Posted on
novembro 17, 2023
by
Ciranda
0 Comments
Entenda a importância de criar ações que fortalecem a relação da escola com a comunidade em que está inserida.
As escolas causam impacto não só na vida de quem experiencia o ambiente de ensino da porta para dentro, como também da porta para fora. É por isso que envolver a comunidade local é fundamental para o fortalecimento das atividades educacionais.
Por isso, hoje no Blog da Ciranda de Livro, vamos falar sobre a importância das parcerias comunitárias e como realizá-las no local em que a escola está inserida. Isso possibilita ampliar o desenvolvimento dos estudantes, bem como aumentar a participação da família e da comunidade nas atividades escolares. Acompanhe as dicas e saiba como criar ações que fortalecem a relação da escola com a comunidade em que está inserida!
A importância de criar parcerias comunitárias
Em primeiro lugar, criar parcerias comunitárias atende às necessidades da escola de desenvolver a educação socioemocional entre os estudantes. E essa é uma das exigências educacionais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Quando falamos sobre isso aqui no Blog da Ciranda de Livro, explicamos que o conceito de educação socioemocional, conhecido em inglês por SEL (Social Emotional Learning), define os processos de aprendizagem baseados em reflexões.
Portanto, por meio da educação socioemocional, o estudante reflete sobre como colocará o conhecimento obtido em sala de aula em prática na sua vida, ou seja, na sua comunidade. Para completar, a educação socioemocional proporciona melhorias no aprendizado, pois torna o ambiente de ensino mais seguro e saudável, e o conhecimento é aplicado a partir da visão do contexto social e da comunidade em que os estudantes estão inseridos.
Esta já uma justificativa importante para criar parcerias comunitárias com a escola. E no artigo acadêmico
“Escola e Comunidade: Uma Relação Necessária”, compartilhado pela Faculdade São Luís de França, observa-se que a relação da comunidade e escola exige seriedade, principalmente em um contexto social atual em que muitas famílias sofrem com faltas de políticas públicas que promovam o bem-estar de ambos.
“Quando escola e comunidade trabalham juntos, os resultados positivos são bem visíveis tanto na qualidade do ensino quanto na forma de relacionamento entre as pessoas que compõe estas duas instituições. Isto faz com que a participação da escola na comunidade e desta na escola, seja um fator relevante dentro do processo educacional”, concluem os autores do artigo.
Como envolver a escola com a comunidade
Então, agora que você já entendeu a importância de criar as parcerias comunitárias, sabe como colocar isso em prática? Temos algumas dicas para te ajudar nessa jornada. Confira!
Família
Manter uma boa relação com os pais e familiares dos estudantes reflete em excelentes parcerias comunitárias. Aqui no Blog da Ciranda de Livro,
já falamos sobre a importância da relação da família com a escola. E, nesta ocasião, trouxemos dicas importantes sobre como fazer isso acontecer na prática.
Primeiramente, sugerimos a escola trabalhar na comunicação. Isso porque saber ouvir e realizar uma comunicação acolhedora com a família contribui com essa aproximação, e isso pode ser feito de forma offline, utilizando materiais convencionais, como agendas ou cartas, ou de forma online. Também é possível promover iniciativas pedagógicas que incluem os familiares, desde brincadeiras até outras atividades em disciplinas diversas.
Para completar, use a criatividade para realizar eventos presenciais além dos tradicionais, como um evento de autógrafos, por exemplo! Essa atividade, realizada após a construção de um projeto literário, envolve desde os pequenos autores até seus familiares e amigos próximos. Confira o
conteúdo em que compartilhamos várias ideias criativas para realizar eventos de autógrafos na escola com a comunidade.
Empresas locais
Você já percebeu que existem diversos negócios ao redor da sua escola? Então, esses empreendedores estão em busca de divulgar seus serviços, assim como muitos querem também contribuir com o desenvolvimento da comunidade em que estão inseridos.
Sendo assim, aproveite para criar parcerias comunitárias com essas pessoas. É uma oportunidade para eles apresentarem o que podem oferecer para a sociedade, assim como de a escola fortalecer vínculos com a vizinhança empreendedora. Vocês podem trabalhar em ações como doações de brindes para estudantes, familiares e a equipe escolar, ou ainda de cupons de desconto, ou outras vantagens para a comunidade.
ONGs
Outra forma de realizar parcerias comunitárias é se aproximando e contribuindo com as organizações não governamentais, ou seja, que não têm fins lucrativos e que desenvolvem projetos para auxiliar a sociedade.
A escola pode, por exemplo, promover a arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal, ou outros materiais que as ONGs precisam. E isso vai ajudar as instituições a desenvolverem seus trabalhos junto a comunidade. Vale reforçar que essa é uma forma de fazer o bem e fortalecer a imagem humanizada da escola.
Projetos culturais
Existem muitos artistas que desejam apresentar suas artes e não têm a oportunidade de fazer isso. Então, a escola pode abrir as portas para a comunidade artística expor suas obras, músicas, teatros, entre outras manifestações culturais. Esta parceria comunitária também permite enriquecer o ambiente de ensino, uma vez que insere os estudantes, familiares e outras pessoas ao mundo das artes.
Diversidade
O relacionamento da comunidade e escola também reflete na forma como a instituição coloca em prática seu olhar sobre a diversidade. Logo, é uma forma de incluir também grupos minoritários da sociedade por meio de atividades no ambiente de ensino que recebam a todos.
Sabemos que
o ensino da diversidade é um desafio de muitas escolas e que isso impacta diretamente a relação com as comunidades. Por isso, desenvolva atividades que promovam reflexões sobre as origens, sobre o autoconhecimento, representatividade e que permita a interação entre as pessoas para dialogarem sobre temas diversos.
Esperamos que nosso conteúdo fortaleça as suas parcerias comunitárias e beneficie a relação entre a comunidade e escola. Continue acompanhando nossas publicações para se atualizar e aprimorar o dia a dia do ensino com dicas que impactam positivamente a construção do aprendizado. Até mais!