos familiares, por exemplo. Isso pode ser feito por meio de leituras com a família, ou atividades de pesquisa que envolvam os pais, por exemplo. Como você trabalhará em equipe com os demais professores da escola, proponha atividades que também despertem o engajamento coletivo dos estudantes.

Dica 3: projeto literário

Assim como explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, um projeto literário pode ser uma ferramenta bastante eficaz para promover a literatura e interdisciplinaridade na escola. Isso porque, com ele, é possível transformar os estudantes em protagonistas da aprendizagem. Além disso, já existem recursos que possibilitam realizar esta atividade com muita tecnologia, como a Ciranda de Livro! Na Ciranda de Livro, os temas dos projetos literários, além de atenderem essa expectativa sobre interdisciplinaridade, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovem os ensinamentos dos quatro pilares da educação da Unesco. Isso permite que todas as atividades realizadas com a Ciranda de Livro ao redor destes temas ocorram dentro das expectativas desses direcionamentos tão importantes para o universo da educação. Ao final das atividades, avalie os pontos positivos e negativos dessa experiência interdisciplinar, listando o que funcionou e não funcionou ao fim da prática do currículo escolar. Desta forma, você ganhará aprendizados sobre interdisciplinaridade para agir nas próximas iniciativas. Saiba mais sobre a Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×