Posted on
fevereiro 23, 2024
by
Ciranda
0 Comments
O hábito de ler e escrever contribui com o desenvolvimento do estudante no sentido cognitivo, emocional e social. Saiba mais!
Hoje vamos falar de um tema bastante relevante para educadores, pais e até mesmo estudantes que não vivem longe dos livros: o papel da leitura e escrita no desenvolvimento integral. Listamos aqui os principais benefícios abordados por especialistas para você entender melhor o quanto isso contribui com o desenvolvimento infantil e também com o aprimoramento de habilidades essenciais para a vida adulta, por exemplo.
Isso porque acreditamos que a leitura e escrita são fatores que impactam o desenvolvimento do estudante. E nossa experiência com a Ciranda de Livro só comprova nossas impressões a cada dia. Então, siga com a leitura deste novo conteúdo entender como os hábitos de ler e escrever contribuem com o desenvolvimento integral dos estudantes.
Como a leitura e a escrita contribuem para o desenvolvimento dos estudantes
Dividimos estes impactos do hábito de ler e escrever no desenvolvimento integral dos estudantes em três frentes, para contribuir com seus entendimentos sobre essa prática. Confira!
Cognitivo
A leitura e escrita são práticas fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes, incluindo o desenvolvimento cognitivo. De acordo com pesquisa realizada por pesquisadores do Reino Unido e China, e
compartilhada pelo Correio Braziliense, crianças que praticam a leitura no início do desenvolvimento infantil apresentam melhores resultados em testes cognitivos e até mesmo melhor saúde mental quando alcançam a adolescência, por exemplo.
A pesquisa observa que esses benefícios são alcançados quando as crianças se dedicam a 12 horas de leitura por semana. E que, enquanto leem, as crianças ouvem e assumem a fala, dialogam sobre as imagens ou a história em si, ou seja, estimulam o pensamento e a criatividade de forma com que isso impacta no desenvolvimento de habilidades complexas. Além disso, ainda segundo a matéria do
Correio Braziliense, a leitura é uma experiência que contribui com a memória e a formação de conexões neurais, porque exige uma série de funções psíquicas e cerebrais.
Para completar, o fato de a criança se manter focada em um assunto e atividade também ajuda no desenvolvimento da atenção e inteligência. Portanto, indicamos a criação de uma rotina de leitura, para que todos esses benefícios sejam agregados ao desenvolvimento integral dos estudantes. Para isso,
siga essas as orientações que compartilhamos aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Emocional
Continuando a nossa conversa sobre o desenvolvimento integral dos estudantes a partir da leitura e escrita, vamos falar sobre a questão emocional. Afinal, quem nunca se emocionou ou parou para refletir sobre uma emoção ao ler ou escrever um conteúdo?
Vale lembrar também que,
conforme já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, a educação socioemocional faz parte das exigências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E a leitura e escrita possibilitam trabalhar isso em sala de aula porque abrem as portas para a criatividade e a abordagem das emoções entre os estudantes.
Por meio das atividades que estimulam o ler e escrever, criam-se processos de compreensão e manejo das emoções que cativam a empatia e a tomada de decisão responsável entre estudantes. Portanto, por meio da leitura e escrita baseada na educação socioemocional, o estudante reflete sobre como colocará o conhecimento obtido em sala de aula em prática na sua vida e redor, e também trabalha o autoconhecimento, uma vez que refletirá sobre os impactos de suas próprias emoções.
Sendo assim, a leitura e escrita contribuem com as práticas que possibilitam as crianças a se expressarem, e isso impacta diretamente o desenvolvimento integral dos estudantes. Para recordar, confira o conteúdo que compartilhamos aqui no Blog da Ciranda de livro com
dicas para aprender a se expressar na escrita.
Social
Para completar, a leitura e escrita agregam muitos conhecimentos sobre questões sociais envolvidas no desenvolvimento integral dos estudantes. Logo, são ferramentas que permitem explorar caminhos para abordar conteúdos que estão presentes na sociedade e no dia a dia.
Como
já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, por meio de um projeto literário, por exemplo, é possível abordar questões sociais como diversidade e inclusão. Ao desenvolver um projeto literário acerca de um tema social, a escola proporciona uma experiência única para todas as pessoas envolvidas: enquanto os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem, os professores também colocam em práticas suas habilidades de ensino
Vale reforçar também que existe a possibilidade de usar a leitura e escrita em atividades para a promoção de um
contato maior dos estudantes com a comunidade local. E isso promove o envolvimento da sociedade e até mesmo da família no desenvolvimento integral dos estudantes.
Ainda se tratando de benefícios da leitura e escrita para o desenvolvimento de habilidades que impactam o desenvolvimento social dos estudantes, lembre-se que isso pode ser feito por meio da
educação midiática. Afinal, as notícias que impactam nossas vidas todos os dias trazem muitas informações que podem ser lidas ou servirem de bases para a construção de conteúdos escritos que promovam a reflexão acerca do presente e futuro.
Hora de praticar!
Chegamos ao fim da nossa conversa, mas esperamos que os benefícios listados aqui impulsionem as atividades de leitura e escritas focadas no desenvolvimento integral dos estudantes. Conte-nos da sua experiência! E lembre-se que agregar isso ao planejamento pedagógico permite uma série de vantagens para a aprendizagem. E nós podemos te ajudar nisso! O desenvolvimento da proposta da Ciranda de Livro baseia-se na experiência de educadores com grande experiência em sala de aula.
Por isso, nossas atividades proporcionam uma rica experiência de aprendizagem e agregam ferramentas de trabalho eficazes para o programa pedagógico da escola. Saiba mais no nosso site: www.cirandadelivro.com.br.