Posted on
agosto 9, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Entenda como a transformação de estudantes em autores de suas próprias obras pode agregar muitos benefícios ao ambiente de ensino.
No Blog da Ciranda de Livro já compartilhamos muitas dicas para você implementar um projeto literário inovador na sua escola. Então, hoje vamos além! Apresentamos os principais benefícios da implementação dessa atividade para fortalecer a comunidade escolar e como fazer isso.
Afinal, transformar estudantes em autores de seus próprios livros pode impactar em grandes mudanças na comunidade escolar. Pois, além de elevar o protagonismo e a qualidade de aprendizagem, esta atividade reflete em melhorias como engajamento, trabalho em equipe, resiliência, criatividade, comunicação, entre outras habilidades.
Portanto, siga com essa leitura para entender mais sobre os impactos de um projeto literário na comunidade escolar e como fazer isso acontecer com as orientações da equipe da Ciranda de Livro. Ao final, você também poderá conferir educadores e os responsáveis pelos estudantes dizem sobre essa experiência transformadora.
3 benefícios de implementar um projeto literário na comunidade escolar
Temos uma longa experiência em apoiar a realização de projetos literários em escolas de todo o Brasil. A partir da nossa bagagem, listamos aqui os principais impactos dessa atividade na comunidade escolar. Confira!
1. Autonomia e protagonismo na aprendizagem
Esse benefício foi identificado por nós e também pela renomada professora Célia Godoy, como ela destacou em entrevista exclusiva para a Ciranda de Livro. “A Ciranda de Livro é esta oportunidade em que o ‘menino’ vai expressar as coisas que sente, vai dar voz a sua palavra e vai mostrar para a humanidade como é importante pensar sobre algo para deixar um legado. Autonomia é, por exemplo, escrever um livro, é uma conquista, é um processo de libertação, é gerado pela autonomia de pensar, de registrar e, principalmente, de aliar a escrita aos mecanismos de arte”, observou a especialista na ocasião.
2. Fortalecimento da imagem
Recentemente, falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre
o que é branding escolar e qual a importância para as escolas. Então, ressaltamos que o projeto literário é uma importante ferramenta neste sentido, pois é uma atividade aliada de escolas que querem se destacar e construir uma reputação positiva na comunidade, por exemplo. Logo, por meio de um projeto literário, é possível trabalhar a diversidade e inclusão e transmitir esses valores ao público. E essa representatividade reflete na forma como as pessoas vão se identificar com o propósito da escola.
3. Engajamento
Manter uma boa relação com os responsáveis dos estudantes reflete em excelentes parcerias com a comunidade escolar, como já falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, na ocasião em que abordamos
a importância do envolvimento da comunidade local com as atividades da escola.
A realização de um projeto literário possibilita abrir canais de diálogo e tornar a escola mais acolhedora, contribuindo para a aproximação e engajamento das pessoas. Para completar, também pode ser uma oportunidade para realizar eventos presenciais além dos tradicionais, como um evento de autógrafos, por exemplo. Essa atividade, realizada após a construção de um projeto literário, envolve os membros da comunidade escolar para celebrar esta grande transformação.
Saiba o que dizem sobre o impacto dos projetos literários
Já falamos sobre todos os benefícios que a realização de um projeto literário traz para a comunidade escolar. Agora, apresentamos também depoimentos de pessoas que vivenciaram isso na prática, com apoio da equipe da Ciranda de Livro. Confira os relatos que traduzem essa experiência positiva.
Para começar, temos um relato bastante importante sobre a recente realização do projeto literário da
Ciranda de Livro junto aos pacientes do Centro Infantil Boldrini. A instituição é o maior hospital especializado em tratamento de crianças e adolescentes com câncer e doenças do sangue da América Latina, em funcionamento há quatro décadas.
Na ocasião do lançamento do projeto literário realizado pela Ciranda de Livro e o Centro Infantil Boldrini, a coordenadora pedagógica Luciana Mello ressaltou que: “o estímulo à leitura e à escrita transcende todas essas questões por conta da autoestima, da valorização, da produção. A família fica muito encantada e a criança fica muito satisfeita com o resultado. E a gente se sente muito honrado da Ciranda ter proporcionado isso tudo para nós”.
Superando desafios
Outra parceria que reforça a importância da realização de um projeto literário na comunidade escolar foi a realizada com a
Associação Monte Carmelo com a Ciranda de Livro. A instituição é reconhecida pelo seu trabalho socioeducacional com crianças e adolescentes de Porto Feliz, interior de São Paulo.
Quando o projeto foi concluído, a então coordenadora da Monte Castelo, Paula Lima de Oliveira, contou que o projeto literário surgiu como uma ideia de enriquecer o aprendizado dos estudantes, que na época acontecia à distância devido ao isolamento social imposto pela Covid-19. E superando desafios de conectividade, conseguiram transformar os estudantes em pequenos autores de suas obras.
“Para atender esta realidade que vivemos, estávamos em busca de um projeto que trouxesse visibilidade para a associação e que trabalhasse esta questão de protagonismo, de incentivo à cultura e leitura. O que achei muito interessante neste trabalho com a Ciranda de Livro é o envolvimento da família. Sabemos que haverá dificuldades na questão da escrita, mas que, pelo menos, todos vão participar juntos nesta construção”, destacou a educadora.
A impressão dos pais
Os responsáveis pelos estudantes também já
compartilharam com a equipe da Ciranda de Livro suas opiniões sobre os impactos da realização de um projeto literário na comunidade escolar e em suas próprias vidas.
A mãe Priscila Bernardini que achou o projeto literário da Ciranda de Livro “de uma sensibilidade linda”, e enfatizou a forma como a diversidade foi retratada na obra que transformou sua filha Marina em pequena autora.
Já o pai do Rafael, Márcio Vaz, destacou que seu filho sempre gostou muito de leitura e que o projeto literário veio ao encontro disso. “Para nós, foi motivo de muito orgulho como ele desenvolveu a história. A gente espera que ele escreva outros livros a partir de agora”.
Para completar, listamos também o depoimento da Renata Rogatto, mãe da Maria Eduarda, outra pequena autora transformada pelo projeto literário da Ciranda de Livro. “Quando eu vi a riqueza de detalhes, fiquei muito surpresa! Também fiquei muito emocionada pela história, com o tema da inclusão. Estou muito satisfeita com o resultado”.
Se você deseja conhecer mais experiências positivas de comunidades escolares que se transformaram com a Ciranda de Livro, converse com nossa equipe:
www.cirandadelivro.com.br.