Literatura e questões sociais

Saiba como trabalhar em sala de aula com assuntos que impactam a sociedade por meio dos livros. A literatura é uma importante ferramenta na abordagem de questões sociais em sala de aula. Mas, você sabe como usar as palavras a favor disso? Neste conteúdo do Blog da Ciranda de Livro, vamos falar sobre a relação da arte criada com as palavras com a abordagem de temas que são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes. Isso porque, por meio da literatura, é possível não só trabalhar a interpretação de mundo das crianças, como também promover o ensino de fatos históricos, culturais, bem como trabalhar habilidades socioemocionais que impactam em como elas atuarão no futuro em sociedade. Então, papel e caneta na mão – ou teclas, para os mais digitais – e prepare-se para compreender melhor os impactos da literatura ao trabalhar questões sociais na escola.

Entenda as definições e a relação das questões sociais e a literatura

Para começar, vamos aos conceitos. O termo “questões sociais”, conforme definição compartilhada pelo Uniftec, define todas as expressões que se referem às desigualdades sociais. São questões sociais temas como a pobreza, preconceito racial, índices de violência, entre outros que impactam em diferenças na nossa sociedade. As questões sociais passam a ser abordadas no século 19, quando políticas sociais tornaram-se pauta em um momento de extrema pobreza da classe operária. Logo, esse conceito está diretamente relacionado a questões que dividem a sociedade, por exemplo. Já a literatura é, de acordo com o portal Educa Mais Brasil, a palavra é derivada do latim “littera”, cujo significado é “letra”. Logo, ela define como os autores usam seus sentimentos e técnicas narrativas para se manifestarem, colocando a palavra no papel de matéria-prima de suas obras. Então, agora que já entendemos as definições de “literatura” e “questões sociais”, como uni-las em sala de aula? Esta é uma tarefa simples, uma vez que a literatura reflete muitas questões sociais de seus autores. Sendo assim, por meio dos livros, é possível conhecer melhor fatos históricos e culturais que impactam a sociedade. Portanto, esta é uma excelente união para professores que buscam ensinar questões sociais para seus estudantes.

Quais questões sociais abordar em sala de aula?

Como sabemos, existem muitas questões sociais a serem resolvidas em nossa sociedade, tanto no Brasil, quanto no exterior. E elas impactam diretamente o nosso dia a dia. Por isso, devem estar presentes também na vida dos estudantes, para que entendam, desde cedo, o que são estas questões e como podem agir para solucioná-las. Em lista compartilhada pela FIA, alguns problemas sociais do país que podem ser abordados em sala de aula são: saúde, educação, moradia, desemprego, saneamento básico, desigualdade social, trabalho infantil, fome, desmatamento, desigualdade racial, drogas e a violência. Todas estas questões sociais refletem em comportamentos e condições que trazem consequências negativas para uma parcela da população. Sendo assim, ao abordá-las em sala de aula, explique como surgem estas questões, como estão presentes em nossas vidas, e faça sugestões para que os estudantes pensem em soluções para as questões apresentadas. Desta forma, é possível trabalhar as competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), promovendo a argumentação, o autoconhecimento e autocuidado, a comunicação, o conhecimento, a empatia e cooperação, o pensamento científico, crítico e criativo, o repertório cultural, a responsabilidade e cidadania e o trabalho e projeto de vida, bem como, para completar, a cultura digital.

E como abordar as questões sociais pela literatura?

Existem diversas maneiras de trazer as questões sociais para as salas de aula. Uma delas é por meio da literatura. Afinal, os livros são reflexos das realidades dos autores e trazem importantes ensinamentos sobre a sociedade. Pensando nisso, listamos aqui dez livros que permitem você a trabalhar questões sociais pela literatura com os estudantes. Confira as sugestões compartilhadas pela Estante Virtual e também pelo portal Aprendiz no UOL.
  • É Tudo Família!, de Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl.
  • Martin e Rosa, de Raphaële Frier e Zaü.
  • Mandela: o africano de todas as cores, de Alain Serres e Zaü.
  • Eloísa e os bichos, de Jairo Buitrago e Rafael Yockteng.
  • O Mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira e Taisa Borges.
  • O Nascimento de Celestine, de Gabrielle Vincent.
  • A Princesa e a Costureira, de Janaina Leslão.
  • Da Minha Janela, de Otávio Júnior.
  • O Pote Mágico, de Ferréz.
  • O Que São as Classes Sociais?, de Equipo Plantel.
 

Dica bônus

Uma ferramenta aliada da literatura ao trabalhar questões sociais em sala de aula é o jornalismo. Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós já falamos sobre tudo o que você precisa saber ao adicionar conteúdos jornalísticos ao planejamento pedagógico. Isso porque o jornalismo na escola promove o desenvolvimento do pensamento crítico e da interpretação. E, como defende a Revista Qualé na divulgação do e-book “Introdução ao Jornalismo para Educadores”, existem diversos elementos da área jornalística abordados na BNCC, principalmente em língua portuguesa. Entretanto, esse assunto está presente em toda a base de forma multidisciplinar.

Literatura e questões sociais: transformando estudantes em autores!

Para finalizar, apresentamos uma outra maneira de trabalhar as questões sociais por meio da literatura em sala de aula: transforme seus estudantes em autores da sua própria obra! Isso é possível com o apoio da Ciranda de Livro, plataforma pedagógica que promove o estímulo nos estudantes em criarem seus próprios livros, busca incentivar o hábito da escrita e da leitura nos pequenos. Por meio de temas diversos, a Ciranda de Livro contribui com o ensino e a forma como você estimula os estudantes a escreverem sobre suas realidades. Quer saber mais? Acesse o site www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×