Posted on
julho 14, 2023
by
Ciranda
0 Comments
14Celebramos o Dia Mundial da Liberdade de Pensando com informações sobre a data e sua importância em sala de aula. Confira!
Você sabia que no dia 14 de julho é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento? E essa é uma boa oportunidade de trabalhar o assunto com as crianças em sala de aula, professor!
A liberdade de pensamento é um direito humano garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), promulgada em 1948.
De acordo com o
artigo 18 deste importante documento, “
todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular“.
Quer saber mais sobre a importância do Dia Mundial da Liberdade de Pensamento e como isso impacta na expressão das crianças? Siga com a leitura deste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro!
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Liberdade de Pensamento
Como adiantamos acima, a liberdade de pensamento é um direito humano garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). E este direito é celebrado em 14 de julho porque a data coincide com a Queda da Bastilha, um importante episódio histórico que impulsionou a liberdade de pensamento pelo mundo.
A Queda da Bastilha foi um marco da Revolução Francesa, um dos movimentos revolucionários mais importantes da história. E este episódio em Bastilha deu início ao evento em 14 de julho de 1789. Nesta ocasião, as ideias de liberdade impulsionaram o movimento francês e abriram portas para que a população mundial refletisse sobre isso desde então.
Vale reforçar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda prevê, no artigo 19, o direito à liberdade de opinião e expressão, que completam a liberdade de pensamento. Este documento diz que “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
Liberdade de pensamento e expressão em sala de aula
Além da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), a liberdade de pensamento e expressão também é assegurada às crianças, por meio do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Neste
conteúdo compartilhado pela Fundação Telefônica Vivo, com comentários de Paulo Freire, explica-se que “é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”.
Além disso, o conteúdo reforça a importância de estimular crianças e jovens a realizarem atividades que impulsionem a liberdade de pensamento, sem limites, uma vez que isso pode contribuir com a formação das suas personalidades.
Em
entrevista ao programa “Tarde Nacional”, da EBC, a psicóloga Lydia Rebouças falou sobre a importância de exercitar a liberdade de pensamento. “Cada um de nós vemos de um jeito único, e é importante nessa convivência nós exercitarmos o respeito na relação com os diferentes pontos de vista. Conviver com quem pensa diferente de mim, com quem vê o mundo de um jeito às vezes radicalmente diferente do meu, pode ser inspirador. E isso é inevitável, porque estamos convivendo o tempo inteiro com pessoas que pensam diferente, porque cada um de nós é único”.
Como as crianças podem expressar seus pensamentos?
É importante que a liberdade de pensamento seja trabalhada de várias formas em sala de aula. Existem diversas linguagens e processos que possibilitam isso, conforme abordado neste conteúdo do portal Nova Escola.
Para começar, uma forma de trabalhar a liberdade de pensamento é pela realização de rodas de conversa sobre temas específicos. Afinal, a fala é um recurso fundamental para a expressão das ideias. Mas não se limite a linguagem verbal, professor! Você pode ir além e pensar em outras formas de incentivar essa expressão.
As crianças podem se expressar, por exemplo, construindo objetos artísticos, por meio de desenhos, em brincadeiras. Atualmente, você também pode usar recursos digitais a seu favor neste sentido, convidando as crianças a se expressarem em fotos ou vídeos criados com seus equipamentos móveis. Mas, atenção! Em todas as atividades, os professores precisam agir como mediadores e reforçar que o respeito e empatia é primordial em todos os pensamentos e formas de expressão.
Finalizando, não podemos deixar de falar sobre a importância da
escrita criativa neste cenário. Afinal, como já explicamos no Blog da Ciranda de Livro, esta é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação.
Pensando sobre a educação inclusiva
O Dia Mundial da Liberdade de Pensamento é uma ótima oportunidade para trabalhar a educação inclusiva em sala de aula, professor. Isso porque, nesta ocasião, é possível incentivar a reflexão sobre pensamentos a respeito de um futuro mais igualitário e humano. Essas reflexões contribuem com a transformação e criação da cidadania plena,
como já falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Então, quando tratamos de educação inclusiva, estamos lidando com as atividades que acolhem grupos específicos da sociedade. São pessoas que, muitas vezes, são vítimas de preconceito e não têm acesso à educação.
Na ocasião em que falamos sobre educação inclusiva no Blog da Ciranda de Livro, trouxemos 3 sugestões de atividades que colaboram com essa prática. E elas podem ser aplicadas no Dia Mundial da Liberdade de Pensamento:
- Conheça bem seus estudantes para propor atividades e reflexões que tenham relação com suas realidades dentro e fora da escola;
- Busque especialistas que ajudariam no desenvolvimento dessas atividades, de acordo com temas trabalhados em sala de aula.
- Sugira a criação de políticas de bolsa ou cotas para estudantes de minorias sociais e, mais que isso, a reflexão sobre a importância dessas ações.
Então, esperamos que este novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro contribua com a forma como você trabalhará a liberdade de pensamento em sala de aula. Continue acompanhando as publicações para captar insights que refletem na qualidade do dia a dia de ensino. Até mais!